Logo Jornal Interação

  

   O Ministério da Saúde determinou a prorrogação da campanha de vacinação contra a gripe em todos os municípios brasileiros que não atingiram a meta de vacinar 80% do público-alvo. A cidade de Araxá ficou longe deste índice, sendo vacinadas do período de 26 de Abril a 09 de maio, cerca de 10 mil pessoas, com um numero próximo de 60%. A vacinação contra a gripe vai continuar até hoje à tarde, 23 de maio.

    A vacinação está sendo feita em todas as unidades de saúde, no Centro de Vacinação e nos Postos de Saúde da Família (PSFs) dos bairros Tiradentes, Abolição, Ana Antônia, Pão de Açúcar, Santa Luzia e São Pedro até 17h.

     O Ministério da Saúde distribuiu 53,5 milhões de doses da vacina contra a gripe em todo o Brasil. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado a A/H1N1, A/H3N2 e influenza B. O Ministério da Saúde garante que a vacina contra gripe é segura e evita o agravamento da doença, internações e, até mesmo, óbitos por influenza.

    As doses são oferecidas de graça, nos postos de saúde, para os chamados “grupos prioritários”. Nesta edição da campanha, pela primeira vez serão vacinadas crianças entre 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). Até 2013, somente crianças de 6 meses a 2 anos recebiam a vacina. O objetivo é atingir a meta de cobertura vacinal de 80% destes grupos prioritários.

Medidas de prevenção:

   A vacinação contra gripe é uma importante ação de prevenção da gripe, mas não dispensa medidas básicas de proteção. São cuidados simples, como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

   A transmissão da gripe acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

   Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. Também é importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe – especialmente as integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações – devem procurar, imediatamente, o médico.

   Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *