Destaque »

FestNatal resgata e destaca tradição das Folias de Reis

18 de dezembro de 2018 – 11:53 |

Uma tradição que está na alma do mineiro. Símbolos da chegada do período natalino e recentemente reconhecidas como Patrimônio Imaterial do Estado, as Folias de Reis ganharam espaço este ano no maior Festival Natalino de …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » +

Secretária Municipal de Educação: “A meta é ampliar o ensino de período integral nas escolas da rede municipal”

Numa entrevista exclusiva ao JORNAL INTERAÇÃO, a secretária Municipal de Educação de Araxá, Gessy Glória Lemos, disse que em aproximadamente quatro meses de atuação à frente da Pasta da Educação, já conseguiu realizar muitas ações e projetos com foco na melhoria e no crescimento da educação ofertada na rede municipal de ensino do município. “Quando assumimos a Secretaria,  encontramos muitos desafios pela frente, entre eles, dar um norte e organizar as equipes de trabalho por meio de uma coordenação pedagógica. Ao conseguir estruturar as equipes de forma integrada e coordenada, a gente já tem uma consciência de evolução e de uma caminhada em busca da excelência no ensino prestado aqui em Araxá. Gessy, que acabou de receber o “Prêmio Palma de Ouro 2015”, conferido aos 50 melhores secretários municipais de educação do Brasil, que se destacaram pela gestão e projetos desenvolvidos para a melhoria e crescimento da educação de base no País, disse que “este prêmio é o reconhecimento do trabalho realizado em equipe e voltado para uma educação plena e de qualidade.” O “Palma de Ouro” é  considerado o maior mérito destinado aos gestores da educação brasileira, oferecido pela empresa Premium Brasil Group, que promove há 15 anos o maior encontro de líderes do Brasil.

Novos desafios:

Bastante entusiasmada com os desafios que terá na gestão da pasta da educação, Gessy Lemos disse que a ativação do Centro de Treinamento de Educadores da Rede Municipal de Ensino, além de capacitar os professores, também é uma ferramenta que visa a  integrar todos os colaboradores da educação municipal. “Hoje temos quase dois mil colaboradores e é  muito importante que nossos profissionais estejam muito bem preparados para nossa missão que é educar com prazer e qualidade.” A secretária Municipal de Educação revelou ainda que hoje a rede municipal de ensino de Araxá tem quase 8 mil alunos, distribuídos em 32 escolas e creches, na cidade e zona rural.”  Nossa preocupação é com a qualidade em todos os setores. O prefeito Aracely de Paula tem uma preocupação muito grande com a educação. Ele tem nos dado todo apoio necessário e buscado projetos e recursos para garantir a qualidade e excelência do nosso ensino.”  Gessy falou também das obras e serviços de reforma e ampliação das unidades escolares. “Já reformamos as escolas Professor Nelson, no bairro Santo Antônio, e Aracy Pedrelina, no bairro Boa Vista. E dentro do cronograma de prioridades, vamos reformar todas as escolas da cidade e zona rural. Gessy informou que a merenda escolar das unidades da rede municipal conta com uma equipe especial formada por nutricionista e técnicos de alimentos, para garantir a segurança, higiene, manipulação e conservação adequadas da merenda escolar, que tem ainda um cardápio diferente e elaborado para cada escola. “ Desta forma,  a qualidade da merenda escolar do nosso município está garantida.”  E concluindo, ela fez questão de revelar que a principal meta da sua gestão à frente da pasta da educação é ampliar o ensino de período integral para outras escolas da rede municipal de ensino. “Dessa forma, poderemos dar mais condições de aprendizado e também contribuir para a formação do caráter e do futuro de nossas crianças, que terão, além da atividade educacional normal, alimentação correta, reforço escolar, atividades esportivas,culturais, artísticas e a possibilidade de fazer alguns cursos complementares.”