Destaque »

FestNatal resgata e destaca tradição das Folias de Reis

18 de dezembro de 2018 – 11:53 |

Uma tradição que está na alma do mineiro. Símbolos da chegada do período natalino e recentemente reconhecidas como Patrimônio Imaterial do Estado, as Folias de Reis ganharam espaço este ano no maior Festival Natalino de …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home »

“ETERNOS ÍDOLOS DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA”

“BELCHIOR”

Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, era o nome completo de BELCHIOR,que foi um dos maiores artistas do Brasil,o qual foi um compositor e cantor,de canções que marcaram época,como foram entre algumas ,os clássicos ,”APENAS UM RAPAZ LATINO AMERICANO”,ou  “COMO NOSSOS PAIS”(eternizado na magistral interpretação de Elis Regina”,”MEDO DE AVIÃO ou “PARALELAS”).

BELCHIOR,era natural da cidade de Sobral no Ceará ,tendo nascido em 1962 e falecido aos 70 anos de idade,no dia 30 de Abril deste ano ,na cidade de Santa Cruz no Sul(RS),de causas naturais.

“CARREIRA”

Belchior ,teve uma rica carreira artística,como cantor e compositor ,foi carreira curta ,mas muito criativa ,sendo que ele criou uma identidade própria,no seu estilo de compor e de cantar,enfim ele sempre foi diferente de todos os outros cantores,pois com muito talento e emoção,ele sabia como emocionar ao grande publico e infelizmente o Brasil perdeu um dos seus maiores artistas do mundo musical.

“PARCEIROS”

Ao longo de sua carreira BELCHIOR possuiu poucos parceiros em suas músicas ,pois ele preferia fazer tudo sozinho,entretanto,entre os seus poucos parceiros na música,há destaque para ótimo FAGNER,seu conterrâneo,com o qual  compuseram o inesquecível “MUCURIPE”.

“ESTILO DE VIVER”

BELCHIOR,na sua maneira de viver ou de encarar a vida,tinha o seu próprio estilo ,que era por detestar muita badalação ou de ficar por demais exposto a “mídia”,ele sempre preferia ficar meio calado ou um pouco de lado.

Por isto foi que ele por diversas vezes,por vontade própria ,de vez em quando ele sumia ou desaparecia do contacto dos amigos ou das gravadoras,sendo que mudava de endereço,sem deixar nenhum endereço ,simplesmente ele desaparecia de todos.Tinha uma verdadeira aversão a vida publica.Foi casado por 2 vezes e deixou uma filha,fruto do seu primeiro casamento.

“A SUA MAIOR OBRA-PRIMA”

Foi o seu disco LP,intitulado de “ALUCINAÇÃO”,que se tornou um verdadeiro clássico e que foi gravado em 1976 e que hoje vale uma fortuna no mercado dos colecionadores de discos raros.

“OS SEUS 10 MAIORES SUCESSOS”

1)”APENAS UM RAPAZ LATINO AMERICANO”

2)“COMO NOSSOS PAIS”

3)”PARALELAS”

4)”NA HORA DO ALMOÇO”

5)”A PALO SECO”

6)”CORAÇÃO SELVAGEM”

7)”MUCURIPE”

8)”GALOS,NOITES E QUINTAIS

9)”TODO SUJO DE BATOM”

10)”MEDO DE AVIÃO”

“FINAL”

A arte de BELCHIOR,nasceu com ele mesmo,sendo possível que ela tenha sido herdada,daqueles cantores ambulantes do Ceará,os quais ele admirava muito,que enfrentavam as feiras livres que era uma mistura de músicas regionais com emboladas.BELCHIOR com seu estilo único,foi verdadeiro em suas músicas,onde ele mostrava o cotidiano das pessoas,numa impressionante “brasilidade”,em todos os seus temas.Enfim,ele foi um artista completo e para quem o conhecia,tenho certeza de que ele irá deixar muitas saudades.

(FIM)

Francisco José Géa.