Logo Jornal Interação

“Santa Casa passará a ter serviços de tratamento de quimioterapia e radioterapia.”

Na última quinta-feira, 2, no auditório da Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá (Acia), foi assinado o protocolo de intenções entre a Santa Casa de Misericórdia de Araxá e o Hospital Doutor Hélio Angotti, de Uberaba. O evento foi acompanhado por representantes da Santa Casa, do Hélio Angotti, da Prefeitura de Araxá, Câmara de Vereadores, autoridades políticas, empresários e diretores de empresas, imprensa e comunidade em geral.

O protocolo de intenções é para a implantação, na Santa Casa, dos serviços de tratamento de quimioterapia e radioterapia, utilizados no combate do câncer em diversos estágios e tipos da doença. O provedor da Santa Casa, Kleber Pereira Valeriano, explica que esse é um convênio bastante amplo, que será implantado por etapas. Inicialmente, Araxá vai ter uma assistência técnica do hospital uberabense para a implantação do sistema.

“A parte da construção civil já está concluindo as obras e estamos na fase de aquisição de equipamentos. Numa fase seguinte que vamos entrar com o processo de aquisição dos equipamentos de radioterapia e outros serviços que o Hélio Angotti presta como a quimioterapia, hemodinâmica, cardiologia. Enfim, todo aquele tipo de trabalho que o Hélio Angotti presta, nós pretendemos trazer para Araxá”, explicou.

Toda essa atividade está sendo feita mediante uma parceria com a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), que, por meio de isenção fiscal, pode repassar valores para serem investidos nessas melhorias hospitalares e ampliação dos atendimentos. “É um trabalho de vários anos que vem sendo sedimentado. A gente precisava arrumar um parceiro para esse trabalho, porque não tínhamos especialistas aqui em Araxá. Mas entendemos que a cidade merecia. Precisava ser colocado esse tratamento aqui. No momento que o prédio está nessa fase adiantada, surgiu essa oportunidade de fechar o acordo com o Hélio Angotti, que eu acho, que é a solução pra gente”, ressaltou o secretário Municipal de Saúde, João Batista Arantes.

Reuniões prévias foram realizadas e, segundo o médico Délcio Scandiuzzi, presidente do Hélio Angotti, aconteceu de uma forma rápida, que o surpreendeu. A parceria visa a dar aos pacientes de Araxá e da microrregião oportunidade para que possam receber, na cidade, o tratamento necessário, sem ter que se deslocar até Uberaba. “Não dá pra você pegar o paciente e fazer uma cirurgia aqui, uma radioterapia lá, outro atendimento aqui. Depois, quem vai tomar conta dessa pessoa? Tem que haver uma integração. Nessa parceria, podemos oferecer uma parte do tratamento aqui mesmo e agregado à instituição. Se ele está em Araxá, sabemos tudo que está sendo feito com ele aqui. Se ele está em Uberaba, aqui eles sabem o que foi feito. Tem essa integração”, reforçou.

Ascom Câmara de Vereadores de Araxá

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *