Logo Jornal Interação

XICO SÁ, um polivalente das letras e da mídia, é o convidado de abertura da edição 2014 do Sempre Um Papo e do Circuito CBMM de Cultura, no dia 24 de fevereiro, segunda-feira, às 19h30, no Uniaraxá. No evento, debate e lançamento do livro “Big Jato” (Companhia das Letras) e conversa sobre o tema “Futebol, Crônica e Romance”. Nascido no Crato, Ceará, Xico Sá tornou-se um dos mais destacados nomes da crônica contemporânea brasileira.  Começou a carreira de jornalista no Recife e atuou muitos anos como repórter investigativo. É colunista da Folha de S.Paulo e comentarista de diversos programas de TV, entre eles, “Amor & Sexo”, com Fernanda Lima. Escreve com regularidade o blog xicosa.blogfolha.uol.com.br.

Big Jato

Em Big Jato, Xico Sá cria, a partir de suas memórias, um retrato afetivo de uma juventude passada no Cariri. Estão lá os primeiros encontros com o amor e o rock. As paisagens e as pessoas que ele encontrou. As mudanças nas relações familiares. Um delicado mosaico das descobertas do garoto que enfrenta todas as dificuldades da entrada na vida adulta. O enredo remota o início da década de 1970, no Vale do Cariri. Um caminhão, apelidado carinhosamente de Big Jato, é destinado a esvaziar as fossas das casas sem encanamento do Crato. No para-choque, a frase “DIRIGIDO POR MIM, GUIADO POR DEUS”. O garoto ao lado do motorista pensa: “Não sou um nem o outro”.

O caminhão faz parte da vida do garoto. Com seu pai, percorre as ruas da cidade lidando com o dejeto alheio, enquanto acompanha um mundo em transformação. Assim como sua própria infância, algo ali parece estar chegando ao fim, e as mudanças não passam despercebidas aos dois. Leitores familiarizados com as crônicas e participações televisivas do autor podem se deparar no livro com o mesmo olhar lírico e, frequentemente, hilariante, que Xico costuma dedicar aos relacionamentos e ao futebol. Mas irão se surpreender com a ficção do autor. O que emerge de Big Jato é uma prosa madura, uma novela capaz de encapsular um tempo e um espaço onde humor e drama ocorrem nos pequenos momentos do dia a dia. E na boleia do Big Jato, com os Beatles tocando no rádio. A obra ganhou um espetáculo teatral em cartaz no Rio de Janeiro, com turnê prevista para outras cidades.

Sempre Um Papo

Criado pelo gestor cultural Afonso Borges, há 28 anos, o “Sempre Um Papo – Literatura em Todos os Sentidos” promove a difusão do livro e seu autor através de lançamentos de livros antecedidos por debates informais. Já atuou em mais de 30 cidades brasileiras, e realizou mais de 5.000 eventos com um público presente estimado em 1,6 milhão de pessoas. O encontro presencial converge para a televisão, sendo exibido, aos sábados e domingos, na TV Câmara. Desdobra-se para a série de DVDs educativos “Cultura Para a Educação”, em sua sexta edição, distribuído para mais de 6.000 escolas brasileiras, gratuitamente. E no site www.sempreumpapo.com.br, estão disponíveis mais de 300 programas com escritores, além de seminários. Com o programa “Ler Convivendo”, em vigor há 8 anos, adota bibliotecas comunitárias em Minas Gerais ao promover 3 atividades: doação de livros, palestras com escritores e capacitação de voluntários. Há dois anos Afonso Borges conduz, na Rádio CBN Belo Horizonte, o boletim “Mondolivro – o blog sonoro da literatura”.

Serviço

Sempre Um Papo com Xico Sá

Data/Horário: 24 de fevereiro, segunda-feira, às 19h30

Centro de Convivência do UniAraxá – Av. Ministro Olavo Drummond, 05, São Geraldo

Informações: 34 3669.2000 – www.sempreumpapo.com.br – Entrada Gratuita

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *