Destaque »

Francelino Cardoso Júnior: Levando a vida contando boas histórias

21 de setembro de 2018 – 16:59 |

No final da semana que passou ( sexta-feira, dia 14 de setembro),  os pequenos alunos da Escola Municipal Alice Moura de Araxá, foram presenteadas com a visita do …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Destaque

Com muito suor e lama, Rubens Donizete e Erika Gramiscelli vencem a 1ª Etapa da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike (CIMTB)

Vencedor em 2012, Rubinho tornou-se bicampeão na categoria superelite em uma das provas mais emocionantes, superando Henrique Avancini na última volta; na elite feminina, Erika voltou a vencer em Araxá.

Mais de mil atletas vindos de várias partes do País e do exterior participaram, no último fim de semana, nos dias 22, 23, e 24 de março, da 1ª Etapa da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike (CIMTB) e 1ª etapa da Copa Centauro de Amadores. Foram três dias de muita emoção e adrenalina entre treinos livres no dia 22, a prova de Sprint Eliminator Araxá 2013, com transmissão, ao vivo, pela Rede Globo de Televisão no sábado, dia 23, e a grande prova de Mountain Bike, no domingo, dia 24. Sol e chuva alternaram durante os dias de competição, aumentando ainda mais o grau de dificuldade da pista montada dentro do maravilhoso complexo do Tauá Grande Hotel, em Araxá. O alto nível dos atletas presentes, somado à qualidade da pista proporcionou ao público grandes disputas com muita emoção que ocorreram em todas as categorias.

Na madrugada de sábado para domingo, a chuva foi intensa por um longo período, deixando a pista muito molhada e escorregadia em alguns trechos com bastante lama. Ao amanhecer, a chuva deu uma trégua, o sol apareceu e mais de 10 mil pessoas compareceram ao Barreiro para assistir à competição que começou às 8h, com a Copa Centauro de Amadores. Às 10h, teve início a Copa Internacional Levorin de MTB nas diversas categorias, e às 14h, a competição mais esperada do dia: cinquenta e um atletas da elite masculina e dezenove da categoria feminina realizaram uma prova muito emocionante. Na categoria superelite 4, atletas alternaram a liderança até Rubens Donizete e Henrique Avancini desgarrarem  e travarem uma disputa até o final. Rubinho conseguiu liderar até a segunda volta, quando Avancini conseguiu superá-lo. Na quinta e última volta, Avancini abriu a volta com 30 segundos de vantagem sobre Rubinho, que começou uma recuperação incrível, conseguindo a ultrapassagem faltando 2 km para terminar a prova. “Apesar da boa vantagem que Avancini abriu, entrei na última volta muito determinado, pensando somente na vitória. No primeiro subidão, senti que consegui tirar uns 15 segundos e fui buscar a diferença. Quando cheguei, consegui passar muito forte. A maior preocupação era segurar a vantagem, pois estava no limite, muito cansado. No descidão da Dona Beja, tive que tomar muito cuidado, pois os braços já estavam cansados, mas o público de Araxá gritou muito, e a emoção foi muito grande. Consegui vencer”, comentou o campeão Rubinho, que completou as cinco voltas em 1h33min53s.

Henrique Avancini lamentou emocionado não ter conseguido a vitória, pois gostaria de prestar uma homenagem a conterrâneos que morreram no desabamento que ocorreu em Petrópolis. “A prova estava muito disputada, venho treinando bastante, mas sabia das dificuldades que teria. Pelo tipo de treinamento que tenho, Araxá exige muito de mim. Apesar de uma vantagem boa quando abri a última volta, não consegui manter o mesmo rendimento, e o Rubinho soube aproveitar o momento. Estou feliz, e o resultado comprova a evolução do mountain bike no Brasil”, declarou Avancini.

Na categoria elite feminina, Érika Gramiscelli voltou a vencer em Araxá. No ano passado, ela chegou em segundo, superada pela Argentina Noelia. Érika não largou bem, caindo para quarta colocação, mas, já no meio da prova, liderava com uma certa vantagem. Fechou as quatro voltas com o tempo de 1h29min59s, mais de 1 minuto à frente da segunda colocada, Isabella Lacerda.

A atleta do equador, Alexandra Serrano, chegou na terceira colocação,  veio diretamente do Chile, onde participou de uma competição de MTB no último fim de semana, e ficou muito feliz com a sua colocação. “A copa é muito emocionante, é uma prova de alto nível, há umas competidoras muito boas. Estamos competindo em nível de pan-americano, e a pista aqui de Araxá é incrível”, declarou.

Depois de Araxá, Rubinho Valeriano e Érika Gramiscelli embarcam para a Argentina para representarem o Brasil no Pan-americano, no próximo mês. A segunda etapa da CIMTB acontece de 3 a 5 de maio, em São João Del Rei, Minas Gerais. A cidade será sede, pela primeira, vez da copa.

Confira o pódio da elite masculina da CIMTB Araxá 2013

1º Rubinho Valeriano

2º Henrique Avancini

3ª Ricardo Pscheidt

4º Frederico Nascimento

5º Daniel Carneiro

Pódio elite feminino Araxá 2013

1ª Erika Gramiscelli

2ª Isabella Lacerda

3ª Alexandra Serrano

4ª Raiza Goulão

5ª Roberta Stopa

Lukas Kaufmann e Roberta Stopa são campeões do Sprint Eliminator Araxá 2013

O suíço Lukas Kaufmann e a brasileira Roberta Stopa mostraram muita força e venceram o Sprint Eliminator, uma prova rápida com várias eliminatórias, de quatro atletas numa pista montada dentro da área do Tauá Grande Hotel, ao lado da entrada da escadaria do Salão de Festa. O suíço mostrou muita força e técnica, não dando chance para os brasileiros. Na elite feminina, Roberta Stopa, atleta mineira, foi a mais rápida e superou a favorita Érika Gramicelli. A competição final aconteceu às 9h do sábado, dia  23, com transmissão ao vivo pela Rede Integração, afiliada da Rede Globo.

Resultado Oficial – Sprint Eliminator (23/3/2013)

Elite Feminino

1ª – Roberta Stopa

2ª  – Raíza Goulão

3ª  – Letícia Cândido

4ª  – Isabella Lacerda

5ª  – Aline Lombello

Elite Masculino

1° – Lukas Kaufmann Suíço

2° – Valmor Hausmamm

3° – Henrique Avancini

4° – Ricardo Pscheidt

5° – Rubens Valeriano

Etapa de Araxá tem número recorde de participantes

Pela 10ª vez, acontece, em Araxá, a Copa Internacional de MTB, um marco que comprova o sucesso da competição que vem crescendo a cada dia no País. Com ele, vem crescendo também, na cidade e na região, o número de praticantes. Nesta edição,  Araxá superou seu número de participantes, com 36 inscritos.

Resultados das demais categorias:

Night Run

Feminino

1° Kelly Olímpio

10° Francielly Aparecida Teixeira – Araxá – Tendência Outdoor

28° Jane Porfírio – Araxá

Masculino

1° Ernani de Souza – Conselheiro Lafaiete

Amador Cadete

1° Wesley Alves da Silva – Divinópolis

43° Daniel Rosa de Oliveira – Araxá

55° Guilherme Rosa Rios Silva – Araxá

78° Renato Geraldo Duarte – Araxá

93° Ronaldo André Borges – Araxá

106° Lucas Lima de Resende – Araxá

110° Edson Lucas Carlos – Araxá

Sub 45

1° Robson Aloísio Alfredo Silva – Juiz de Fora

29° Marcos Antônio de Alcântara – Araxá

Sub 50

1° Luiz Lotti Neto – Poços de Caldas

Sub 55

1° Eduardo Ramires – São Paulo

Sub 60

1° Dilermando de Fátima Melo – Divinópolis

Paradesportista

1° Jeferson Ricardo Spimpolo – São José do Rio Preto

Segurança Pública

1° Kairo Gratão – Catalão, GO

10º Mario Luiz de Freitas Valle – Araxá

Sub 15

1° João Vitor Soares Estrela – Caldas Novas, GO

26° João Carlos Neves Araújo – Araxá

Sub 17

1° Erick Eduardo Bruske – Indaial

13° João Paulo Cardoso – Araxá

32° Nicolas dos Santos Silva – Araxá

43° Douglas Andrade Souza Silva – Araxá

Veterano

1° Roberto Carlos Silva – Divinópolis

59° Isaías Rosa – Araxá

CIMTB

Júnior

1° Osmar José Groskopft – Rio Negrinho

3° Naydson Flaviano de Oliveira Cortes– Araxá

8º Vinicius Alves Lemos – Araxá

Sub 30

1° Juliano Oliveira Mariano – Uberaba

8º Marcos Silva Mário – Araxá

28° Givago de Castro Rosa – Araxá

51° Gabriel Alves Teixeira – Araxá

75° Renato Augusto dos Reis – Araxá

Sub 35

1° César Gonçalves Moura – Uberlândia

5° Marcelo Sebastião Manoel – Araxá

15° Elton Ferreira Nogueira (Veinho) – Araxá

62° Felipe Zago – Araxá

68° Germano Contato Balieiro – Araxá

79° Luís Octavio Cambraia – Araxá

81° Marcelo Prado Fontes – Araxá

88° Antônio Celso Teixeira Filho – Araxá

Sub 40

1° Marconi Ribeiro Cabeleira – Brasília, DF

31° Alex Sander Carlos Ferreira – Araxá

Over 60

1° Hélio Vilela de Carvalho – Brasília, DF

3° Wilton Freitas Mendes – Araxá

7° Vilmar Martins de Paiva – Araxá

Amador Expert

1° Gabriel Henrique Souza – São Gonçalo do Pará

13° João Victor Ferreira Rodrigues – Araxá

42° Felipe Machado Borges – Araxá

59° Winer Fabiano da Silva (Cabeça) – Araxá

Feminino Over 40

1° Raquel Gontijo – Belo Horizonte

Feminino Sub 23

1° Jaqueline Leal de Borba – São Paulo

6° Larissa Cristina Paiva – Araxá

Feminino Sub 40

1° Daniela Vieira da Costa – Formosa

6° Ana Cláudia Borges Martins – Araxá

14° Franciely Aparecida Teixeira – Araxá