Logo Jornal Interação

Expoaraxá 2014 vai deixar saudades

2//05/2014- 16:18

PorEditor1

maio 2, 2014

Por: Luiz Gustavo Alves

Terminou no último final de semana, mais precisamente na noite de domingo (27) a 40ª Exposição Agropecuária de Araxá (Expoaraxá). Depois de quase um mês de competições, eventos e muito trabalho, a Expoaraxá foi um sucesso, e vai deixar saudades, ficara marcada em uma das melhores edições de Exposições agropecuárias e shows que a cidade de Araxá já teve.

Desde o dia 02 de abril até dia 27, exposição de gado Girolando e Gir Leiteiro, torneios, concursos, leilões, rodeios e shows movimentarão a festa mais tradicional do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

A primeira etapa da exposição ficou por conta dos leilões, que foram excepcionais, com 100% de comercialização. Os valores comercializados ainda estão sendo fechados. Com relação à exposição de gado e julgamentos, da raça Girolando passaram pela pista 330 animais e ficaram expostos em torno de 420 cabeças.

Do Gir Leiteiro passaram pela pista 127 da raça, mais outros 80 que foram julgados dentro do Projeto Educampo, da Capal. Expostos na fase do Gir Leiteiro, ao todo, ficaram 247 cabeças, incluindo de outras raças, como por exemplo, o Guzerá.

“Grande sucesso também foi à exposição do Mangalarga Marchador e a competição de Marcha de Muares. Nesse ano tivemos uma participação importante e que deu um brilho na nossa primeira etapa da festa”, ressaltou um dos diretores da ARAP, Antônio Pedro de Ávila.

Na segunda etapa, ficou por conta do Parque de diversões, a praça de alimentação e os shows. Mais de 53 mil pessoas passaram pela Expoaraxá, durante 23 a 27 de Abril.

No primeiro dia de show, 23, com entrada de um litro de óleo, foram arrecadados mais de dois mil litros, que foram entregues à Paróquia Sagrada Família, que vai fazer o repasse para as entidades assistenciais da cidade através da Campanha Natal Solidário que a igreja realiza. Foi realizada a missa sertaneja, e o show com Swing Bala e a banda 100% Caipira. Neste dia o publico presente foi 4 mil pessoas.

Na segunda noite de shows, dia 24, antes de Jorge e Mateus, foi realizada a abertura do Rodeio Profissional. Touros ferozes e peões corajosos se enfrentaram em busca de colocação e pontos para a competição de Barretos (SP). Os melhores locutores de rodeio do Brasil, como Asa Branca, Almir Cantra e Leonardo Valeriano, agitaram a todos os presentes.

Após o rodeio, Jorge e Mateus subiram ao palco e levaram ao delírio cerca de 13 mil pessoas que estavam na Arena do Parque de Exposições Agenor Lemos.  Mais um show que entra para a história da Expoaraxá pela qualidade e grandiosidade. Muita luz, fumaça e um talento inconfundível fizeram da noite uma das mais bonitas, pois era o show mais esperado por todo o publico. Muitos fãs e admiradores chegaram bem cedo só pra garantir o lugar na frente do palco.

“Saber que muita gente chegou aqui cedo deixa a gente com dó deles, de ter esperado tanto, mas nos passa também aquele sentimento de responsabilidade maior em fazer um show ainda mais bonito para essas pessoas que nos ajudam e tratam com tanto carinho”, disse Jorge.

A dupla fez seu último show em Araxá no ano de 2008. Eles ainda estavam despontando na carreira e o sucesso era a canção Pode Chorar. Hoje tem uma legião de fãs e músicas que tocam os corações apaixonados.

“Estamos muito felizes aqui e acho que demoramos muito a voltar em Araxá. Queremos vir mais vezes. Sempre fomos muito bem recebidos. O que podemos fazer é agradecer esse povo todo e ficarmos felizes em saber que se uma música nossa tocou a pessoa e a lembrou de um momento feliz da vida dela, que ela tenha muito mais situações assim”, ressalta Mateus.

Na noite de sexta feira, 25, uma multidão de 14 mil pessoas esteve no Parque de Exposições Agenor Lemos para assistir à dupla Jads e Jadson, que pela primeira vez vieram à cidade. Donos de um carisma excepcional e uma voz marcante, os irmãos fizeram bonito com uma estrutura de palco que encantou os presentes e pelo repertório marcado por sucessos próprios, além de canções consagradas da música raiz e do sertanejo romântico brasileiro.

“Ficamos muito felizes em estar em Araxá hoje e na 40ª Expoaraxá. É uma responsabilidade grande tocar numa festa que é realizada há quarenta anos. Parabéns Arap e Araxá por essa realização e que possamos vir na Expoaraxá outras vezes ainda”, disse Jads.

No sábado, 26, os Gargantas de Ouro do Brasil levaram um público de 13 mil pessoas ao Parque de Exposições Agenor Lemos. Com os grandes e consagrados sucessos da carreira, eles colocaram o público para cantar. Desde Estrada da Vida, Jogo do Amor até Decida, e outras canções da música sertaneja clássica, ou como José Rico gosta de chamar, os grandes modões.

O encerramento da Expoaraxá, no domingo, 27, começou com a emocionante disputa final do Rodeio Profissional. Os melhores peões da temporada Araxá fizeram bonito e somaram pontos importantes que os capacitaram para outras provas com um nível ainda mais difícil que o da competição em Araxá.

O grande campeão foi Gilmar Moreira, da cidade de Serra do Salitre, no Alto Paranaíba. “Eu sou bi-campeão aqui em Araxá, ganhei em 2010 e agora consegui de novo sair daqui um vencedor. Araxá tem uma prova concorrida e difícil e quem monta aqui tem experiência e faz do rodeio da Expoaraxá um dos melhores do Brasil”, disse Gilmar.

Logo depois da final do rodeio, o cowboy pegou o público araxaense e uma das duplas brasileiras, com um senso de humor inconfundível, Rionegro e Solimões encerraram com chave de ouro da festa. No palco eles bateram o pé e ainda receberam a dupla araxaense Emilio e Eduardo pra uma participação especial. Nove mil pessoas assistiram ao show e cantaram os sucessos da dupla como Frio da Madrugada, Só Lembranças, Bate o Pé e Só Alegria, por exemplo. Um show que também entra pra história da ExpoAraxá.

Ao todo mais de cem mil pessoas passaram pelo Parque de Exposições Agenor Lemos desde o dia dois de abril. Na primeira fase da festa, com exposição de gado, leilões e torneios, o ano de 2014 foi marcado por alcançar todas as expectativas da diretoria da Associação dos Ruralistas do Alto Paranaíba (Arap), segundo, Antônio Pedro de Ávila.

“É com muita satisfação que eu falo da realização dessa festa. Era uma grande expectativa nossa fazer ela e isso tudo foi alcançado. Graças a Deus nós chegamos ao fim da 40ª Expoaraxá só com alegria e comemoração para a Arap”, disse.

Outro grande destaque na Expoaraxá 2014 foi no quesito segurança. Segundo o Capitão Ademir Vicente Fagundes, da Polícia Militar, em mais um ano se provou que a Exposição de Araxá é uma festa para a família. “Tivemos apenas ocorrências corriqueiras e uma festa muito tranqüila. Registramos alguns extravios apenas e um roubo, onde a PM flagrou a vítima sendo agredida e foi roubado dela um boné. De imediato os policiais prenderam um autor em flagrante e o outro conseguiu evadir. No mais, a festa foi muito tranqüila. O evento, pela proporção que teve, pelo público presente, mas a gente nota que é uma festa segura, onde a família pode vir sem problemas”, ressaltou.

“Essa última semana foi só sucesso graças a esse público que veio em peso para a nossa festa. Quebrou todas as expectativas nossas desde a participação de expositores e seus animais aqui, do público presente, dos amigos da imprensa que ajudaram na divulgação, dos nossos parceiros. O que eu quero nesse momento é dizer muito obrigado a todos por ajudarem a Arap a fazer essa festa tão bonita como foi a desse ano de 2014”, finaliza Antônio Pedro de Ávila.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *