Logo Jornal Interação

Em 24 de fevereiro de 1932, as mulheres conquistaram o direito de voto no Brasil.

Em reunião ordinária nesta terça-feira, 26, a vereadora Credinéia Maria dos Santos Silva, a Néia da Uninorte (PDT), não utilizou a tribuna, mas destacou uma conquista muito importante para todas as mulheres. Em 24 de fevereiro de 1932, foi conquistado, por todas as mulheres, no Brasil, o direito de voto. Anteriormente apenas as mulheres casadas e com a permissão do marido, as viúvas e solteiras que tinham renda própria podiam votar nas eleições.

As mulheres que não faziam parte desse grupo obtiveram o direito do voto por meio da publicação do Código Eleitoral Provisório do dia 24 de fevereiro, por meio do Decreto 21.076. Em 1934, as restrições ao voto feminino foram eliminadas do Código Eleitoral, embora o voto fosse obrigatório somente aos homens. Em 1946, a obrigatoriedade do voto foi estendida às mulheres.

Na Câmara Municipal, a vereadora Néia da Uninorte (PDT) é a única mulher no Legislativo. Ela recebeu expressivos 784 votos na eleição passada e ficou como suplente na Coligação “Araxá em Boas Mãos”. No início de 2013, ela assumiu a cadeira de José Domingos Vaz (PDT) que, a convite de Jeová, foi para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano.

A história de Néia é um exemplo de superação para todas as mulheres. Ela tem 31 anos, é casada e veio de uma família humilde. Néia foi varredora de rua, faxineira e facilitadora de saúde na Uninorte, quando retomou os estudos e se tornou técnica em enfermagem.

Como vereadora, Néia aproveitou para lembrar todas as mulheres sobre este dia e também da importância dele para o crescimento, não só de Araxá, mas de todo o Brasil. “Hoje, nós mulheres, exercemos plenamente o direito de votar e de sermos votadas, direito esse conquistado há apenas 81 anos. Como nós temos a nossa importância, as mulheres precisam participar da política também e correr atrás dos seus direitos e deveres ajudando a população”, concluiu.

Nas últimas eleições municipais disputadas em 2012 em Araxá, de 59.628 eleitores, cerca de 30.000 mulheres participaram do pleito que deu vitória para o atual prefeito de Araxá, Jeová Moreira da Costa. 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *