Logo Jornal Interação

Processo eletivo foi realizado nesta tarde de 2ª-feira, 11, na sede da Associação Comercial e Industrial de Araxá (Acia) e seguiu o que consta no estatuto da Fundação Cultural de Araxá, mantenedora do Uniaraxá.

Na tarde desta segunda-feira, 11, a Fundação Cultural de Araxá (FCA), mantenedora do Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá), promoveu a eleição dos novos membros do seu Conselho Diretor, órgão responsável pela administração das políticas e estratégias administrativas da FCA. O processo eletivo foi realizado na sede da Associação Comercial e Industrial de Araxá (Acia) e contou com a participação de 21 membros do Conselho Comunitário, que votou para definir os novos membros do Conselho Diretor.  Segundo o estatuto, os membros escolhidos começam a assumir os seus respectivos cargos a partir do próximo dia 1° de abril, referente ao mandato 2013/2015.

 De acordo com o novo estatuto feito em virtude de uma ação do Ministério Público, que passou o perfil jurídico da Fundação Cultural de Araxá de pública para privada, no início de 2011, a partir dessa eleição, os novos componentes do Conselho Diretor da mantenedora do Uniaraxá têm que ser escolhidos pelos membros do Conselho Comunitário, criado também há dois anos. Os componentes desse conselho são representantes da Associação dos Ruralistas do Alto Paranaíba (Arap), Cooperativa Agropecuária de Araxá (Capal), Sindicato dos Produtores Rurais, Cooperativa de Crédito Rural de Araxá (Crediara), Sociedade Regional de Medicina, Conselho Municipal de Educação, Fundação Maçônica, Conselho Municipal de Saúde, Ordem dos Advogados do Brasil  (OAB – Araxá), Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Conselho Regional de Administração (CRA), Diretório Central dos Estudantes (DCE), Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) e Uniaraxá.

O estatuto rege ainda que, ao todo, são nove membros que compõem o Conselho Diretor, sendo que o mandato de cada um é de dois anos, podendo haver duas reconduções consecutivas, à exceção da representante da Secretaria de Educação, atual gestora, Maria Célia Araújo Oliveira, que é cadeira permanente no Conselho Diretor.

Dos atuais membros do Conselho Diretor composto por sete representantes, quatro conseguiram se reeleger, que foram os professores José Oscar de Melo, José Carlos da Silva e Adriene Costa de Oliveira Coimbra no Conselho Diretor Anterior [que substitui o Conselho Provisório], pasta esta que beneficia a permanência de profissionais que fizeram parte dessa gestão, visando à continuidade da realização de projetos em prol do Uniaraxá, e o empresário Fernando Lima Pereira Rabelo, como representante da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Araxá (CDL).

Os outros componentes escolhidos pelo Conselho Comunitário foram o presidente Marcio Antônio Farid, representando a Associação Comercial e Industrial de Araxá (Acia), os professores Agenor Manoel de Carvalho e Fabrício Borges Oliveira, no Conselho Universitário, e Otávio Gomes de Menezes Neto, no Sindicato dos Produtores Rurais, cadeira esta criada pela Fundação Cultural de Araxá e que voltou a ser ocupada desde setembro de 2012 por essa categoria provisoriamente pelo seu presidente Alberto Adhemar do Valle Júnior até a realização dessa eleição. Para aumentar o número de cadeiras do Conselho Diretor, uma terceira vaga do Conselho Diretor Anterior, o antigo Conselho Provisório, foi estabelecida no novo estatuto da FCA, compondo assim os nove membros.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *