Logo Jornal Interação

Saiba por que e o que fazer diante da dor.

Quem nunca ouvir alguém reclamar do aumento de dores nas articulações ou nas juntas, durante o inverno? É comum, principalmente no sul e sudeste do País, essa associação entre frio e doenças reumáticas.

Mas o especialista Carmo de Freitas, que há 40 anos trabalha na área da reumatologia, tendo sido um dos pioneiros na região do Triângulo Mineiro (MG), esclarece que apesar de o frio aumentar os sintomas, essas doenças não surgem ou pioram com a chegada do inverno.

“O que acontece é que, com o frio, as pessoas tendem a se encolher, o que causa a constrição da circulação sanguínea, ou seja, os vasos ficam mais estreitos, e a contratura dos tecidos, tendões e músculos. Tudo isso para que o corpo armazene mais calor. Se o paciente possui uma lesão em uma articulação, ele terá a percepção de piora da dor, podendo ter dificuldades para se movimentar e mais rigidez nas juntas”, explica o médico, que é membro titular da Sociedade Brasileira de Reumatologia.

Segundo ele, os sintomas aumentam, principalmente nas regiões periféricas, pés e mãos, onde a temperatura é menor e, em especial, se a pessoa tiver insuficiência circulatória afetando veias e artérias.

 O que fazer?

É preciso manter o corpo bem aquecido com agasalhos e recorrer a banhos de água morna ou ao uso de bolsa térmica nas áreas doloridas, para reduzir a sensação de aumento da dor durante o frio.

“O calor descontrai músculos, tendões e ligamentos, aliviando a pressão sobre as articulações e favorecendo a circulação sanguínea”, justifica Carmo de Freitas.

Porém, só isso não basta. De acordo com o médico, uma atividade física orientada, de baixo impacto, pode também, além de aquecer o corpo, lubrificar as articulações, reforçar os músculos que as sustentam e, ainda, manter o tônus, a flexibilidade e a amplitude dos movimentos.

No caso de persistência dos sintomas, o especialista lembra: “é sempre importante procurar a avaliação de um médico”.

 

 

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *