Logo Jornal Interação

Para este ano, uma das novidades é a oficina de ArtEducAção Digital que será implantada nas 12 cidades atendidas pelo projeto.

A Prefeitura Municipal de Araxá é parceira do Programa, por meio da secretaria Municipal de Educação que é realizadora do TIM ArtEducAção na cidade há seis anos. Em 2012, esse será o sétimo ano.

Está aberta a nova temporada do programa TIM ArtEducAção, que desde fevereiro iniciou os trabalhos de 2012 com a volta às aulas. No ano em que o TIM ArtEducAção completa 11 anos, uma das novidades é a ampliação da oficina ArtEducação Digital que, em 2011, foi testada como projeto piloto nas cidades de Governador Valadares, Lavras, Poços de Caldas, Ubá e Varginha.

“Em 2012 o Arte Digital será estendido para as 12 cidades onde o TIM ArtEducAção está presente. Queremos trazer a tecnologia para discussão como ferramenta de ensino para leitura, produção de textos e interpretação de imagens, através das atividades trabalhadas nas oficinas”, explicou o idealizador e coordenador do Programa, Marcelo Soares de Andrade.

Para a Secretária de Educação de Araxá, Maria Célia Araújo, são vários os benefícios sócio-educativos que o projeto Tim ArtEducAção propicia, como a expansão do conhecimento artístico-cultural, a interação com as várias linguagens artísticas e o acesso à diferentes modos de aprendizagem. “Assim como nas edições anteriores, esperamos que este projeto venha impactar a vida de nossas crianças, através das oficinas oferecidas nas variadas modalidades artísticas”, enfatizou Maria Célia.

Na edição 2012, a expectativa gira em torno da nova oficina de ArtEducAção Digital e nas apresentações que acontecerão nos finais das oficinas. Alunos e professores inscritos já elaboram e estudam, com entusiasmo, o tema que promete grandes emoções. “Vale ressaltar o poder transformador da arte sobre a criança, fazendo com que ela se torne protagonista e se sinta valorizada, aumentando seu tempo de permanência no espaço escolar, elevando sua autoestima para que se tornem cidadãos mais completos”, salientou a secretária.

Para a articuladora local, Dilce Aparecida Rosa Carneiro, a oficina ArtEducAção Digital irá potencializar o interesse já existente nas crianças pelas novas tecnologias. “As crianças já possuem uma vivência com as mídias, e a possibilidade de terem um contato mais dinâmico com as mesmas torna tudo mais interessante”, ressaltou Dilce.

As oficinas de música, dança e circo continuam na grade de atividades. Uma novidade é que a oficina circense ganhou um novo endereço. A escola Professor Nelson acolherá toda a magia dos picadeiros. “Um novo ambiente, onde as atividades serão em tempo integral”, finaliza a articuladora.

“A trajetória do TIM ArtEducAção, ao longo destes últimos 12 anos, converge com o histórico de investimento social realizado pela operadora em Minas Gerais. Durante esse tempo, foram inúmeras as transformações sociais e oportunidades criadas por meio da nossa parceria e das quais nos orgulhamos de participar diretamente”, contou Fernando Mota, diretor Consumer da TIM para Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Desenvolvido em parceria com as Prefeituras dos municípios por intermédio das Secretarias de Cultura e Educação, o TIM ArtEducAção está presente em Araxá, Barbacena, Governador Valadares, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Poços de Caldas, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Viçosa. Realizado desde 2001, o Programa tem obtido resultados positivos nas cidades mineiras beneficiadas pela iniciativa.

O Programa é coordenado pela ONG Humanizarte e patrocinado pela empresa TIM por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

 

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *