Logo Jornal Interação

Esta semana,  a reportagem do JORNAL INTERAÇÃO, esteve na Câmara Municipal de Araxá, para acompanhar a realização de um  Fórum Comunitário, proposto pelo vereador do PR,  Alexandre “ Irmãos Paula”.  Segundo Alexandre,  as discussões e os debate a respeito do tema idoso são  muito importantes. “ Eu acho que, com a ampliação da expectativa de vida  do brasileiro, que passou de 55 para 70 anos, este é um momento único para que a gente possa direcionar ações e políticas públicas para cuidar e proteger os nosso idosos.”  Ainda segundo o vereador do PR, “ este é um tema que deveria ser tratado com cuidado especial todos os dias pelos gestores públicos. Graças a Deus, aqui em, Araxá nos não temos muitos problemas, mas mesmo assim esse Fórum, é primordial para que a gente possa alertar os governos estadual e federal para essa necessidade.”

Entidades se mobilizam:

O Fórum Comunitário, contou com as participações  dos vereadores Eustáquio, Fabiano, Fárley Cabeleireiro, Marcílio da Prefeitura, Mateus, Mauro do Detran, Romário do Picolé e Sargento Amilton. Também estiveram presentes; a  Promotora de Justiça, Dra. Mara Lúcia da Silva Dourado; a Procuradora-Geral do Município, Dra. Cidinha Rios;  representantes do Conselho do Idoso, da APAE, do UNIARAXÁ, do Lar Ebenezer, da Associação dos Aposentados e Pensionistas e do Recanto dos Idosos São Vicente, e da  Vice-Prefeita e Secretária de Saúde Municipal, Lígia Jordão, que falou com exclusividade a reportagem do JORNAL INTERAÇÃO. Segundo ela, “ o Fórum Comunitário, é uma oportunidade ímpar, para se discutir e propor ações e políticas públicas para proteger e dar segurança aos nossos idosos. A Prefeitura de Araxá, sensível ao assunto, tem sido parceira e realiza várias ações para auxiliar as entidades de nossa cidade que trabalham com idosos.” Lídia Jordão, ainda acrescentou que, “o Prefeito Araely de Paula, sabedor da importância das ações dessas entidades, que ajudam o gestor público a administrar alguns setores sociais do município, tem garantido repasses e também buscado junto as esferas estadual e nacional, recursos e projetos, para a manutenção das entidades que cuidam e protegem nosso idosos.”

Vereadores destacam a importância do tema:

O  Vice-Presidente da Câmara Municipal de Araxá, vereador  Fabiano Santos Cunha, que presidiu o fórum, destacou que, “ a Casa da Cidadania, está aberta não só para reuniões, mas para fóruns de tamanha importância como este.” O Vereador Marcílio do PT,  lembrou, “ que é preciso fiscalizar o cumprimento das Leis Orçamentárias em benefício das entidades assistenciais.” Já o vereador do PDT, Mauro do Detran,  garantiu que  o Fórum, sai fortalecido e manifestou seu total apoio para as entidades do setor.  Para o vereador  Mateus Vaz, “este foi o início de um trabalho muito importante, que ainda pode contar com a adesão de outros segmentos.” O vereador  Romário do Picolé,  lembrou da necessidade de criação de um centro de atendimento ao idoso específico no município.

Alunos e professora do “São Domingos” apóiam Fórum:

A professora Wanilza Vieira, do Colégio São Domingos, também participou da reunião acompanhada de dezenas de alunos. Wanilza é a coordenadora do projeto “Geração – Entreolhares com Arte”, iniciativa vencedora da 14ª edição do Prêmio Escola Voluntária, entregue pela Rádio Bandeirantes e pela Fundação Itaú Social. Através do projeto, alunos realizaram oficinas de arte com residentes do Recanto do Idoso São Vicente de Paulo. Além da educadora Wanilza, vários alunos voluntários se fizeram presentes no plenário da Câmara Municipal de Araxá, para acompanhar de perto e apoiar as ações em prol das entidades que cuidam dos idosos, em especial ao Recanto do Idoso, onde esses alunos  realizam um grande gesto de solidariedade e amor. Finalizando, o vereador Eustáquio Pereira,  disse já ter presenciado o trabalho realizado pela Professora Wanilza, e aproveitou a oportunidade para parabenizar a coordenadora e seus alunos.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *