Destaque »

Ganso empata com Patrocinense e garante vaga na semifinal da Segundona

14 de outubro de 2018 – 0:07 |

Terminou agora a pouco, ( sábado,dia 13 de outubro de 2018), a partida entre Patrocinense e Araxá Esporte, no estádio Júlio Aguiar, na cidade de Patrocínio, pela última rodada da fase de classificação do Campeonato …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home »

OS CHAMADOS E CONHECIDOS FILMES MALDITOS,

OS FILMES MALDITO

  Dentro da história do cinema, existe uma história ou superstição da existência de certos filmes que são mais importantes pela força com quem materializam alguma tensão ou acontecimento, do que simplesmente por seu mérito artístico ou estético da sua obra.

Existem certos filmes,poucos, que ao longo do tempo, foram  chamados e considerados como “Filmes Malditos”, isto em virtude por que eles, quando foram exibidos, filmados ou manipulados, eles trouxeram algum grande problema ou alguma enorme tragédia, então vejamos:

Nos Estados Unidos, no dia 13 de agosto de 1938, no Cine Astor, na cidade de Nova York, por ocasião  do lançamento e da primeira exibição do filme “RAMONA”, durante esta primeira exibição, um grande incêndio tomou conta de todo o cinema, deixando o trágico saldo de 200 mortos, com mais de 1000 feridos. Também, neste mesmo ano, no dia 25 de setembro, agora na cidade de São Francisco , também nos Estados Unidos, este mesmo filme “RAMONA” estava sendo exibido no Cine Lux, quando o teto do cinema veio a desabar, matando 600 pessoas e deixando muitos feridos.

No dia 16 de outubro daquele mesmo ano, agora no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, “RAMONA” estava programado para ser exibido no Cine Odeon, quando um forte vendaval, junto com uma forte tempestade destelhou todo o prédio daquele cinema, não sendo possível  haver a exibição daquele filme, felizmente não houve nenhum morto, apenas alguns feridos.

“RAMONA”,  depois disto, não chegou a ser exibido em mais nenhum outro cinema, pois o mesmo foi recolhido e todas as cópias desde filme, foram retirados de circulação, pela sua cia, produtora, que era a United Artists.

Este filme nunca mais foi relançado, sendo que o mesmo levava a direção de EDWIN CAREWE, tendo em seu elenco a participação de Dolores Del Rio, Warner Baxter e Vera Lewis. Nunca mais ouviu-se mis nada a respeito deste filme, nunca foi refilmado, inclusive até a música deste filme, nunca mais foi tocada, contavam os mais antigos, que esta música, do filme, era lindíssima. Superstição ou Coincidência fatídica?

Outro filme que foi considerado como filme maldito foi “SANGUE DE BRAVOS” (The Conqueror), uma produção da RKO Rádio Pictures, filmado em super tecnicolor, com direção de Dick Powll, uma produção de Howard Hurghes, tendo em seu elenco Jonh Wayne, Susan Haywards, Pedro Armendariz, Agnes Moorehed e Thomaz Gomez.

Há de registrar que as filmagens foram realizadas no ano de 1954, no deserto de UTAH, justamente no local onde os Estados Unidos utilizaram para realizar testes com as bombas atômicas, nos tempos das 1ª Guerra Mundial.

Então, anos depois, vários participantes deste filme, um por um, inclusive o pessoal da equipe técnica de filmagens, todos eles, vieram a falecer com os mais diversos tipos de câncer, contaminados talvez, por energia nuclear. O primeiro a falecer foi o diretor do filme Dick Powell, depois faleceram sucessivamente, Pedro Armendariz, Thomaz Gomes, Susan Hayward e outros, sendo que o último a sucumbir foi o conhecido ator John Wayne, que lutou até o que pode para combater um câncer nos pulmões.

Há de se contar que no ano de 1993, a cópia deste filme, “SANGUE DE BRAVOS”, estava nos laboratórios da Sony, em Hollywood, quando o mesmo estava sendo transcodificado para ser passado para fita de vídeo e DVD, quando aconteceu uma inexplicável explosão, no aparelho ocorrendo  uma danificação na aparelhagem, ocorrendo também a destruição de toda a fita original.
A administração da Sony, então ao tomar o conhecimento destas histórias de maldição, suspendeu os trabalhos e nunca mais o filme “Sangue de Bárbaros”, foi lançado em vídeo ou DVD. Supertição ou Coincidência Fatídica?
No mais recente episódio sobre a existência de certos filmes são malditos, aconteceu com o excelente filme  “CLUBE DA LUTA” (Fight Club), filme com direção de DAVID FINCHER, com o ator Brad Pit. Sendo quando este filme estava  sendo exibido em um cinema, na cidade de São Paulo, e foi quando um malucão, entrou  no cinema, durante a exibição desde filme e armado com uma metralhadora, entrou atirando para todos os lados, deixando um trágico saldo de vários mortos e diversos feridos. Esta tragédia aconteceu em meados de 1999.
Após este episódio, “CLUBE DA LUTA”, tornou-se um verdadeiro fracasso de bilheteria em todo país.
E em maio do ano 2.000, também na cidade de São Paulo, este filme, teve 10 (dez) cópias desde filme danificados e estragadas, por um grupo de vândalos, que invadiram a filial da firma, de madrugada e fizeram tal estrago. Sendo que nada foi roubado ou levado da Cia. Por que ? Seria também este filme um “FILME MALDITO”.
Então a cida, produtora conhecedora destas antigas histórias de “Filmes Malditos”, ou seja a FOX Filmes, acatando uma sugestão da Matriz da Cia, retirou a exibição, de todo o pais desde filme, talvez para se precaver de algum mal entendido ou de alguma antiga supertição.
Afinal ninguém ficou sabendo, o que sei é que por supertição ou coincidência, existe um seleto grupo de filmes, que são conhecidos como os  “FILMES MALDITOS”.