Logo Jornal Interação

Encontro no Minascentro entre 15 e 16 de março vai replicar as palestras do chefs feitas no maior festival do mundo sobre o tema.

Entre os dias 15 e 16 de março, simultaneamente ao 5º Salão Mineiro do Turismo e ao 7º Salão do Turismo da Abav Minas (Associação Brasileira das Agências de Viagens em Minas Gerais), Belo Horizonte vai receber o 1º Salão da Gastronomia Mineira, um novo encontro do setor realizado pela Secretaria de Estado de Turismo para promover a culinária do Estado.

O 1º Salão da Gastronomia Mineira foi idealizado após o grande sucesso da gastronomia mineira como homenageada no XI Congresso Internacional Gastronômico Madrid Fusión, realizado em janeiro na Espanha.

Agora, em Belo Horizonte, será a vez dos brasileiros assistirem às mesmas palestras apresentadas pelos chefs de Minas Gerais naquele que é considerado o maior festival de gastronomia do mundo. Ao replicar a participação de Minas no congresso, o Governo do Estado pretende dar a oportunidade para quem quiser assistir, ao vivo e gratuitamente, as mesmas apresentações feitas na Espanha.

No 1º Salão da Gastronomia Mineira, 13 chefs que representaram Minas Gerais na Espanha irão participar: Beth Beltrão (Virada’s do Largo), Edson Puiati (Senac Minas), Eduardo Avelar (Conspiração Gastronômica), Eduardo Maya (Festival Comida de Buteco), Felipe Rameh (Restaurante Trindade), Frederico Trindade (Restaurante Trindade), Guilherme Melo (Restaurante Hermengarda), Ivo Faria (Restaurante Vecchio Sogno), Leonardo Paixão (Glouton), Nelsa Trombino (Restaurante Xapuri), Pablo Oazen (Garagem Gastronômica), Paula Cardoso (Albanos) e Rafael Cardoso.

Produtos típicos em destaque

Outra atração do 1º Salão da Gastronomia serão os produtos de Minas, da mesma forma como aconteceu na Espanha. O estande com o queijo, o café e a cachaça, dentre outras delícias tipicamente mineiras, que foi montado no Madrid Fusión também será reproduzido no local. Haverá uma cachaçaria e um lounge do café e os visitantes poderão experimentar petiscos de bares do Mercado Central e fazer degustações durante um cook show promovido pelo Senac.

As apresentações acontecerão no Salão Topázio, no dia 15 de março, a partir das 14 horas. Os chefs mineiros falarão sobre a cultura alimentar mineira, incluindo a preparação de pratos. Os primeiros a se apresentar serão os chefs Edson Puiati e Guilherme Melo, que proferirão palestra sobre o tema “Milho”.

Em seguida, às 15h15, Ivo Faria e Rafael Cardoso discursam sobre a construção da identidade culinária mineira. Para ilustrar este tema, Rafael Cardoso utilizará carne de lata e paçoca de carne de sereno, preparados de forma a simular visualmente gemas de pedras preciosas, fazendo uma alusão à busca dos bandeirantes pelas riquezas minerais.

Já Ivo Faria falará sobre a chamada “cozinha de quintal”, preparada com carnes de animais criados nos fundos das casas e verduras e legumes colhidos da horta. Para ilustrar, o chef apresentará um jiló crocante, empanado com uma farinha de pele de porco, servido sobre um bife de umbigo de bananeira e angu com queijo e linguiça.

Logo após, às 16h15, o chef do Restaurante Trindade, Felipe Rameh, falará sobre a versatilidade do uso da mandioca, ingrediente característico de vários pratos típicos de Minas. Depois, é a vez de Eduardo Avelar e Eduardo Maya, com a participação especial de Dona Nelsa Trombino, abordarem o tema “Minas Gerais: passado, presente e futuro”. Para encerrar, Felipe Rameh, Frederico Trindade, Leonardo Paixão e Pablo Oazen fazem apresentação, às 18h30, sobre “A Jovem Gastronomia Mineira”.

O 1º Salão da Gastronomia Mineira será realizado no Minascentro, das 10h às 20h no dia 15/03, e de 10 às 18h, no dia 16/03.

A realização é do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Turismo em parceria com a ABAV Minas, Sistema Fiemg, Sebrae, Sistema Fecomércio, entre outros. A expectativa é que 20 mil pessoas visitem o local durante os dois dias – o dobro do público registrado em 2012. Para participar das aulas, palestras e apresentações, o visitante deve se cadastrar previamente no hotsite www.salaomineirodoturismo.com.br. A entrada é gratuita. 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *