Logo Jornal Interação

A 50ª edição da Campanha da Fraternidade trata do tema ‘Fraternidade e Juventude’.

Lançada anualmente na Quarta-feira de Cinzas, período em que se inicia também a quaresma, a Campanha da Fraternidade promove o seguinte tema para 2013, intitulado “Fraternidade e Juventude”. O objetivo é acolher os jovens e oferecer caminhos para sua participação efetiva na comunidade da Igreja Católica e na construção de uma sociedade mais fraterna, fundamentada na cultura da vida, justiça e paz.

A Campanha da Fraternidade é realizada no Brasil desde 1964. Anualmente, a Igreja seleciona um tema de interesse coletivo e procura envolver toda a sociedade durante a Quaresma, período entre o Carnaval e a Sexta-feira Santa, em que os católicos praticam ações para ajudar o próximo assim como fez Jesus, segundo o catolicismo.

Além de chamar a atenção do jovem para entrar na Igreja Católica, para o novo pároco da Igreja Matriz de São Domingos de Gusmão, Duile de Assis Castro, a realização da Jornada Mundial da Juventude no Brasil, em junho, também influencia no que tange a colocação deste tema. “É uma faixa da nossa população que precisa de um carinho especial pelo que ela vive e pelo que vai viver no seu significado do aqui e agora nessa época e do significado da Jornada da Juventude, formando a sociedade de amanhã”, afirmou.

“O jovem tem as suas ânsias e as suas expectativas. A Igreja é sempre um lugar propício para que o jovem se encontre como jovem. Vou dar um exemplo: aqui no Colégio Dom Bosco, de sábado (9) até ontem (12), estavam em retiro 102 jovens internados, fazendo toda uma movimentação que não é tão simples de fazer. Eles estavam dispostos e alegres, e saíram com o coração exultante, porque algo de novo aconteceu em suas vidas”, comentou padre Duile.

O padre acredita que essa participação dos jovens na sociedade e também na igreja seja importante para o desenvolvimento de um país mais justo. “É importante, porque, na igreja, o jovem tem a sua vez. É um jovem que sabe tocar violão; existe a possibilidade de ele ajudar na liturgia eucarística, ajudar nos cânticos, então, o jovem que sabe ler, é a mesma coisa, que saiba trabalhar com gincana ou coisa semelhante…  Temos esse espaço para eles. Governamentalmente falando, às vezes, não se tem esse espaço devido ao jovem”.

O pároco destacou que não é muito difícil de o jovem entrar na igreja, mas sim, em outros setores como na política. “Nas atuais circunstâncias, é muito difícil você ver um político jovem como deputado federal. Não vou falar que é a solução, mas as escolas deveriam ter atividades que proporcionassem o protagonismo do jovem. Eles agindo de acordo com aquilo que interessa junto, naturalmente, com o adulto e não em oposição ao adulto”.

Padre Duile Assis de Castro ainda aponta o lema da Campanha de Fraternidade como um dos diferenciais para chamar a atenção dos jovens. “Naquele slogan da campanha que aparece ‘Eis-me aqui. Estou pronto’ é essa a disposição do jovem. É uma frase tirada do livro do profeta Isaías, capítulo 6°, versículo 4, que mostra essa disposição do profeta. O jovem quer ser chamado para ser enviado. A vocação é essa e sempre está ligada a uma missão. Ele sempre está indisposto. Se nós não dermos oportunidades a ele, o tráfico dá, e é escravizador”, ressaltou.

“O jovem tem a sua ação no mundo. Tem o seu espaço. Agora, primeiro ele tem que saber qual é o espaço dele; seja no esporte, seja em uma atuação que já dissemos, na Igreja. Chegando a essa conclusão, ele vai ser acolhido e se sentir bem consigo mesmo. Todo mundo vai gostar de suas atitudes, porque ninguém rejeita ação feita com boa vontade”, finalizou o pároco.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *