Logo Jornal Interação

Conexão Empresarial:

22//06/2015- 19:32

PorEditor1

jun 22, 2015

Com discurso afinado, empresários e economistas desafiam crise e apostam nas oportunidades

“Aqui não tem crise, a crise é construída, e a melhor maneira de superar esse momento ruim por que passa a nossa economia é trabalhar e buscar alternativas para mover o mercado”. Com essas palavras, o vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade, abriu oficialmente os trabalhos da edição 2015 do “Conexão Empresarial” , sediada pela sexta vez consecutiva no Grande Hotel do Barreiro, em Araxá. Foram quatro dias de evento que reuniu  economistas renomados e  grandes personalidades da política e do setor  empresarial de  Minas Gerais e do Brasil. O evento foi organizado pela empresa VB Comunicação, comandada pelo jornalista Paulo César de Oliveira e equipe. Em entrevista exclusiva ao JORNAL INTERAÇÃO, Paulo César disse que “o Conexão Empresarial Araxá é uma edição especial do evento mensal que acontece em Belo Horizonte, e reúne empresários e executivos das mais importantes empresas mineiras e do Brasil, e políticos que participam de relevantes decisões no País. Este ano, recebemos em torno de 500, para um momento único, especial para troca de informações e debates do momento econômico e político do nosso País.” O primeiro dia do congresso foi o ponto alto do evento, com palestras e discussões específicas entre empresários, políticos e economistas. Destaque para o economista José Roberto Mendonça de Barros, que falou sobre o “Cenário e Perspectivas da Economia Brasileira”, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Miguel Correa, ministrou palestra   sobre o tema “Minas – o melhor para inovar”, Marcos Almeida, diretor do São Paulo Futebol Clube, falou sobre “o novo modelo de gestão do clube”,  e o produtor musical Dudu Braga, com o tema “É Preciso Saber Viver”.  O Conexão Empresarial 2015, também atraiu a presença de vários políticos locais e regionais. De Araxá, estiveram presentes o prefeito Aracely de Paula, a vice, Lídia Jordão, o deputado estadual Bosco, secretários e assessores municipais, vereadores. Também participaram o prefeito de Uberaba, Paulo Piau, o ex-senador Arlindo Porto, o ex-senador Wellington Salgado,  o secretário de Estado de Turismo Mário ‘Caixa’ Henrique, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e do Conselho Deliberativo do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MG), Olavo Machado, o prefeito de Bonito (MS), Leonel Lemos de Souza Brito, o escritor espanhol Francisco Singul, o gerente do Departamento de Cultura, Entretenimento e Turismo do BNDES, Fabrício Brollo,  o diretor da Suggar, Lúcio Costa, presidente da Codemig, Marco Antônio Soares da Cunha Castello Branco, entre outros.

O otimismo do vice-governador mineiro:

Em seu discurso, Antônio Andrade disse que existem boas perspectivas para o Estado alavancar seu crescimento ainda este ano, apesar de toda a crise. Ele revelou que acreditava que a folha de junho não fecharia, mas vai fechar e com certa folga. “A receita tem caído, mas a economia do Estado é muito grande, tanto é que reativamos algumas obras”, disse Andrade. O governante, que participou do ‘Conexão Empresarial’, em Araxá, representando Fernando Pimentel, que, por motivos de agenda, não compareceu, disse ainda que há um trabalho grande no sentido de simplificar o código tributário, de baixar a carga tributária e criar infraestrutura necessária para a vinda de algumas empresas para Minas Gerais. “Precisamos aumentar a nossa arrecadação, mas sem aumentar a carga tributária. Não queremos  perder nenhuma empresa para o estado vizinho, queremos trazer novas empresas”, disse Andrade.

Buscando as oportunidades:

Além das discussões e debates sobre a economia e a política nacionais, o evento foi marcado também pela presença de representantes e líderes empresariais  de setores diversos e consequentemente o estreitamento de relacionamentos, tendo como foco o debate de assuntos relevantes para o Estado. O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Adalclever Lopes, destacou que “no momento difícil que o País atravessa, a melhor forma de vencer uma crise é com unidade. O Conexão Empresarial faz isso trazendo os Poderes Executivo e Legislativo e o setor produtivo, que é o gerador de emprego e renda do Estado, para trocar experiências. Com certeza, saímos daqui com uma experiência formidável para vencermos juntos essa crise que atinge a todos nós”.

Aracely destaca importância de Araxá no centro das discussões nacionais:

Presente ao encontro, o prefeito de Araxá, Aracely de Paula, disse ao JORNAL INTERAÇÃO que “eu acho que a crise é passageira, mas é preciso que nossas principais lideranças políticas e empresariais se reúnam para debater o assunto e encontrar soluções para amenizar o quadro atual. O ‘Conexão Empresarial’ realizado em nossa cidade é uma oportunidade para que possamos conhecer as causas do problema e buscar alternativas para combater essas causas na sua raiz.”  Ele ainda afirmou que, “nós temos que acreditar em nosso País e trabalhar para mudar o cenário. Quando nós deixamos de  confiar no Brasil, o mercado externo também deixa de acreditar e investir aqui.” Finalizando, Aracely disse que “Araxá é um centro muito importante para esses congressos e intercâmbios que fazem o País se repensar e perceber que esse momento de crise  pode ser também um momento de retomada do progresso e do crescimento da nossa economia. E mais uma vez, a nossa Araxá está presente no centro dessas discussões e decisões vitais para o futuro do Brasil.”

Enxergar a vida com o coração:

Uma das palestras mais esperadas do ‘Conexão Empresarial’ foi ministrada pelo radialista, produtor musical, consultor motivacional, Dudu Braga, filho do cantor Roberto Carlos, que é deficiente visual. Com emoção e muita interação com a plateia, Dudu contou um pouco de sua luta contra a cegueira e os desafios que enfrenta no dia a dia para superar a deficiência e buscar alternativas para enxergar a vida com o coração de forma normal e positiva. Em sua explanação, ele contou e cantou algumas músicas e histórias ao lado do pai (Roberto Carlos) e revelou que ser perseverante é viver com otimismo e trabalho para vencer e buscar um futuro melhor para as próximas gerações. Com bom humor e descontração, Dudu Braga contou algumas piadas de cego e situações envolvendo sua deficiência no dia a dia. O rapaz que perdeu a visão completamente aos 22 anos, também fez uma analise crítica do momento atual por que passa o Brasil nos setores econômico, social e político. Dudu disse que “Deus criou os políticos para humilhar a economia, pois eles  acabam com qualquer previsão que a gente possa fazer. Os políticos não podem fazer o que querem, existem reações, e vai nascer uma nova visão.” Finalizando, Dudu Braga,  ao som de uma música antiga e conhecida do pai Roberto Carlos, disse que “apesar de tudo de ruim que acontece ao nosso redor e com a gente; É PRECISO SABER VIVER”.

Atrações e solidariedade:

A programação e as várias atividades da 6ª edição do Conexão Empresarial ainda incluiu uma seleção exclusiva com shows (Léo Jaime e Tiago Abravanel), tratamentos estéticos, torneio esportivo e leilão beneficente. Os chefs Éder Nunes, do Tauá Grande Hotel, Massimo Bataglin, do Club do Chef, e Luiz Ney, da Pousada Villa Paolucci, de Tiradentes, foram os responsáveis pela alta gastronomia do encontro.

‘Conexão solidária’:

Duzentos e dez mil reais foi o total arrecadado durante o leilão do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) que aconteceu no sábado, 13, durante o Conexão Araxá. Os bens leiloados, como joias, bolsas, vestidos,  além de um carro doado pela Fiat, foram doações de parceiros do evento. A presidente do Servas –  Serviço Voluntário de Assistência Social, Carolina Oliveira Pimentel, afirmou ter ficado  muito feliz e agradecida com as doações. Carolina disse também surpreendida, uma vez, que o leilão propriamente dito arrecadou R$ 72.500 mil. O restante da quantia arrecada foi doação de empresários presentes no evento, incentivadas pelo diretor da VB Comunicação, Gustavo César de Oliveira. “Foi a primeira vez que o Servas faz um leilão. A experiência foi tão positiva que Carolina pretende realizar mais ações como esta”. Após o encerramento de mais um “Conexão  Empresarial” de sucesso, Paulo Cesar revelou ao JORNAL INTERAÇÃO que “ano que vem estaremos de novo aqui em Araxá, para mais um encontro. Todos gostam daqui. O Grande Hotel, em Minas, não tem igual. Já realizamos este evento em Tiradentes, mas depois que viemos para cá, decidimos que Araxá, o Grande Hotel, são a casa do Conexão Empresarial”.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *