Logo Jornal Interação

Poderia ser apenas mais um evento tradicional, respeitado, que cumpre o papel social e cidadão de homenagear e fazer justiça com  os atletas, dirigentes e destaques do esporte araxaense  no ano que passou; mas engana-se quem pensa dessa forma e até imagina que o “Troféu Moraes”, que completou 14 anos de realização consecutiva em 2015, trata-se de mais um daqueles eventos “caça níqueis”, onde tem adesão, que o homenageado tem que pagar pelo troféu, pelos convites e pela festa com buffet completo,  comida e bebida a vontade para mais de 300 convidados!  Não é por acaso que “ A festa do esporte araxaense” (Troféu Moraes), é diferente, especial, sem fins lucrativos, verdadeiro e sem qualquer adesão (totalmente de graça). Nos dias atuais é até difícil acreditar que ainda existem pessoas e  projetos esportivos de cunho social e gratuitos como o Troféu Moraes. O premio que nasceu em 2001, mantém e conserva  os mesmos objetivos de 14 anos atrás, que visa apoiar, incentivar e premiar os destaques do esporte amador e especializado de Araxá em diversas modalidades, sem nenhuma contrapartida, apenas exercendo a digna  vontade sincera de acreditar no mágico poder do esporte e de seus praticantes, como ferramentas indispensáveis para transformar e melhorar o mundo. Este é o “Troféu Moraes”, que no último fim de semana, promoveu pelo décimo quarto ano seguido a maior festa de integração e homenagens do esporte araxaense. O evento que premiou 72 pessoas, teve  como palco o salão de festas do Girassol Clube de Campo.

José Francisco de Moraes:

Batizado pelo radialista e idealizador Jorge Eustáquio Sérvulo, com o nome de “Troféu Moraes”, a importante homenagem, faz uma reverência especial ao saudoso ex-jogador e dirigente de futebol, José Francisco de Moraes, que faleceu no dia 03 de setembro de 1999, num acidente de carro quando viajava de Curitiba para Araxá, onde morou, trabalhou e teve atuação destacada na história recente do futebol profissional da cidade como técnico, diretor e  conselheiro do Araxá Esporte Clube, numa das melhores fases do clube no cenário de Minas Gerais. Moraes, nasceu em Belo Horizonte no dia 26 de julho de 1948, iniciou a carreira como jogador amador do Atlético Mineiro O primeiro time profissional foi o Democrata de Sete Lagoas  e o último o Galícia da Bahia. No Cruzeiro ele vários títulos mineiros e a Libertadores de 1976. Foi técnico do Cruzeiro, Atlético Paranaense, Itabuna e Araxá Esporte. Deixou a esposa Leda Maria Teixeira de Magalhães Moraes e os filhos, Marina, Júlio e Murilo.

A solenidade:

Com o salão lotado de atletas, dirigentes, familiares e imprensa, a edição 2015 do “Troféu Moraes”, foi aberta com a formação da mesa de autoridades que foi composta pelo presidente da Liga Araxaense de Desportos Wanderley Goulart, do Assessor Municipal de Esporte Amador e Rural Germano Afonso, representante da Equipe de Esportes Bola na Rede da Rádio Imbiara,  Cleber Pinheiro, do diretor da  Vale Araxá Guilherme Castro Correia e do jornalista do Jornal Interação Marcelo Rosa. Com muito detalhe e informações sobre cada homenageado, o mestre de cerimônia da festa, radialista Jorge Eustáquio, destacou a importância de cada parceiro do evento e fez uma breve biografia de cada um dos homenageados com o “Troféu Moraes 2015”. A premiação aconteceu num clima de descontração, alegria e emoção por parte dos homenageados e familiares. No final foi servido um sortido e delicioso Buffet apara mais de 300 convidados. Entre as autoridades que participaram do evento destaque para o deputado estadual Bosco, que revelou ao JORNAL INTERAÇÃO que, “ é uma honra muito grande participar mais uma vez desta grande festa do esporte da aminha cidade. Aqui a gente pode rever amigos, os atletas do futebol amador, ruralão dos esportes especializados   e principalmente poder abraçar a cada um desses atletas que fazem bonito e ajudam a escrever a história do nosso esporte”.  Para o criador do “Troféu Moraes”, Jorge Eustáquio Servulo, “o bacana de tudo é o lado  humano do evento. Cada ano o evento é diferente e especial, pois a gente consegue reunir o atleta, os amigos e a sua família. Só o “Troféu Moraes”, consegue essa interação harmoniosa entre todos os esportes. Este é um momento mágico e verdadeiro que une, alegra e emociona. Para nós que estamos nesse projeto a 14 anos, é muito recompensador, quando a gente diz muito obrigado, boa noite e até o ano que vem. E se Deus quiser, ano que vem tem mais e será uma edição especial, pois vamos completar 15 anos de “Troféu Moraes”.

 

Os homenageados:

Seleção do Futebol Amador da Primeira Divisão, eleitos por votação:

Goleiro: Edney (Dínamo)

Lateral Direito: Amaral (GEF)

Zagueiros: Josi (Tigrão) e Emerson (GEF)

Lateral Esquerdo Rafael Lemos (Tigrão)

Meio Campo: Cafu (Tigrão), Daniel (GREI), Malaia (GEF) e Bruno César (Tigrão)

Atacantes: Arthur (Tigrão) e Xande (Estância)

Treinador: Fernando Guimarães (Tigrão)

Revelação: Xande (Estância)

Dirigente: Renato Ribeiro (Tigrão)

Árbitro: Amilton Marcos Moreira

Árbitros Assistentes: Washington César e José Roberto Chaves

Mesária: Eliane Martins

Homenagem Especial Futebol Amador: Carlinhos (Operário)

Homenagem Liga Araxaense de Desportos

Artilheiro da 1ª Divisão: Xande (Estância)

Artilheiro da 2ª Divisão: Totonho (Mercado)

Artilheiro Amador Júnior: Xande (Estância)

Artilheiro Amador Juvenil: Landerson (Estância)

Artilheiro Amador Infantil: Eduardo e Edilier (Ferrocarril)

Artilheiro Amador Mirim: Marco Túlio (Santa Terezinha/Flamengo)

Artilheiro Amador Master: Edivaldo (Tapira)

Artilheiro Ruralão: Allan (Bonsucesso)

Artilheiro Taça Cidade de Araxá: João Paulo (Guarani)

 

Jiu Jitsu: Nildo Aparecido Silva (Centro Educacional – Mestre Juarez Patrício)

Jiu JItsu: Gustavo Roberto Vargas (Academia Araxá – Professora Marli Abadia T. Andrade)

Jiu Jitsu: Ana Braz (Academia Dragão Branco – Mestre Braz)

APAE: Professora Terezinha Ribeiro Severo da Cruz

FADA: Professor José Nólli

Natação Mana: Almir Garcia

Triathlon: Tamiris Silva

Corrida de Rua: Nad Leite (Acora)

Mountain Bike: Naydson Flaviano

Ciclismo: Ana Claudia Martins

Futsal: Macro realização da Copa Araxá de Futsal Feminino

Xadrez: Sargento Marco Antônio Gonçalves (Academia Araxaense de Xadrez)

Xadrez: Dr. Renato Zuppo (Clube de Xadrez Arthur Rosa)

Futsal: Fundação Rio Branco, realização da Copa Infantil

Jogos SESI: SESI Araxá pela realização da Etapa local

FAMI: Donato Manzan (Bichinho)

Futsal Jogos SESI: campeão CBMM
Futebol de Campo, jogos SESI: CBMM – Campeão Regional

Xadrez Jogos SESI: Alexandre Cóbos (CBMM)

Dupla Peteca Jogos SESI: Alexandre Cóbos e Luiz Humberto (CBMM)

Natação Jogos SESI: Gil Montandon Pires

Araxá Master: Guilherme Castro – Juarez França

 

Girassol Clube de Campo

Câmara Municipal de Araxá

Uniaraxá

Prefeitura Municipal de Araxá

Homenagem In Memoriam: Paulinho Preto

Grupo Zema – Túlio Maravilha 1.000 gols

Araxá Esporte – Copa São Paulo de Futebol Júnior

Família Moraes

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *