Destaque »

PM registra golpes de extorsão sexual pelo Facebook em Araxá

22 de agosto de 2019 – 11:54 |

No dia 16 deagosto de 2019, por volta das 13 horas ,compareceu na sede da Polícia Militar em Araxá, um indivíduo de 31 anos relatando que na data de 13/08/2019 constatou que na sua rede …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Saúde

Rotary Clube Araxá Sul, inicia a ‘Campanha do Cofrinho’

Começou no último dia 11 de maio mais uma edição da  ‘Campanha do Cofrinho’, promovida pelo Rotary Club Araxá Sul. Esta importante campanha faz parte das ações voluntárias e sociais, que começou  a ser desenvolvida pelo Rotary Internacional no ano de 1985, com o objetivo da erradicação da poliomielite em todo mundo. Após vários anos de envolvimento com atividades relacionadas ao combate à doença, o Rotary lançou o programa Pólio Plus, na década de 1980. Além de providenciar e ministrar as vacinas, o programa Pólio Plus inclui também qualquer atividade diretamente ligada à erradicação da poliomielite, entre elas, apoio aos Dias Nacionais de Imunização, controle do vírus através de programas de vigilância, e vacinação de crianças vulneráveis a contrair a doença em lugares remotos. Inclui também a difusão da necessidade e benefícios do investimento de fundos adicionais para a erradicação da poliomielite entre os governos nacionais e outras possíveis fontes de financiamento. Em Araxá a  ‘Campanha do Cofrinho”, será intensificada pelo Rotary Club Araxá Sul até o dia 15 de junho. De acordo com os  coordenadores da campanha, trata-se de uma mobilização social e voluntária junto à comunidade.  De acordo com o rotariano Júlio Mário da Silva, centenas de cofrinhos foram distribuídos no comércio e vários setores da cidade. Segundo ele,  “o objetivo é arrecadar as moedinhas que irão virar fundos para as ações de combate à paralisia infantil no mundo. É esse dinheiro,  que vai auxiliar na compra e aquisição das vacinas, conservação e transporte, especialmente para lugares de difícil acesso.”

 O que é a  poliomielite

A poliomielite, é uma doença infecto-contagiosa cujo agente etiológico é um enterovirus. Afeta sobretudo crianças com menos de cinco anos de idade, e por isso também é conhecida como “paralisia infantil”. O último caso de poliomielite (não importado) reportado na Europa ocorreu em novembro de 1998. E no dia 21 de junho de 2002, a Comissão Regional Europeia para a certificação da Erradicação da Poliomielite declarou que a Europa estava livre da poliomielite. De acordo com uma recente atualização sobre a poliomielite nos países de língua portuguesa; Angola está sem registro de novos casos de poliomielite desde 7 de julho de 2011, data da última notificação.  No Brasil, o último diagnóstico da doença foi feito em 1990 e, em 1994, a OMS declarou a poliomielite erradicada do continente sul-americano. Em Portugal, o último caso da doença provocada pelo vírus selvagem ocorreu em 1986. Em todo o mundo, os casos de poliomielite diminuíram 99% desde 1988 até 2012, sendo que partimos de 350 mil casos para 223, reportados em 2012. Isto reflete a cooperação mundial para a erradicação da doença.  Atualmente, apenas três países (Afeganistão, Nigéria e Paquistão) permanecem com poliomielite endêmica. No ano de 1988, 125 países faziam parte dessa estatística.