Logo Jornal Interação

Regularize a situação de seu título de eleitor até o dia 9 de maio para ficar em dia com a Justiça Eleitoral.

O Cartório Eleitoral de Araxá já trabalha em ritmo acelerado para regularizar a situação do eleitor perante a Justiça Eleitoral. O prazo para transferir o título de eleitor a outro município termina na próxima quarta-feira, 9. Para evitar filas, o Cartório Eleitoral funcionará neste final de semana, dias 5 e 6, das 10h às 17h, com o objetivo de ajudar o eleitor a resolver essa questão da transferência do título sem maiores transtornos.

Atualmente Araxá conta com 69.849 eleitores, distribuídos em 210 sessões e 27 locais. Já em Tapira, município que Araxá também atende, os números são de 3.874 eleitores, 13 sessões e 4 locais. De acordo com dados cedidos pelo Cartório Eleitoral, a 17ª Zona da região Araxá/Tapira tem 4.022 eleitores com títulos cancelados e 500 com títulos suspensos.

“Quem precisa fazer qualquer alteração no título eleitoral, a gente pede para vir o quanto antes. Se for uma simples transferência de local de votação, basta a identidade e, se a pessoa tiver, o título. Se for uma transferência de endereço para a cidade de Araxá, basta um comprovante de endereço em nome da pessoa ou do parente, de três meses atrás, ou uma declaração. Para quem é de Tapira, inclui uma série de procedimentos que podem ser acessados no site www.tse.jus.br”, colocou a técnica judiciária do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Fernanda Lima Rabelo.

Segundo Fernanda, principalmente em período eleitoral, o cartório está sempre à disposição da comunidade de Araxá e Tapira. “Nós procuramos divulgar sempre essas informações para que o eleitor não deixe para a última hora. Aqui no cartório de Araxá, em média, está vindo aproximadamente 700 pessoas a cada 15 dias. Nossa expectativa é de que mais pessoas venham regularizar a situação de seu título eleitoral”, acrescentou.

Fernanda alertou também para as desvantagens de quem não for regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral. “Se a pessoa não transferir o título de cidade, por exemplo, mudou para Araxá e não transferiu, ela vai ter que justificar; se ela não transferiu o local de votação, passa a votar na sessão antiga. O eleitor que estiver com o título cancelado ou suspenso também deve regularizar sua situação, caso contrário não poderá votar, já que seu nome não irá constar da folha de votação de sua seção eleitoral”, avisou.

Fernanda ainda destacou que o interessado que for tirar o título pela primeira vez deve procurar o cartório eleitoral de Araxá, levando carteira de identidade, certificado de quitação com o serviço militar (no caso de homem maior de 18 anos) e comprovante de residência, até o dia 9 de maio.

O cartório eleitoral ficará aberto neste final de semana para atender os interessados. “Os horários de sábado e domingo, que estaremos funcionando serão os mesmos para sexta, segunda e terça-feira, das 12h às 18h. Na quarta-feira, dia 9, das 10h às 17h. Venha regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral o mais rápido possível”, finalizou Fernanda.

O Cartório Eleitoral está em novo endereço, funcionando na Rua Padre Alaor, 109. Para mais esclarecimentos sobre essa regularização do título eleitoral para votar no pleito deste ano, o contato é (34) 3662-9270.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *