Destaque »

Lídia Jordão faz palestra no 13º Encontro Mulheres com Direito

17 de maio de 2019 – 19:12 |

Lídia Jordão representou Minas Gerais, juntamente com mais nove mulheres da área do Direito, de outros estados do País. Ela foi convidada pela coordenação geral  do Encontro, através da Drª Fabiana Garcia. Para Jordão, …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home »

TERRA EM TRANSE

PREMIADO CLÁSSICO DO CINEMA BRASILEIRO COMPLETA CINCO DÉCADAS

1968- 2018

PRÓLOGO

Filmado em 1967, mas lançado nos cinemas, de todo o país, em 1968, em agosto daquele ano, este premiado filme nacional do diretor baiano Glauber Rocha, mantém aquele mesmo frescor de 50  anos atrás, em virtude de que o seu enredo e a sua ação permanecem atuais, parecendo muito com o momento político que o Brasil está atravessando,nos dias de hoje. Terra em Transe, é um filme que não perdeu o seu frescor e a produção filmada há 50 anos, um filme que não perdeu o seu frescor e a sua atualidade.

CRÍTICAS DE POLÊMICAS

Na época do seu lançamento este filme recebeu diversas críticas e foi alvo de muitas polêmicas, onde a ‘direita’,  alegava que este filme era uma verdadeira apologia ao marxismo e que o mesmo  faltava com respeito aos dogmas da Igreja Católica, sendo que por o outro lado, a ‘ esquerda’, dizia que  este filme era até ingênuo. Neste tempo, o diretor do filme Glauber Rocha, se ironizou e disse que: ‘Direita, esquerda, centro sempre me detestaram, entretanto este meu filme é a mais pura e cruel realidade, de  como são os políticos brasileiros.”   Enfim, ‘ Terrra em Transe’, continua umfilme muito atual.

SINOPSE  OU ENREDO

Em um país  fictício, chamado de Eldorado, um jornalista, dos mais espertos e muito competente, combate dois políticos corruptos, um é um político populista e o outro e um político conservador, da direita, onde em um emaranhado de ações a história termina com ações de contendas políticas, com suas arbitrariedades, suas misérias e seus crimes políticos, mostrando verdadeiramente que aquela era uma ‘Terra emTranse’.

FICHA TÉCNICA

Título: Terra em Transe

Ano: 1968

Cor: Preto e Branco

Produção: Luiz Carlos Barreto, Carlos Diegues, Glauber  Rocha,ZelitoViana e Raymundo Wanderley Reis.

Direção: Glauber Rocha

Fotografia: Luiz Carlos Barreto

Música: Sérgio Ricardo