Logo Jornal Interação

Já   foi dito que ler é dar significado ao mundo é viajar através das letras.  Nesta viagem significativa o leitor pode desvendar aventuras incontáveis adquirindo novos conhecimentos. A leitura é um momento de interiorização, de encontro com sentimentos e emoções que transformam a alma do leitor.  Em Araxá, a Biblioteca Pública Viriato Correa realiza um grande trabalho na divulgação de livros e promoção do acesso à leitura a todos os interessados. Este trabalho é realizado através de ações desenvolvidas por 46 colaboradores nas cinco unidades existentes em Araxá, a saber: Biblioteca Pública Viriato Correa, Biblioteca Sucursal Professor João Rios Montandon , Biblioteca Sucursal Professor Luciano Curi em Itaipu, Biblioteca Sucursal Maria Santos Teixeira e Biblioteca Móvel “Embarque nas Letras”. Nestes 58 anos de existência a Biblioteca Viriato Correa já desenvolveu inúmeros projetos como PROLER, PIC NIC Literário, Semana do Livro Infantil, Lançamento de livros, Exposições de obras de arte e literatura, Semana Nacional da Biblioteca , palestras com escritores e atores, dentre outros. Neste primeiro semestre  de 2.015 já foram realizadas as seguintes ações de atendimento externo a usuários: pesquisa – 2.429; Empréstimos – 3.856; Acesso à Internet – 1.326; Outros atendimentos como estudos para concursos e provas, leitura de periódicos, aulas reforço – 2.801.  Já foram catalogados  652 exemplares novos neste semestre para enriquecer nosso acervo. A Biblioteca faz um trabalho para recuperar os livros que são emprestados e que não são devolvidos sendo que já  conseguimos a devolução de 21 exemplares. Com o constante manuseio dos livros eles ficam desgastados e precisam ser restaurados. Na Biblioteca  existe um setor próprio para este trabalho e neste semestre,  301 livros já foram colocados novamente à disposição dos leitores. Outro trabalho que merece destaque é a contação de histórias, que atende toda quinta-feira os alunos da E. E. Dr. Eduardo Montandon e toda quarta e sexta atende os alunos do CELB – Centro Educacional Louis Braille desde o mês de abril. Outras escolas também  usufruem desta contação de histórias como a E. E. Armando Santos, E. E. Pio XII,  LBV, Creche Conceição Velasco. Após a contação de histórias são desenvolvidas atividades  com alunos relacionadas ao tema que foi exposto. Outro trabalho que surte bom resultado é a campanha para conseguirmos novos leitores e neste semestre já cadastramos 291 novos usuários.

A Biblioteca desenvolve, também outras parcerias que merecem destaque como a parceria com o Presídio Estadual num trabalho de resignificação da vida com os detentos e detentas. Neste semestre já foram confeccionados trabalhos manuais para presente do dia das mães, que trouxeram alento tanto para quem fez, como para quem recebeu. Outras ações também foram desenvolvidos naquele ambiente culminando em belos trabalhos que serão entregues a cada detento/detenta. Também para eles é contada uma história com reflexão sobre a mensagem da mesma.

Juntamente com a Academia Araxaense de Letras foi realizada uma noite de casos arranjados que trouxe grande público para a Biblioteca promovendo um grande encontro de escritores/ atores  araxaenses que, juntamente com Olavo Romano – Presidente da Academia Mineira de Letras – abrilhantaram o evento trazendo alegria e descontração a todos os frequentadores do projeto Sempre Um Papo.

A sala BRAILLE da biblioteca faz um grande acolhimento às pessoas de baixa visão promovendo encontros com voluntários que fazem a leitura de textos e estudam com estes usuários para que eles alcancem bons resultados nas escolas que frequentam.

A Biblioteca Móvel “Embarque nas Letras” existe desde 2.000 e é composta de um ônibus adaptado que leva os livros aos mais variados setores da cidade, numa agenda previamente estabelecida percorrendo todos os bairros , escolas e empresas que desejam fazer uso destes livros. A aquisição deste ônibus trouxe muito benéfico para quem gosta de ler e não tem oportunidade de ir até uma biblioteca. É um marco importante na educação de nossa cidade que merece ser melhor divulgada.

O horário de funcionamento da Biblioteca Viriato Correa é de 7:00 às 19:00horas de segunda a sexta-feira. As bibliotecas sucursais funcionam de 7:00 às 17:00horas e a Biblioteca Móvel cumpre um itinerário previamente marcado.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *