Logo Jornal Interação

Honraria é concedida às mulheres que tiveram destaque com relevantes serviços prestados à sociedade araxaense. Prêmio Carlota de Melo também foi entregue.

 Em decorrência da proximidade do Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Araxá realizou, mais uma vez, homenagem a mulheres de destaque, com a Medalha Leonilda Montandon. A outorga é feita anualmente pela Câmara Municipal de Araxá para prestar homenagem a mulheres pelos relevantes serviços prestados à família araxaense. A cerimônia este ano foi realizada no último dia 11, às 20h, no Cine Teatro Brasil. Ao todo, 15 mulheres foram homenageadas com a honraria que leva o nome de Leonilda Montandon, uma professora muito conhecida na cidade.

Nascida em Araxá, aos 15 de julho de 1904, seus pais eram Alexandre Scarpellini e Maria Augusta Montandon, (dona Mariquinha). Começou seus estudos infantis no Colégio das Irmãs Magalhães Dona Iaiá e Dona Rosinha, o primeiro colégio de Araxá. Aprendeu as primeiras letras com sua mãe, a senhora Maria Augusta Montandon, (dona Mariquinha), sob o olhar sempre atento do pai Alexandre Scarpellini.

Diante de sua representatividade adquirida com os serviços prestados à educação, em Araxá, a Câmara Municipal instituiu a medalha com o nome da educadora em 1998, em uma proposição da então vereadora Rosa Vilaça, por meio da Resolução n° 265/98.

As agraciadas com a medalha foram: Edinah Augusta Moreira de Faria Sousa, Alda Sandra Barbosa Marques, Lúcia Ignês Mesquita de Paula, Lucília Cardoso Porfírio, Mariana Pontes Andrade, Marli Abadia Tibúrcio Andrade, Maria Aparecida de Santana Rocha, Nilza Contato Balieiro, Regina de Lourdes Mari, Renata das Graças Batista Lima, Rosa Maria Maciel, Sebastiana da Silva Amâncio, Terezinha Pimenta de Oliveira, Vanja Darc do Prado Gonçalves e Zulma Moreira.

Todas foram indicações feitas por cada vereador da Casa. De acordo com o presidente da Câmara Municipal, Miguel Alves Ferreira Júnior, reconhecer o talento das homenageadas é fundamental, não somente por serem mulheres, mas também por construírem uma história de trabalho, de luta e de conquistas. “A gente fica feliz com essa noite aqui na apresentação de cada currículo, de cada mulher homenageada. São histórias de vida, de luta, de superação, isso é muito bacana. É um dos eventos mais bonitos daqui da cidade, quando a gente reúne a sociedade para render homenagem às pessoas humildes”, disse.

Para a atleta de jiu-jítsu, Marli Abadia Tibúrcio Andrade, a honraria significa o reconhecimento do seu trabalho. “É uma satisfação, uma honra e até mesmo uma surpresa. Eu não estava esperando. Eu fui indicada pelo vereador Fabiano [Santos Cunha], estou muito satisfeita. São 28 anos dedicados ao jiu-jítsu. Pretendo continuar. Isso é a minha vida”, colocou a atleta agraciada.

A diretora da Escola Estadual Professor Luiz Antônio Corrêa de Oliveira (Polivalente), Zulma Moreira, também foi agraciada e destacou que começou a trabalhar na área da educação há mais de 20 anos. “Eu comecei como professora de História no Ensino Médio e também fui vice-diretora, por 10 anos, da Escola Estadual Armando Santos, no bairro São Geraldo e trabalho na Escola Polivalente tem exatamente 7 anos como diretora. Envaidece saber que nós fazemos um trabalho que é reconhecido por dar frutos de uma maneira importante, pois contribui para a sociedade. A gente fica muito honrada”, ressaltou a diretora.

Em nome das homenageadas, pronunciou Lucília Cardoso Porfírio, ex-aluna de Leonilda Montandon, que ressaltou a importância da professora para a educação de Araxá. Juninho da Farmácia pronunciou em nome dos vereadores e falou que somente homenagear 15 mulheres com a medalha é muito pouco devido à importância delas na sociedade araxaense.

 Prêmio Carlota de Melo

 O Prêmio Carlota de Melo carrega o nome de uma importante empresária que foi presidente honorária da Acia. A honraria criada em 2002 tem como objetivo valorizar o trabalho de uma empresária que se destaque durante cada ano. A presidente da Câmara da Mulher Empreendedora da Acia no Estado, Ana Luiza Borges Goulart, anunciou o nome de Maria de Lourdes Coelho Lemos como mulher destaque no mundo empresarial.

“Em nome da Maria de Lourdes Coelho, todas as mulheres se sentem homenageadas por nós já que hoje é muito visto o crescimento da mulher no mundo empresarial, que gere uma empresa com a mesma competência que o homem. Sentimos honrados em prestar essa homenagem”, discursou Ana Luiza, durante solenidade.

A empresária Maria de Lourdes Coelho trabalha no comércio há 26 anos. Ela atuou no segmento de confecção e atualmente é proprietária da Iluminart, pertencente ao ramo de decoração e iluminação. “Cada vez mais esse mercado está sendo valorizado. Estou muito honrada e feliz. O prêmio concedido é de grande responsabilidade e uma valorização do meu trabalho durante tantos anos no comércio. É uma motivação a mais para continuar trabalhando e realizando novos projetos”, finalizou.

A mesa de trabalho foi composta pelo presidente da Câmara, Miguel Alves Ferreira Júnior (PMDB) e esposa, Sandra Cardoso Alves, pela ex-vereadora Rosa Vilaça, autora da resolução que instituiu a medalha em 1998, pela vereadora Néia da Uninorte, pelo prefeito Jeová Moreira da Costa e primeira-dama, Elba Barbosa Moreira, pela vice-prefeita Edna Castro, pela presidente da Câmara da Mulher Empreendedora da Acia, Ana Luiza Borges Goulart, e pelo deputado estadual Bosco.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *