Logo Jornal Interação

“Audiência Pública para debater instalação de SRE em Araxá é aprovada na ALMG através de requerimento do Deputado Bosco.”

Deputado Bosco participou no último dia 11 (quarta-feira), da reunião ordinária da Comissão de Educação Ciência e Tecnologia da ALMG, para apresentar requerimento visando a realização de audiência pública na cidade de Araxá, para debater a instalação de uma Superintendência Regional de Ensino na cidade, com participação de lideranças do setor educacional, vereadores e prefeitos das cidades localizadas no planalto de Araxá, que serão beneficiadas diretamente.

Araxá atualmente, faz parte da SRE Uberaba que abrange 25 (vinte e cinco) municípios, com extensão de 600 quilômetros, o que dificulta a mobilidade dos servidores da educação. Esses servidores públicos necessitam, constantemente, de se deslocar até a cidade por questões burocráticas como, licença de saúde, reuniões com diretores, reuniões administrativas na SRE e outras atividades afins, o que distende de muito tempo, recursos financeiros e até mesmo ausência nas escolas, uma vez que estão localizadas entre 100 a 200 quilômetros de distância.

A instalação da SRE em Araxá, irá contribuir para que ela se torne um importante polo educacional do Alto Paranaíba, visto que a cidade já conta com o Centro Universitário do Planalto de Araxá que atende alunos em parceria com prefeituras de municípios vizinhos desta região. Além da UNIARAXA, está instalado e em pleno funcionamento o CEFET, unidade Araxá e em andamento, a implantação de extensão da UFTM. Portanto, a criação da nova SRE Araxá, – irá beneficiar mais de uma centena de escolas públicas e milhares de alunos nas redes estadual/municipal/particular, numa região com uma população de aproximadamente 200 (duzentos) mil habitantes.

A proposta a ser debatida na audiência é o desmembramento dos municípios de Araxá, Campos Altos, Pratinha, Tapira, Sacramento, Santa Juliana, Pedrinópolis (SRE Uberaba), incluindo também os Municípios de Perdizes e Ibiá (SRE Patrocínio), Medeiros, Córrego Danta e Tapiraí (SRE Divinópolis), com a criação de uma Superintendência Regional de Ensino Araxá.

A comissão aprovou por unanimidade o requerimento e a data da audiência será marcada nos próximos dias. “Esta ação vai facilitar o dia a dia das diretoras das escolas e de todos os profissionais de educação da região, que vai ganhar em qualidade e na dinâmica deste importante serviço” destacou o parlamentar.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *