Logo Jornal Interação

DSC00736A Câmara Municipal de Araxá promoveu, no último dia 16 de novembro uma importante reunião com ambientalistas, profissionais da área de meio ambiente, lideranças políticas, membros do CODEMA, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, Fundação Maçônica, IPDSA, EMATER, Prefeitura Municipal de Araxá, empresários do meio rural e agricultores. Por iniciativa dos vereadores Jairinho Borges e Valéria Sena, o Fórum abriu novas perspectivas para o retorno de uma regional do IEF no município. O Instituto foi desativado em Araxá no ano de 2011, causando transtornos para produtores rurais, empresas mineradoras, biólogos, engenheiros agrônomos e outros profissionais que vivem, na sua rotina de trabalho, os entraves de terem de se deslocar para cidades vizinhas para solucionar questões como aprovação de projetos de reflorestamento, liberação de licenças ambientais, outorgas de água, cadastro ambiental rural, carteira de pesca, entre outros serviços. Para a bióloga Rosângela Amaral Rios, a desativação do IEF foi uma perda irreparável para Araxá. Municípios como Patos de Minas e Uberlândia procuram atender a população araxaense, mas encontram-se sobrecarregados com uma demanda superior à capacidade de atendimentos. Técnicos ambientais foram enfáticos em afirmar que Araxá é referência e precisa retomar a sua autonomia, voltando a trabalhar com operacionalidade, com vistas, inclusive, para ampliação dos serviços e futura implantação de uma escola ambiental. Em recente visita à Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, os vereadores Valéria Sena e Jairinho Borges, e também o funcionário do IEF (Núcleo Araxá) Giovani Marcos Leonel, tiveram a confirmação da parceria da mineradora para a construção da sede no município. O diretor administrativo, Antônio Gilberto R. Castro, reafirmou a necessidade de Araxá voltar a oferecer os serviços de forma autônoma através de uma sede local. Para tanto, é preciso a concessão de área por parte do poder público municipal, questão que vem sendo discutida desde a administração passada, quando foi proposta uma área nos arredores do Pequeno Jardineiro. Essa pauta poderá avançar agora, conforme assegurou o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Johnny Nolli.
O deputado estadual Bosco, também presente no Fórum, reiterou o seu compromisso em somar esforços e já sinalizou apoio com outras lideranças na Assembléia Legislativa e no Governo do Estado de Minas Gerais, para que Araxá seja contemplada com dois importantes pólos – Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Superintendência Regional de Regularização Ambiental (SUPRAM). Esta última tem por finalidade planejar, supervisionar, orientar e executar as atividades relativas à política estadual de proteção do meio ambiente e de gerenciamento dos recursos hídricos, formuladas e desenvolvidas pela SEMAD dentro de suas áreas de abrangência territorial.
Uma comitiva foi formada com o objetivo de representar Araxá ao lado do deputado estadual Bosco, em reunião na capital mineira, no dia 18 de novembro. Esta mobilização conta com o apoio da Câmara Municipal e Prefeitura Municipal de Araxá. Representando o Legislativo no Fórum, estiveram presentes, além do presidente Carlos Roberto e dos autores do requerimento, Valéria Sena e Jairinho Borges: Onilda Soares, Pastor Moacir, Mateus Vaz, Adolfo Silva, Romário Galdino, Fárley de Aquino e Alexandre de Paula. O FórDSC00741um também contou com a participação especial de representantes do IEF de Perdizes, Patos de Minas e da Regional do Alto Paranaíba.A vereadora Valéria Sena avaliou a realização do Fórum como um evento decisivo dentro da discussão que busca retomar Araxá na posição de pólo regional, de forma a viabilizar as atividades econômicas sustentáveis que geram divisas para o Município e o Estado. A vereadora ressaltou que não se trata de uma causa abraçada por ela ou por outro vereador, e sim, de uma causa da cidade e o envolvimento de todos é fundamental.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *