Logo Jornal Interação

Companhia é hoje responsável pelos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário da cidade.

No ano em que vai comemorar suas bodas de ouro, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) tem motivos também para celebrar a parceria com a cidade de Araxá, um dos municípios-pólo em que atua e onde está presente há 40 anos. A história da Copasa em Araxá começou com o abastecimento de água à população, em 1973, e, desde 2002, se estende também ao serviço de esgotamento sanitário. Hoje, 99,13% dos moradores da cidade recebem a água da Copasa em suas casas e 97% da população é atendida com coleta e tratamento de esgoto.

“É uma das cidades em que temos um trabalho completo e que serve de modelo para outras localidades do Estado em que estamos presentes”, afirmou o gerente do Departamento Operacional Oeste da Copasa, Faissal Haddad. Ele ressalta, por exemplo, que o sistema de abastecimento de água de Araxá é o único da Copasa com certificação ISO 9001, recebida pela primeira vez em 2001, e que a cidade foi uma das auditadas em 2012 quando a Copasa disputou e venceu, com a Diretoria de Operação Sudoeste, o troféu Diamante, nível 4, no Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento.

A importância do município para a companhia também pode ser atestada pelo fato de sediar o Distrito Operacional do Alto Paranaíba e, mais ainda, o próprio Departamento Operacional Oeste, que engloba também os distritos operacionais com sedes em Patos de Minas, Paracatu e Frutal.

Para atender 99,13% da população local com abastecimento de água, a Copasa opera hoje em Araxá três sistemas de captação de água e uma Estação de Tratamento de Água (ETA). São 33.093 ligações e 232.973 metros de rede.

Já no esgotamento sanitário, a Copasa implantou e opera quatro Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). A ETE Central é responsável por 90% do esgoto tratado da cidade e é composta por tratamento preliminar para retirada de lixo, areia e gordura; três reatores anaeróbios; três filtros biológicos percoladores; três decantadores secundários; estação elevatória para recirculação de efluente; estação elevatória para recirculação de lodo e percolado; 10 leitos de secagem de lodo; três queimadores de biogás e aterro controlado. Segundo Faissal Haddad, a ETE Central foi projetada com previsão de futura expansão, de acordo com as necessidades e o crescimento da cidade, e a possibilidade de instalação de outros dois reatores, dois decantadores e dois filtros.

A parceria da Copasa com Araxá não se restringe aos serviços de água e esgoto. A empresa participa ativamente com cessão de mini-caminhões pipa para os principais eventos e entidades da cidade, como o time de futebol de Araxá, que disputa a primeira divisão do Campeonato Mineiro; para a etapa nacional do Campeonato de Voo Livre; para o evento Dança Araxá, que reúne cerca de 1.500 bailarinos de vários Estados; e para a etapa internacional do Campeonato de Mountain Bike, entre outros. A Copasa ainda desenvolve o Projeto Chuá, de educação ambiental para estudantes de escolas públicas e particulares, e atua com conscientização ambiental em datas como o Dia Mundial da Água e o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Na segunda-feira passada, 4, a Copasa representada por Faissal Haddad, chefe do Departamento Oeste; Geraldo Magela Mendes, gerente do Distrito Alto Paranaíba; Gilberto Faria, encarregado do Sistema Araxá; Lázaro Hamilton Oliveira, técnico químico de Produção, em solicitação ao vereador Fárley esteve participando da realização do Fórum Comunitário na Casa da Cidadania para prestar esclarecimentos sobre o contrato de prestação de serviço que a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) mantém com o Poder Executivo desde 2002.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *