Logo Jornal Interação

Armindo Maia

2//04/2015- 18:01

PorEditor1

abr 2, 2015

Sobre Todas as Coisas:

ELEIÇÕES MUNICIPAIS DO ANO QUE VEM

Na semana que passou, este colunista, teve  acesso a algumas informações e notícias, referentes às eleições municipais do ano que vem em nossa cidade. O que apuramos por meio de fontes seguras, é que a campanha eleitoral nos bastidores, já está em pleno vapor. As reuniões, articuladas na calada da noite, os acordos entre lideres e agremiações políticos, que já olham de binóculo e sonham com a cobiçada cadeira do executivo araxaense, que hoje é ocupada pelo prefeito Aracely de Paula.

AMPLA TEM NOVO PRESIDENTE

Na noite da última  sexta-feira, dia 27 de março, foi empossada a nova diretoria da Ampla- Associação da Microrregião do Planalto de Araxá. A cerimônia de posse teve como palco o Espaço de Eventos Party House, em  Araxá e contou a presença de políticos, empresários, imprensa e convidados.  Destaque para prefeitos das cidades que integram a Associação, vereadores, assessores municipais, o deputado estadual Bosco do PTdoB, prefeito anfitrião Aracely de Paula e a vice Lídia Jordão de Araxá, Miguel Júnior, vereador presidente da Câmara Municipal do PMDB e do vice governador do Estado de Minas Gerais,  Antônio Andrade, também do PMDB. Ao tomar posse como presidente da Associação, Lavater Pontes Júnior(foto), o Barroso, prefeito da cidade de Tapira, disse, que  a principal  meta dele a frente da Ampla é resgatar o  fortalecimento da  Associação, usando como ferramenta a união dos municípios afiliados.

“ENSABOADO”

Já o vice governador  do Estado, Antônio Andrade do PMDB, destacou a união das lideranças políticas regionais visando o crescimento e desenvolvimento sustentável e planejado de cada cidade. Perguntando sobre questões pontuais, como a participação direta de Araxá na diretoria da Codemig, no caos( buracos, crateras) do anel viário de Araxá – estrada estadual  José Ananias de Aguiar – principal via de escoamento da produção de grãos e produção mineral ( nióbio e fostato), para  o Brasil e o mundo,  o vice governador mineiro, foi evasivo, não falou nada de concreto, escorregou que nem quiabo e apontou o dedo para o governo passado, afirmando que tudo de ruim que está acontecendo e até que vai acontecer em nosso rico Estado, é culpa do Aécio e do Anastasia.

DEDO NA FERIDA

Bastante ponderado e alheio à mídia, o vereador do Solidariedade, Carlos Roberto Rosa ( foto), usou a tribuna da Câmara Municipal, na semana que passou para cobrar e protestar dos gestores públicos de Araxá e Minas Gerais, a respeito da Codemig e um projeto da prefeitura que prevê a construção de viadutos em Araxá. Sobre os viadutos, ele disse que, a cidade tem outras prioridades e que antes que sejam construídos é preciso ouvir, moradores, empresários e comerciantes do entorno das obras. Roberto do Sindicato, também botou o dedo na ferida ao criticar a Codemig, que só leva dinheiro de Araxá e em contrapartida, proibi pais de famílias de nossa cidade de trabalhar com os alugueis de cavalo, pedalinho, charrete e bicicletas. Indignado, o vereador, por meio de requerimento, cobrou explicações e mobilização das autoridades locais para reverter esse absurdo.

“SACADA”  DE FUTURO

Bastante elogiado como tenista, pelo mestre e professor   Humberto Quintino, o talentoso e politizado advogado araxaense, Dr. Gaudêncio Júnior ( foto), se destaca pela militância  jovem, no cenário político de nossa cidade. Apurei, esta semana, que dentro do projeto de renovação e reestruturação dos assuntos políticos e sociais de Araxá, Gaudencinho,  se desponta  de forma surpreendente e positiva, como uma das principais lideranças no disputado e concorrido cenário político do nosso município. Além de talento e liderança, é inegável que Dr. Gaudencinho, tem de lambuja, humildade e “DNA” dos pais, Dr. Gaudêncio e Dra. Lídia. Não esqueçam desse nome!

CARGO DE CONSELHEIRO DA CODEMIG

Na posse da nova diretoria da Ampla, no final da semana passada, em nossa cidade, o deputado estadual Bosco, disse que em atendimento a uma reivindicação  dele, do prefeito Aracely e do presidente da Câmara Municipal, Miguel, Júnior, o governo do estado, que é do PT, vai nomear nos próximos,  por caridade, súplica, piedade, mendicância ou “mérito”,  o empresário, presidente da Acia e da FCA, Márcio Farid, como Conselheiro da Codemig.

O QUE FAZ UM CONSELHEIRO DA CODEMIG?

O Conselho de Administração deve ser formado por no mínimo sete e no máximo onze membros, dos quais pelo menos 20% devem ser Conselheiros Independentes, em linha com a definição expressa pelo Regulamento de Listagem do Novo Mercado. Os conselheiros são eleitos em Assembléia Geral com mandato de dois anos, sendo permitida a reeleição. Nosso Conselho de Administração reúne-se, ordinariamente, uma vez a cada três meses e, extraordinariamente, sempre que convocado por seu Presidente ou por seu Vice-Presidente, preferencialmente em nossa sede. As Atas das Reuniões são disponibilizadas ao público. Nosso Conselho de Administração é um órgão de deliberação colegiada, responsável pelo estabelecimento das nossas políticas e diretrizes gerais de negócio, incluindo a nossa estratégia de longo prazo, o controle e a fiscalização de desempenho. É responsável também, dentre outras atribuições, pela supervisão da gestão dos nossos diretores. Em resumo: nada!

CDL: “CRISE JÁ CHEGOU EM ARAXÁ”

Esta semana o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Araxá, o empresário Itamar Machado ( foto), revelou a este colunista, que “ para minimizar a crise econômica que assola o Brasil e também nossa cidade, é preciso uma união de forças das entidades que zelam pelos lojistas com respaldo do poder público municipal. O Presidente da CDL-Araxá, ainda disse que,  o momento é muito delicado e os reflexos da crise já estão refletindo no comercio local com várias lojas fechadas e muitos pais de famílias desempregados. Itamar está certinho! O poder público tem que fazer a parte dele também…

BLITZ EDUCATIVA

No último fim de semana, o 37º BPM,  realizou na Avenida Imbiara,  uma blitz educativa de conscientização aos motoristas da importância do pagamento do IPVA 2015 e também de prevenção a dengue. Participaram da blitz educativa, cerca de cinco policiais militares, além de agentes da ASTRAN e funcionários da Administração Fazendária. Durante a blitz a população recebeu folders e orientação acerca dos dois temas. A Administração fazendária ressaltou que a partir deste mês ( abril), já estará fiscalizando o pagamento do imposto.

INAUGURANDO

É grande  a expectativa em Araxá e região, em torno da inauguração do primeiro Shopping Center da nossa cidade ( Boulevard  Garden Araxá), que fica na avenida Aracely de Paula, com avenida Imbiara – Zona Sul de nossa Araxá, ao lado do Supermercado ABC.

CLUBE ARAXÁ ESCLARECE

A direção do Clube Araxá, informando que, em virtude de não conseguir  data na agenda dos artistas programados para animar a Festa da Fantasia, que seria realizada na sede do Clube, neste fim e semana (sábado da aleluia – 04 de abril), decidiu cancelar o evento, pois não havia mais tempo para elaborar uma nova programação e nem contratar outros artistas. No entanto, o presidente do Clube da Família  Araxaense”,  Heider Samaroni Ferreira, já pré-estabeleceu que em 2016,  deverá ser realizada a super Festa da Fantasia de Araxá.

ARAXÁ ESPORTE COMEÇA HEXAGONAL COM PÉ DIREITO

Em torno de duas mil pessoas, entre pagantes, não pagantes e profissionais de imprensa  entre outros, acompanharam o jogo entre Araxá Esporte e Tricordiano, no estádio Fausto Alvim, pela abertura do Hexagonal final do Módulo Dois. Um jogo que teve  contornos de emoção, desespero e alívio no final. Melhor em campo a equipe da cidade natal de Pelé ( Três Corações), saiu na frente aos 26 minutos do segundo tempo com um gols de Mário César. O Ganso empatou aos 34 minutos com o atacante Dalmo e virou o marcador aos 39 minutos com um gol de Vander. Ainda neste sábado (28), o Social da cidade de Coronel Fabriciano, venceu o Ipatinga por um a zero fora de casa. O Araxá Esporte, voltará a campo pela competição, no próximo final de semana, quando vai enfrentar o Social, em Fabriciano.

ATLÉTICO MINEIRO ENGRENA

No domingo que passou (29), o time do Atlético Mineiro, venceu em Beagá, a equipe do Villa Nova, por  3 a 0, em jogo disputado pelo certame  estadual da atual temporada. O próximo jogo do Galo, será  no domingo dês páscoa, as 16 horas na cidade de Varginha, contra o Boa Esporte.

CRUZEIRO VENCE, MAS NÃO CONVENCE

Também no último domingo, o time do Cruzeiro, venceu a equipe da URT, na cidade de Patos de Minas, por 2 a 0. Agora o líder do Campeonato Mineiro, voltará à campo,  neste domingo vindouro (05 de abril), no Mineirão, onde vai enfrentar a equipe da Tombense. Apesar da liderança do estadual, o time azul, ainda não está agradando o torcedor celeste.

PROJETO “TRI CICLO ESPETÁCULOS”

Terminou no último fim de semana, mais  uma temporada do projeto “Tri Ciclo Espetáculos”, De acordo com a coordenadora geral do Projeto, Cyntia Verçosa, “ a edição atual do evento, agregou 9 atrações apresentadas em 17 setores de nossa cidade.” Ainda segundo Cyntia, “ o projeto que leva a arte e cultura gratuitamente à comunidade, foi ofertado a mais de seis mil pessoas.”

POSSE DA FCA

E também foi empossada na última segunda-feira ( 30 ), o Conselho Diretor da Fundação Cultural de Araxá, entidade mantenedora da Uniaraxá. A cerimônia de posse,  foi na Acia, e o empresário, presidente da Acia, Márcio Farid, foi reeleito presidente do Conselho da FCA, para o triênio 2015/2017.

“KEN HUMANO”  CONTINUA SE RECUPERANDO

O modelo araxaense, Celso Santebañes , mais conhecido como Ken Humano, chega ao 74º dia de internação no Hospital das Clínicas de Uberlândia com quadro clínico estável e em plena recuperação. De acordo com o hospital,  Celso está consciente, comunicativo e respirando espontaneamente. Ele também mantém o quadro de Leucemia Linfóide Aguda Philadelphia positivo e em remissão. O boletim informa ainda que o modelo está se recuperado da aplasia medular e segue fazendo quimioterapia por via oral. Em recente entrevista, Celso confessou que, logo que “acordou” do pesadelo de estar entre a vida e a morte, surpreendeu-se com as mensagens de carinho e com os fãs.

VAI COMEÇAR O MINEIRO DE JUNIORES

Neste fim de semana (domingo de páscoa), dia 4 de abril, terá início a temporada 2015, do Campeonato Mineiro Sub-20 (Juniores), promovido pela Federação Mineira de Futebol, que este ano terá duas equipes de nossa cidade; Gansinho ( Araxá Esporte e Dínamo da CBMM). Na primeira rodada, o Gansinho receberá o Betinense, no Fausto Alvim,  e  o Dínamo vai a Nova Lima pegar o time do Villa Nova. Sorte aos nossos representantes!

NOVOS GESTORES DO CONSEP SÃO EMPOSSADOS

Foi empossada no final da semana que passou (25 de março), na Acia, a  nova  diretoria executiva do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Araxá. O novo presidente do Consep, é o empresário Sérgio Luiz Azevedo Goulart, que vai ficar a frente do Conselho no  triênio 2015-2018. Também fazer parte da diretoria;   Vice presidente: Rosenvaldo Borges
– 1º secretário: Carmênio Luiz Ferreira
– 2º secretário: Ronaldo Rodrigues de Oliveira
– 1º tesoureiro: João Bosco Ferreira
– 2º tesoureiro: Max Emiliano Martins.

MESTRE ALCINO DE FREITAS

Aproveito este espaço, para cumprimentar com entusiasmo e alegria, o “mestre” Alcino de Freitas (foto); nosso amigo especial e colunista de esportes do JORNAL INTERAÇÃO, pelos festejos de mais um aniversário na semana que passou. Na foto, o polivalente Alcino, aparece ao lado deste articulista (foto), nos idos e saudosos anos 1985, no estádio Fausto Alvim, cobrindo uma partida pelo Campeonato Amador daquele ano entre os times do Planeta e São Pedro. Só lembrando que o polivalente “ Cininho”, além jornalista, comentarista,  escritor, radialista e poeta, nosso bravo Alcino, também é compositor. Uma de suas canções mais conhecidas, é “ Boiada”, que foi gravada por Sérgio Reis. Saúde e vida longa ao grande amigo!

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *