Logo Jornal Interação

Entre a lista de convidados para o fórum, apenas o gerente da Caixa Econômica Federal, Márcio José da Cunha, esteve presente na Casa da Cidadania.

O Programa “Minha Casa, Minha Vida” foi tema de debate no Fórum Comunitário desta segunda-feira, 28. O evento solicitado pela vereadora Lídia Jordão (PP) tinha como objetivo sanar as dúvidas sobre o programa do governo federal que, por meio de financiamentos, oferece a oportunidade do interessado em adquirir sua casa própria.

De acordo com o gerente da Caixa, Márcio José da Cunha, Araxá é beneficiada pelo programa em dois loteamentos que são as construções do Max Neumann II, com 497 casas e o Pão de Açúcar II, com 500 lotes. O gerente citou alguns critérios utilizados para ser contemplado com o programa como a pessoa estar morando em área de risco e famílias com idosos e deficientes físicos. A seleção dos beneficiados ocorre em conjunto com a Prefeitura, responsável pela documentação.

Márcio ainda estabeleceu um prazo para a entrega das obras do Max Neumann II. “A construtora responsável (RCG) pelo Max Neumann tem até o fim de junho para entregar a obra. A Caixa fará a vistoria e somente após o aval dos engenheiros responsáveis é que as casas serão entregues. Nós nunca entregamos essas casas sem a autorização dos engenheiros. Já o loteamento Pão de Açúcar II tem apenas 25% das obras concluídas”, comentou.

Além de Márcio, os vereadores Mateus Vaz de Rezende (DEM), José Maria Lemos Júnior, mais conhecido como Juninho da Farmácia (DEM), José Domingos Vaz (PDT) e Marco Antônio Rios e a vereadora Lídia Jordão (PP), que solicitou o Fórum, estiveram presentes. Já o secretário municipal de Assuntos Jurídicos, André Luis Sampaio Borges, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Walter Francisco e o ex-assessor de Projetos Especiais da prefeitura, Francisco Antonello, todos do Executivo, não foram até a Casa da Cidadania para participar do debate.

Para a vereadora Lídia Jordão (PP), o Fórum sanou as dúvidas dos parlamentares. “Todo dia, vem uma pessoa até nós, vereadores, na rua para perguntar do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’. O Fórum foi uma grande oportunidade de esclarecer dúvidas sobre este assunto. Nosso propósito também era de analisar a lista das pessoas contempladas e que irão receber as casas e concluímos que o fórum foi muito proveitoso”, finalizou.

Aserpa no Fórum Comunitário

Logo após a realização do Fórum Comunitário das 14h, a Associação dos Servidores Públicos da Prefeitura e Câmara Municipal de Araxá (Aserpa) realizou a prestação de contas da entidade diante dos vereadores e do público presente sobre convênio de R$ 1,78 milhão firmado com a prefeitura em 2011, para a implantação de um programa de Assistência à Saúde, destinado aos servidores públicos municipais. Essa prestação de contas foi um pedido da entidade para a Câmara Municipal.

Atualmente a Aserpa tem 1.200 associados, entre aposentados do serviço público municipal e do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Araxá (Iprema), contratados, concursados, comissionados, efetivos e pensionistas.

“É por meio deste convênio que a Aserpa está custeando o Programa de Assistência à Saúde, para o qual os servidores, cujos salários são inferiores a R$ 800 pagam entre 20 e 25 reais. O programa prevê ainda convênios que dão descontos em exames laboratoriais, internações e outros tipos de tratamentos médicos. Em um ano, mais de 5.300 atendimentos foram feitos”, comentou o presidente da Aserpa.

No fórum, o presidente da associação ainda afirmou que a Aserpa planeja inaugurar uma clínica odontológica, que oferecerá tratamento gratuito aos associados. A previsão é de que a clínica seja inaugurada daqui a aproximadamente 60 dias.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *