Logo Jornal Interação

Câmeras de segurança são instaladas no parque de exposições e serão monitoradas pela Polícia Militar em um stand especial durante a festa.

O trabalho de segurança das pessoas que vão participar da 38ª ExpoAraxá está ganhando um grande auxílio na edição 2012 da maior festa popular de Araxá e da região. Com um investimento de R$ 28 mil, a Associação dos Ruralistas do Alto Paranaíba (Arap) instalou câmeras de segurança em toda a área de trânsito de pedestres do Parque de Exposições Agenor Lemos. São, ao todo, 20 equipamentos, sendo dois que fazem monitoramento em 300 graus para as laterais e 120 graus na vertical e outras 18 câmeras fixas sem movimentação.

 

Segundo Emílio Valle, vice-presidente da Arap, as imagens coletadas serão repassadas em tempo real para a cabine da Polícia Militar, especialmente montada para essa fiscalização. Além disso, os três observatórios ajudarão a PM no trabalho de observação e segurança. “Será montado esse espaço novo ao lado da escada que dá acesso à arena de shows e rodeios. É a primeira vez que a Arap tem essa iniciativa. Em uma reunião com o comando da PM, através do Tenente Almeida, ele passou para nós que esse era um sonho antigo da Polícia Militar”, explica.

 

De acordo com Gustavo Moreira, técnico de informática responsável pela instalação dos equipamentos, as câmeras que estão sendo colocadas no parque estão entre as mais utilizadas no País em estádios e em outros centros de eventos. “Essas câmeras funcionam para conter os tumultos e confusões, servem para repreender, dando mais conforto para quem estiver no evento. Adquirimos através de pesquisas com pessoas e empresas que já usam os modelos”, ressalta.

 

Os equipamentos serão colocados nas portarias, nos bares e na área de shows. Elas têm duas opções de gravação, com e sem fio. As duas serão utilizadas para se evitarem problemas de perda de sinal. Elas serão ligadas ao stand da PM, porém, um esquema de gravação dentro do escritório da Arap está sendo montado. “Todas as imagens coletadas vão ser armazenadas. Vamos colocar placas avisando que o evento está sendo filmado, com exceção dos shows, que não podem ser transmitidos, mas a área de shows vai ser monitorada”, destacou Gustavo.

 

Obras no parque

 

Além das câmeras, a Arap está realizando obras de melhorias dentro do espaço. Já são R$ 90 mil aplicados nas obras de terraplanagem onde acontecerão os leilões de elite, e construção de novos pavilhões para receber os animais. “Nessa área de leilões, vamos instalar uma tenda bolha com 26 metros de comprimento e 16 metros de largura, com mais duas tendas de cada lado, de dez metros quadrados cada uma, para acomodar o público. Ela tem uma capacidade de cerca 550 pessoas sentadas”, conta.

 

Todo esse espaço está agora na fase de terraplanagem e construção da rede de drenagem pluvial. Logo deve recebe a massa asfáltica. Outra novidade da festa em 2012 são as arquibancadas maiores e totalmente cobertas, dando mais conforto e segurança às pessoas presentes. “O que nós queremos mesmo é dar às pessoas que participam todos os anos da Expoaraxá uma festa bonita, mas que também seja um lugar onde todos possam vir com a família e passar bons momentos, com segurança e comodidade”, finalizou Emílio.

 

Toda a programação da 38ª Expoaraxá pode ser conferida no site www.arap.com.br

 

 

 

 

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *