Logo Jornal Interação

A área tem mais de 600m2 e vai beneficiar 3 cooperativas que fazem o serviço de coleta seletiva em Araxá.

O Poder Público inaugurou, na manhã da última sexta-feira, 9, o Centro de Triagem de Materiais Recicláveis, composto por três galpões. Eles serão utilizados pelas cooperativas Foco Ambiental, Cooperare e Reciclara, que fazem o serviço de coleta seletiva em Araxá. A área, que tem mais de 600 metros quadrados de estrutura física está localizada dentro do Distrito Industrial, onde foi a inauguração do empreendimento. O investimento foi de R$ 960 mil por parte do Executivo, sem contrapartida do governo do Estado e da União.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, João Bosco Borges, o Poder Público gastou cerca de 12 meses para concluir a obra. “Nós estamos entregando hoje [9], para as cooperativas, os três galpões e queremos, com isso, com a conclusão do britador, completar o ciclo do lixo e do entulho em nosso município. Se tudo caminhar como está, no segundo semestre tudo estará funcionando, contribuindo com a natureza e o ser humano. É um projeto arrojado, que o prefeito Jeová se comprometeu, junto comigo, a fazer no início de sua gestão”, disse.

O superintendente do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA), Carlos Delfino, explicou que, com esse empreendimento, a população está deixando de depositar, no aterro sanitário, o material que causa dano ao meio ambiente e que pode ser reciclado “que são os metais, os plásticos, enfim, estamos deixando de depositar em nosso aterro sanitário [na saída de Patos de Minas] e aumentando a vida útil do aterro, continuando com ele credenciado. O aterro sanitário é um dos únicos do Estado que proporcionam um ICMS Ecológico de R$ 25 mil para a Prefeitura. Eles [os catadores] já estão sendo empreendedores do reciclado [denominação para catadores], porque a nossa coleta seletiva passou de 2% e chegamos a mais de 7%. Nós queremos que chegue até 30%”, destacou.

Segundo o prefeito de Araxá, Jeová Moreira da Costa, a obra vai atender bem os profissionais que trabalham com coleta seletiva. “Dentro do nosso projeto de inclusão social e de construir pessoas, nós fomos buscar os catadores. Eles entenderam a nossa colocação, compartilhando responsabilidades e oportunidades. Hoje [9] estamos tendo a honra de entregar estruturas físicas para terem um trabalho digno e serem conhecidos como cidadãos de Araxá”, colocou.

A presidente da Reciclara, Regina Aparecida Martins, comentou que, a partir de agora, os catadores terão um espaço de maior comodidade para realizarem o trabalho de reciclagem. “Um espaço mais digno, que ofereça condições para todos exercerem bem a sua função. É um sonho. Hoje somos 11 associados na Reciclara e é um prazer imenso estarmos nesse barracão. Quando olhamos o passado e vemos isso que acontece hoje é uma alegria que toma conta. A gente agora espera tudo de melhor no futuro”, finalizou.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *