Logo Jornal Interação

32º ENDURO DONA BEJA

25//07/2014- 18:08

PorEditor1

jul 25, 2014

32 anos de tradição, muita trilha e adrenalina ao extremo

         Araxá foi palco de uma das provas mais tradicionais do Brasil. Há 32 anos O Enduro Dona Beja é certo nos principais calendários de provas da região e do estado. Este ano, a prova foi valida para o Campeonato Mineiro de Enduro de Regularidade e para o Circuito Off Road do Cerrado. Os organizadores concentram o percurso do enduro na Serra da Bocaina, no Horizonte Perdido. Cerca 90Km de muita adrenalina. Trilhas de média alta, peguinhas e muita pedra.

A primeira etapa da prova foi bem tranquila. Trilhas ágeis, com navegação simples e com neutros onde o piloto atrasado conseguia entrar no ritmo novamente. Depois de um neutro no restaurante Horizonte Perdido e com as energias recarregadas, os pilotos saiam para a segunda parte da prova. Esta etapa era de nível altíssimo, com trilhas pesadas que passavam pela pedreira Dona Mercedes e seguiam sentindo a Cachoeira da Argenita. Um balaio na trilha da casinha de lata marcava o retorno ao Horizonte Perdido onde os participantes devolviam o GPS e aguardavam a apuração dos resultados. Segundo Michel Resende Campos, organizador da prova, o percurso desse ano era formado quase que totalmente por trilhas. “A região no entorno de Araxá, possui muitas trilhas com uma grande variedade de tipos de piso, relevo e vegetação. Procuramos essa diversidade na hora de montar a prova e evitamos ao máximo incluir estradas de terra no trajeto.” completou.

Para o presidente da Federação de Motociclismo do Estado de Minas Gerais, Maurício Brandão, a tradição de mais de três décadas do Enduro Dona Beja, ajudou a consolidar o Regularidade em Minas e a formar novas gerações de pilotos. “Acredito que os idealizadores do Dona Beja não imaginavam como seria o Regularidade hoje, 32 anos depois, principalmente no que se refere à tecnologia, tanto do GPS, quanto dos navegadores e das próprias motos. Para acompanhar essa evolução é preciso formar novos pilotos e para isso, incentivamos e apoiamos a realização de Copas destinadas a estreantes em diversas regiões do Estado.”

As equipes e familiares que vieram acompanhar os pilotos curtiram um dia maravilhoso no local do evento. Uma paisagem singular e com uma comida caseira super caprichada.

Os três primeiros colocados no ranking da categoria Master, do Campeonato Mineiro de Regularidade, dividiram o pódio durante todo o percurso. O piloto Mario Vignate, atual líder do campeonato com 183 pontos, conquistou mais uma importante vitória na disputa pelo titulo. Vignate completou a prova com apenas 370 pontos perdidos em 61 pc’s (ponto de controle), superando Alisson Silva, segundo colocado no Campeonato com 154 pontos e na prova com 578 pontos perdidos. O piloto Rodrigo Amaral, conquistou a terceira colocação na etapa, com 636 pontos perdidos e segue em terceiro no Campeonato, com 144 pontos. Os vencedores das demais categorias foram: Edson Castro na Sênior, Jorge Presmicna Over 40, Noé de Oliveira na Over45, Achiles Moreira, araxaense, na categoria Junior, Jamir Moreira na Novatos, João Barbosa na Over 50 e Geferson Ferreira na Over 55.

O 32º Enduro Dona Beja, teve o patrocínio de Hotel da Torre, CBMM, IMS, Polisport, Pro Taper e o apoio de Moto Arts, Restaurante Horizonte Perdido, Clube Araxaense de Vôo Livre, Ayres, Maxtec Rastreamento, Sacolão Center, Choperia Mania do Chopp, Globotech, Hidrauluz, Rádio Imbiara e Jornal Interação.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *