Logo Jornal Interação

 

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS REFERENTE AO SEMESTRE FINDO EM 30 DE JUNHO DE 2022

 

RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO

À Diretoria Colegiada

Atendendo às disposições legais e estatutárias, publicamos as demonstrações financeiras relativas ao período findo em 30 de junho de 2022, as quais foram elaboradas de acordo com a legislação vigente, com as práticas contábeis adotadas no Brasil e com as normas do Banco Central do Brasil – BACEN, consubstanciadas no Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional – COSIF. As mesmas refletem a estrutura societária da ZEMA CRÉDITO, FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO S.A., (“Companhia”, “Zema CFI S.A.” ou “Zema Financeira”))

Em 05 de dezembro de 2014 foi aprovada pelo Banco Central do Brasil (BACEN) a transferência do controle acionário da instituição financeira Múltipla Crédito, Financiamento e Investimento S/A, conforme previsto no contrato de compra e venda de ações, datado de 15 de agosto de 2013 e processo Pt 1301586782, a qual deixou de integrar o grupo Marquise e passando a integrar o Grupo Zema.

No dia 24 de junho de 2015 o BACEN aprovou as seguintes alterações:

  • Alteração da razão social da empresa, deixando de ser denominada Múltipla Crédito, Financiamento e Investimento S.A. para Estrela Mineira Crédito, Financiamento e Investimento S.A.
  • Transferência da sede social para o município de Araxá-MG
  • Reforma estatutária, alteração dos artigos 1º, 2º e 11º do estatuto social.

Em 26 de setembro de 2019 o Banco Central aprovou a alteração da razão social da empresa, a qual passa a exercer o nome de Zema Crédito, Financiamento e Investimento S.A. ou Zema CFI S.A, valorizando ainda mais a marca da instituição.

1)    CONJUNTURA ECONÔMICA

CENÁRIO ECONÔMICO MUNDIAL

Quando mencionamos a economia no âmbito global e considerando o primeiro semestre de 2022, pode-se destacar diversas ocorrências de extrema importância. Se tratando dos impactos diretos e indiretos ainda causados pela crise sanitária da Covid-19, pode-se destacar a mudança no comportamento dos consumidores. Grande parcela da população deu preferência para o consumo de bens duráveis ao invés de serviços, devido principalmente aos lockdowns. Logo, essa prática fez com que houvesse a centralização das cadeias de produção de bens duráveis, como, por exemplo, aconteceu na Ásia. Com isso, uma das principais consequências do aumento da demanda por produtos e a monopolização do processo produtivo está sendo o aumento acentuado da inflação.

De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), uma das diversas causas que explica a elevação da taxa de inflação é o aumento no preço de energia. O FMI também destaca a guerra entre Rússia e Ucrânia, que sensibilizou diretamente na alta do gás. A CNN complementa que a guerra na Ucrânia colaborou para o aumento da taxa de inflação mundial, por ser uma grande produtora e exportadora de grãos, fertilizantes, petróleo e gás. O FMI espera que a inflação global para o ano de 2022 avance de 3,1% para 3,9% nos países desenvolvidos e de 5,7% para 5,9% nos países emergentes. Já para o ano de 2023, a organização acredita que a taxa de inflação caia para 2,1% nos países desenvolvidos e vá para 4,7% nos países emergentes.

Em relação ao mercado financeiro, a grande maioria das bolsas de valores ao redor do mundo estão com resultados acumulados negativos no primeiro semestre do ano. Muito disso, se deve as questões macroeconômicas, como, por exemplo, alta do índice inflacionário, elevação da taxa de juros, regressão da economia dos Estados Unidos e a guerra na Ucrânia. Para se ter ideia, de 01/01/2022 até a data de 20/06/2022 nos Estados Unidos, S&P 500, Dow Jones e Nasdaq caíram 23,39%, 18,30% e 30,98%, nesta ordem. Já na Ásia, o Nikkei 225 (Tóquio) caiu 12,05% e o SSE Composite (Xangai) regrediu 8,72%. Em contrapartida, nesse mesmo período três bolsas de valores apresentaram índices positivos. Sendo elas, Merval – Argentina com alta de 4,26%, Bolsa de Santiago – Chile com 18,01% e PSI – Portugal em 7,73%. Já a cotação do dólar comercial no primeiro semestre, teve grande oscilação com máxima de $5,7042 e mínima de $4,6175 frente ao real.

De maneira geral, nota-se que ocorreu piora no âmbito econômico e financeiro das nações, devido primordialmente pelas altas taxas de juros e inflação. Em concordância a isso, o Banco Mundial revisou a previsão de crescimento do PIB global de 4,3% para 4,1% até o final de 2022, já o FMI ajustou o dado indicador de 4,9% para 4,4%. Por outro lado, o quadro sanitário global que foi bastante afetado no passado próximo graças a disseminação da Covid-19 e suas variantes, vem se estabilizando. A expectativa é que a partir do próximo ano a situação fique mais próxima de como era no período pré-pandemia.

CENÁRIO ECONÔMICO BRASILEIRO

Se tratando do cenário nacional, percebe-se que no primeiro mês do ano de 2022 houve uma alta na propagação do vírus da Covid-19 e suas variantes. Contudo, os impactos causados foram menos significativos se comparado a períodos anteriores. De acordo com o Our Word In Data, o primeiro semestre do ano encerrou com 79,5% da população brasileira totalmente vacinada. Já em esfera mundial, o resultado ficou em 61,7% da população totalmente vacinada. Além disso, se compararmos com a vacinação de um país desenvolvido, como, por exemplo, Estados Unidos que fechou o período com 67,5%, nota-se que o Brasil se encontra acima da média nesse quesito.

No que tange a economia brasileira, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) no acumulado de 2022 já é de 5,49%. Se comparado com o mesmo intervalo de tempo de 2021, o acumulado ficou em 3,71%. Já no primeiro semestre de 2020, período em que iniciou a pandemia, o IPCA acumulado foi de 0,1 %. De acordo com o IPEA, um dos principais motivos para essa realidade se dá pela velocidade no aumento de preço das commodities internacionais e também a divergência entre oferta e demanda de insumos industriais. Vale destacar que muitos países também estão vivendo um cenário inflacionado devido esses aspectos internacionais.

Falando ainda sobre a economia, a taxa SELIC teve seu décimo primeiro aumento consecutivo, onde no dia 15/06/2022 chegou na casa dos 13,25%. De acordo com o IPEA, a expectativa é que o ano de 2022 se encerre com esse índice ainda maior, no patamar de 13,75%. Em contrapartida, é esperado também pelo IPEA que no ano de 2023 a taxa volte a reduzir, encerrando o período na casa dos 10%. Em complemento a isso, no primeiro trimestre de 2022 o Produto Interno Bruto (PIB) aumentou em 1,0% se comparado com o trimestre anterior. O setor de serviço juntamente com o setor industrial foram os principais responsáveis pela ascensão desse índice. Já o PIB agrícola teve uma redução já esperada, devido a uma queda de 12,2% na produção de soja.

Entrando para o mercado financeiro, o primeiro semestre de 2022 foi rodeado de oscilações. O índice Ibovespa dia 30/03 obteve a sua máxima e chegou a bater 120.259,76 pontos. Já em 23/06 chegou na mínima do período que foi de 98.080,34 pontos. Contudo, no acumulado do semestre o Ibovespa apresenta uma queda de 4,45%. Alguns papeis se destacaram no semestre de forma positiva, como foi o caso da Cielo (CIEL3), com alta de 65,76% e Eletrobrás (ELET6) com 47,05%. Já de maneira negativa, os destaques foram Magazine Luiza (MGLU3) com queda de 67,59% e Meliuz (CASH3) com 66,67%. Todavia, espera-se que o segundo semestre ainda apresente grande volatilidade, pois de acordo com as previsões divulgadas no mercado, é aguardado que a taxa SELIC ainda aumente. Além disso, no mês de outubro haverá o período eleitoral no país.

Por mais que alguns índices melhoraram, como, por exemplo, o PIB e os dados relacionados a Covid-19. Outros índices pioraram como foi o caso da taxa de inflação e taxa de juros. É certo que o ano de 2022 será de grandes desafios nos âmbitos econômico, político e social. Contudo, espera-se que o ano de 2023 traga resultados positivos relacionados a essas vertentes.

2)    ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

A Zema CFI S.A. iniciou em 2015 suas atividades tendo como principal foco de atuação os atuais e potenciais consumidores das classes C, D e E situados em diversos municípios dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo onde a rede varejista Eletrozema, seu maior correspondente, possui ao todo mais de 430 lojas.

No ano de 2018, a Zema Financeira iniciou a expansão de correspondentes bancários e desde então vem firmando contratos com diversos parceiros para oferta dos produtos Empréstimo Pessoal e Crédito Direto ao Consumidor (CDC). Tal decisão visa tornar a Zema CFI S.A. cada vez mais independente perante os demais negócios do Grupo Zema.

Em 2022, a Companhia vem expandindo seu leque de negócios cada vez mais. Em março, iniciou o trabalho com vendas de empréstimos por meio de antecipação de FGTS e no final do primeiro semestre começou a operar com o produto Capital de Giro para dois parceiros. Já para o primeiro mês do segundo semestre, a entidade disponibilizará a aquisição do cartão de crédito para os clientes do parceiro Eletrozema.

3)    NEGÓCIOS, PRODUTOS E SERVIÇOS

A Zema CFI S.A. opera atualmente com os seguintes serviços: Empréstimo pessoal via carnê ou canal digital, empréstimo consignado, antecipação de FGTS e Capital de Giro; desconto de recebíveis, crédito direto ao consumidor e cartão de crédito. Abaixo evidenciamos a segregação de cada uma das duas carteiras:

Em milhares de reais (R$)
Direcionamento de Negócios                                30/06/2022                       31/12/2021
                                  Valores %                                  Valores %
Empréstimos via carnê e canais digitais                                 364.954 53,76%                                 409.169 57,27%
Empréstimos Consignado                                   18.469 2,72%                                     4.149 0,58%
Desconto de Duplicatas                                     6.446 0.95%                                     8.611 1,21%
Crédito direto ao consumidor                                 271.375 39,98%                                 291.080 40,74%
Cartão de Crédito a vencer e rotativo                                     2.422 0,36%                                     1.664 0,21%
Antecipação de FGTS                                    14.692 2,16%                                            –         –
Capital de Giro                                         489 0,07%                                            –         –
Saldo Total                                 678.845 100,00%                                 714.673 100,00%

4)    RECURSOS CAPTADOS

A Companhia possui duas modalidades de captação de recursos: letras de câmbio e depósitos a prazo, sendo essa última subdividida em Certificado de Depósito Bancário (CDB), Recibos de Depósitos Bancários (RDB) e Depósito a Prazo com Garantia Especial (DPGE). Abaixo demonstramos os saldos referente às captações:

Em milhares de reais (R$)
Modalidade de Aplicação                                  30/06/2022                                    31/12/2021
                                Valores                 %                                  Valores %
Depósitos a Prazo em CDB                                  113.317 30,33%                                   47.393 11,59%
Depósitos a Prazo em RDB                                    21.181   5,67%                                   22.353   5,47%
Depósitos a Prazo em DPGE                                 143.155 38,32%                                 191.202 46,76%
Letras de Câmbio                                   95.953 25,68%                                 147.986 36,19%
Saldo Total                                  373.606 100,00%                                 408.934 100,00%

5)    RESULTADO

A Zema CFI S.A. apurou prejuízo líquido de R$ 6.174 mil durante o primeiro semestre de 2022, representando uma queda no resultado de 117% quando comparado com o primeiro semestre do ano anterior, em que o lucro líquido foi de R$ 35.576 mil.

6)    BONUS REAIS SOBRE O ATIVO, GARANTIAS PRESTADAS E OUTRAS RESPONSABILIDADES EVENTUAIS E CONTINGENTES

Não há existência de ônus sobre os ativos da Zema CFI S/A ou prestação de garantias a terceiros e outras responsabilidades.

Sobre os passivos contingentes, no primeiro semestre de 2022 a Zema Financeira havia registrado em seus demonstrativos provisão integral sobre o valor estimado de perda nas demandas classificadas como provável no valor de R$ 1.551 mil. Em 30 de junho de 2021 esse saldo era de R$ 863 mil.

 

 

Edifício Walk Bueno Business

Rua T-55, N.930 – 11º Andar, Salas 1110 a 1115

Setor Bueno – Goiânia – GO – CEP: 74215-170

 

Tel:    +55 62 3605-1100

ey.com.br

 

 

Uma empresa-membro da Ernst & Young Global Limited

Relatório do auditor independente sobre as demonstrações financeiras

 

Aos

Administradores da

Zema Crédito, Financiamento e Investimento S.A.

Araxá/MG

 

Opinião

 

Examinamos as demonstrações financeiras da Zema Crédito, Financiamento e Investimento S.A. (“Companhia”) que compreendem o balanço patrimonial em 30 de junho de 2022, e as respectivas demonstrações do resultado, do resultado abrangente, das mutações do patrimônio líquido e dos fluxos de caixa para o semestre findo nessa data, bem como as correspondentes notas explicativas, incluindo o resumo das principais políticas contábeis.

 

Em nossa opinião, as demonstrações financeiras acima referidas apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da Zema Crédito, Financiamento e Investimento S.A. em 30 de junho de 2022, o desempenho de suas operações e os seus fluxos de caixa para o semestre findo nessa data, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil aplicáveis às instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil (BACEN).

 

Base para opinião

 

Nossa auditoria foi conduzida de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria. Nossas responsabilidades, em conformidade com tais normas, estão descritas na seção a seguir, intitulada “Responsabilidades do auditor pela auditoria das demonstrações financeiras”. Somos independentes em relação a Companhia, de acordo com os princípios éticos relevantes previstos no Código de Ética Profissional do Contador e nas normas profissionais emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade, e cumprimos com as demais responsabilidades éticas de acordo com essas normas. Acreditamos que a evidência de auditoria obtida é suficiente e apropriada para fundamentar nossa opinião.

 

Outras informações que acompanham as demonstrações financeiras e o relatório do auditor

 

A diretoria da Companhia é responsável por essas outras informações que compreendem o Relatório da administração. Nossa opinião sobre as demonstrações financeiras não abrange o Relatório da administração e não expressamos qualquer forma de conclusão de auditoria sobre esse relatório. Em conexão com a auditoria das demonstrações financeiras, nossa responsabilidade é a de ler o Relatório da administração e, ao fazê-lo, considerar se esse relatório está, de forma relevante, inconsistente com as demonstrações financeiras ou com nosso conhecimento obtido na auditoria ou, de outra forma, aparenta estar distorcido de forma relevante. Se, com base no trabalho realizado, concluirmos que há distorção relevante no Relatório da administração somos requeridos a comunicar esse fato. Não temos nada a relatar a este respeito.

 

Uma empresa-membro da Ernst & Young Global Limited

Responsabilidades da diretoria e da governança pelas demonstrações financeiras

 

A diretoria é responsável pela elaboração e adequada apresentação das demonstrações financeiras de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, aplicáveis às instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil e pelos controles internos que ela determinou como necessários para permitir a elaboração de demonstrações financeiras livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro.

 

Na elaboração das demonstrações financeiras, a diretoria é responsável pela avaliação da capacidade de a Companhia continuar operando, divulgando, quando aplicável, os assuntos relacionados com a sua continuidade operacional e o uso dessa base contábil na elaboração das demonstrações financeiras a não ser que a diretoria pretenda liquidar a Companhia ou cessar suas operações, ou não tenha nenhuma alternativa realista para evitar o encerramento das operações.

 

Os responsáveis pela governança da Companhia são aqueles com responsabilidade pela supervisão do processo de elaboração das demonstrações financeiras.

 

Responsabilidades do auditor pela auditoria das demonstrações financeiras

 

Nossos objetivos são obter segurança razoável de que as demonstrações financeiras, tomadas em conjunto, estão livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro, e emitir relatório de auditoria contendo nossa opinião. Segurança razoável é um alto nível de segurança, mas não uma garantia de que a auditoria realizada, de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria, sempre detecta as eventuais distorções relevantes existentes. As distorções podem ser decorrentes de fraude ou erro e são consideradas relevantes quando, individualmente ou em conjunto, possam influenciar, dentro de uma perspectiva razoável, as decisões econômicas dos usuários tomadas com base nas referidas demonstrações financeiras.

 

Como parte da auditoria realizada, de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria, exercemos julgamento profissional e mantivemos ceticismo profissional ao longo da auditoria. Além disso:

 

  • Identificamos e avaliamos os riscos de distorção relevante nas demonstrações financeiras, independentemente se causada por fraude ou erro, planejamos e executamos procedimentos de auditoria em resposta a tais riscos, bem como obtivemos evidência de auditoria apropriada e suficiente para fundamentar nossa opinião. O risco de não detecção de distorção relevante resultante de fraude é maior do que o proveniente de erro, já que a fraude pode envolver o ato de burlar os controles internos, conluio, falsificação, omissão ou representações falsas intencionais.

 

Uma empresa-membro da Ernst & Young Global Limited
  • Obtivemos entendimento dos controles internos relevantes para a auditoria para planejarmos procedimentos de auditoria apropriados às circunstâncias, mas, não, com o objetivo de expressarmos opinião sobre a eficácia dos controles internos da Companhia.

 

  • Avaliamos a adequação das políticas contábeis utilizadas e a razoabilidade das estimativas contábeis e respectivas divulgações feitas pela diretoria.

 

  • Concluímos sobre a adequação do uso, pela diretoria, da base contábil de continuidade operacional e, com base nas evidências de auditoria obtidas, se existe incerteza relevante em relação a eventos ou condições que possam levantar dúvida significativa em relação à capacidade de continuidade operacional da Companhia. Se concluirmos que existe incerteza relevante, devemos chamar atenção em nosso relatório de auditoria para as respectivas divulgações nas demonstrações financeiras ou incluir modificação em nossa opinião, se as divulgações forem inadequadas. Nossas conclusões estão fundamentadas nas evidências de auditoria obtidas até a data de nosso relatório. Todavia, eventos ou condições futuras podem levar a Companhia a não mais se manter em continuidade operacional.

 

  • Avaliamos a apresentação geral, a estrutura e o conteúdo das demonstrações financeiras, inclusive as divulgações e se as demonstrações financeiras representam as correspondentes transações e os eventos de maneira compatível com o objetivo de apresentação adequada.

 

Comunicamo-nos com os responsáveis pela governança a respeito, entre outros aspectos, do alcance e da época dos trabalhos de auditoria planejados e das constatações significativas de auditoria, inclusive as deficiências significativas nos controles internos que eventualmente tenham sido identificadas durante nossos trabalhos.

 

São Paulo, 06 de setembro de 2022.

 

 

ERNST & YOUNG

Auditores Independentes S.S.

CRC – SP-015199/O

 

 

 

 

Eduardo Wellichen
Contador CRC-1SP184050/O-6

 

BALANÇOS PATRIMONIAIS DOS SEMESTRES FINDOS EM 30 DE JUNHO DE 2022 E 31 DE DEZEMBRO 2021 (em milhares de reais, exceto quando indicado)

 

ATIVO NOTA 30/06/2022 31/12/2021
   CIRCULANTE             519.890             589.681
     DISPONIBILIDADES 5                      982                      542
     INSTRUMENTOS FINANCEIROS               739.763               781.307
       Aplicações em depósitos Interfinanceiras 6                 92.809                 96.810
       Títulos de renda fixa 7                 15.612                 20.743
       Operações de crédito 8               627.699               661.178
       Outros instrumentos financeiros 9                   3.643                   2.576
     PROVISÕES PARA PERDAS ESPERADAS ASSOCIADAS 
      AO RISCO DE CRÉDITO 10             (220.824)             (192.168)
   NÃO CIRCULANTE               89.520               83.282
    REALIZÁVEL A LONGO PRAZO                 77.782                 81.587
     INSTRUMENTOS FINANCEIROS                 51.591                 53.890
       Operações de crédito 8 – e                 51.145                 53.497
       Outros instrumentos financeiros 9                      446                      393
     PROVISÕES PARA PERDAS ESPERADAS ASSOCIADAS 
      AO RISCO DE CRÉDITO 10                 (6.495)                 (6.059)
     CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS                 42.907                 33.755
       Créditos tributários 11                 42.907                 33.755
    PERMANENTE                   1.486                   1.695
     IMOBILIZADO DE USO                      109                      111
       Imobilizado de uso 12                      109                      111
     INTANGÍVEL 12                   2.489                   2.489
       Ativos intangíveis                   2.489                   2.489
     DEPRECIAÇÕES E AMORTIZAÇÕES                 (1.112)                    (906)
       Depreciações acumuladas 12                      (89)                      (93)
       Amortizações acumuladas 12                 (1.023)                    (813)
 TOTAL DO ATIVO         609.410         672.963
As notas explicativas integram as demonstrações financeiras            
 

PASSIVO

NOTA 30/06/2022 31/12/2021
   CIRCULANTE             261.979             256.855
     DEPÓSITOS E DEMAIS INSTRUMENTOS FINANCEIROS               224.648               203.751
       Depósitos a prazo 13.a               179.263               113.829
       Recursos de aceites cambiais 13.b                 45.322                 89.922
       Outros Depósitos   13.c                          63                           –
     RELAÇÕES INTERFINANCEIRAS                      722                      576
       Obrigações Juntos a Participantes 14                      722                      576
     OUTROS PASSIVOS                 36.609                 52.528
       Outros passivos 15                 36.609                 52.528
     
   NÃO CIRCULANTE             150.572             206.319
     DEPÓSITOS E DEMAIS INSTRUMENTOS FINANCEIROS               149.021               205.184
       Depósitos a prazo 13.a                 98.390               147.120
       Recursos de aceites cambiais 13.b                 50.631                 58.064
     PROVISÕES                   1.551                   1.136
       Provisão para passivos contingentes 16                   1.551                   1.136
   PATRIMÔNIO LÍQUIDO             196.859             209.789
     CAPITAL 17a           102.596               102.596
       De domiciliados no país              102.596               102.596
     RESERVAS DE LUCROS 17b  94.263               107.192
       Reserva legal 6.602                   6.602
       Reservas de lucros para expansão                  87.661               100.591
 TOTAL DO PASSIVO         609.410         672.963
As notas explicativas integram as demonstrações financeiras            

DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS DOS SEMESTRES FINDOS EM 30 DE JUNHO DE 2022 E 2021 (em milhares de reais, exceto quando indicado)

NOTA 30/06/2022 30/06/2021
 
 
   RECEITAS DA INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA                 202.106                203.734
    Operações de crédito 18               196.974                202.326
    Resultado de operações com títulos e valores mobiliários 18                   5.132                    1.408
 
   DESPESAS DA INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA                 (22.043)                  (8.484)
    Operações de captação no mercado 19               (22.043)                  (8.484)
 
(=) RESULTADO DA INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA               180.062                195.250
 
   DESPESAS DE PROVISÃO PARA PERDAS ESPERADAS ASSOCIADAS AO RISCO DE CRÉDITO               (146.768)                (84.476)
    Provisão Para Perdas Esperadas Associadas Ao Risco De Crédito 19             (146.768)                (84.476)
 
(=) RESULTADO BRUTO DA INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA                 33.295                110.773
 
   OUTRAS RECEITAS/DESPESAS OPERACIONAIS                 (47.389)                (51.010)
    Rendas de serviços 18                   6.157                    5.492
    Despesas de pessoal 19                 (2.841)                  (2.860)
    Outras despesas administrativas 19               (42.062)                (42.243)
    Despesas tributárias 19                 (8.521)                  (9.245)
    Outras receitas operacionais 18                      771                       268
    Outras despesas operacionais 19                    (892)                  (2.422)
 
   REVERSÕES/(DESPESAS) DE PROVISÕES                      (415)                       (13)
    Cíveis 19                    (415)                       (13)
 
 
(=) RESULTADO ANTES DA TRIBUTAÇÃO SOBRE O LUCRO E PARTICIPAÇÕES               (14.510)                  59.750
 
   IMPOSTO DE RENDA E CONTRIBUIÇÃO SOCIAL                   8.435                (24.155)
    Provisão para Imposto de Renda 20                          –                (19.630)
    IRPJ Diferido                   5.785                    4.553
    Provisão para Contribuição Social 20                          –                (11.810)
    CSLL Diferido                   2.651                    2.732
 
   PARTICIPAÇÃO DE EMPREGADOS NO LUCRO                        (99)                       (19)
    Participação nos resultados 19                      (99)                       (19)
 
(=) LUCRO LÍQUIDO               (6.174)                  35.576
 
 
RESULTADO POR AÇÃO (Em reais)                   (0,06)                      0,74
 
As notas explicativas integram as demonstrações financeiras            
 

 

DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS ABRANGENTES DOS SEMESTRES FINDOS EM 31 DE JUNHO DE 2022 E 2021 (em milhares de reais, exceto quando indicado)

 

30/06/2022 30/06/2021
   LUCRO LÍQUIDO DO PERÍODO
(6.174)
35.576
  LUCRO LÍQUIDO DO PERÍODO ATRIBUÍVEL AOS ACIONISTAS                 (6.174) 35.576
   TOTAL DOS AJUSTES NÃO INCLUÍDOS NO LUCRO LÍQUIDO                          –                            –
    Itens que podem ser reclassificados para a demonstração de resultado                        –                          –
    Itens que não podem ser reclassificados para a demonstração de resultado                        –                          –
(=) RESULTADO ABRANGENTE DO PERÍODO                 (6.174) 35.576
   ATRIBUÍVEL AOS ACIONISTAS    
    Controladores                 (6.174) 35.576
 

As notas explicativas integram as demonstrações financeiras

       

 

DEMONSTRAÇÃO DA MUTAÇÃO DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO DOS SEMESTRES FINDOS EM 30 DE JUNHO DE 2022 E 2021 (em milhares de reais, exceto quando indicado.)

 

RESERVAS DE LUCROS  
EVENTOS NOTA  CAPITAL REALIZADO  CAPITAL A INTEGRALIZAR  RESERVA LEGAL  RESERVAS DE LUCROS PARA EXPANSÃO  LUCROS OU PREJUÍZOS ACUMULADOS VALOR TOTAL
SALDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2020 47.804 7.112 115.502 (1.471) 168.947
AUMENTO DE CAPITAL 17b 54.792 (2.744) (52.048)
LUCRO LÍQUIDO DO PERÍODO 35.576 35.576
RESERVA LEGAL 17c 1.779 (1.779)
JUROS SOBRE CAPITAL PRÓPRIO – JSCP 17d (3.835) (3.835)
RESERVA PARA EXPANSÃO 17c 28.491 (28.491)
SALDOS EM 30 DE JUNHO DE 2021 47.804 54.792 6.147 91.945 200.688
                             
SALDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2021       102.598     6.602   100.591     209.789
AUMENTO DE CAPITAL 17b
LUCRO/(PREJUÍZO) LÍQUIDO DO PERÍODO (6.174) (6.174)
JUROS SOBRE CAPITAL PRÓPRIO – JSCP 17c (6.756) (6.756)
RESERVA PARA EXPANSÃO 17c (6.174) 6.174
SALDOS EM 30 DE JUNHO DE 2022 102.596 6.602 87.661 196.859
                             
                             
                             
As notas explicativas integram as demonstrações financeiras                            

 

DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA DOS SEMESTRES FINDOS EM 30 DE JUNHO DE 2022 E 2021 (em milhares de reais, exceto quando indicado)

FLUXOS DE CAIXA DAS ATIVIDADES OPERACIONAIS
  LUCRO LÍQUIDO (PREJUÍZO) ANTES DO IR/CSLL               (14.510)                  59.750
   AJUSTES AOS LUCROS LÍQUIDOS               155.763                  91.846
    Provisão para passivos contingentes                      415                         13
    Provisão para perdas esperadas associadas ao risco de crédito               146.768                  84.476
    Participação nos resultados                      (99)                       (19)
    Impostos Diferidos                   8.435                    7.285
    Depreciação e amortização                      216                         90
    Baixa de ativo imobilizado/Intangível                        28                            –
(=) LUCRO LÍQUIDO AJUSTADO               141.253                151.596
    IR e CSLL Pagos                          –                (31.441)
    (Aumento)/Redução em aplicação interfinanceira de liquidez                 (4.937)                (35.164)
    (Aumento)/Redução em títulos e valores mobiliários                   5.131                  80.810
    (Aumento)/Redução em operação de crédito               (81.674)              (137.850)
    (Aumento)/Redução em outros créditos               (10.353)                (10.745)
    (Aumento)/Redução outros valores e bens                      (88)                       (24)
    Aumento/(Redução) em depósitos a prazo                 16.705                  27.302
    Aumento/(Redução) em recursos de aceites e emissão de títulos               (52.033)                (69.123)
    Aumento/(Redução) relações interfinanceiras                      146                       242
    Aumento/(Redução) outros passivos               (22.634)                    2.103
(=) CAIXA LÍQUIDO PROVENIENTE/UTILIZADO DAS ATIVIDADES OPERACIONAIS                 (8.484)                (22.295)
FLUXO DE CAIXA DAS ATIVIDADES DE INVESTIMENTOS
    Aquisição do imobilizado de uso                      (15)                     (398)
(=) CAIXA LÍQUIDO PROVENIENTE/UTILIZADO NAS ATIVIDADES DE INVESTIMENTOS                      (15)                     (398)
FLUXO DE CAIXA DAS ATIVIDADES DE FINANCIAMENTO:
    Aumento/(Redução) Capital                          –                            –
(=) CAIXA LÍQUIDO PROVENIENTE/UTILIZADO NAS ATIVIDADES DE FINANCIAMENTO                          –                            –
(REDUÇÃO) DE CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA                 (8.499)                (22.693)
    Saldo Inicial de caixa e equivalentes de caixa                 56.948                  39.704
    Saldo Final de caixa e equivalentes de caixa                 48.449                  17.011
    (Redução) de Caixa e Equivalentes de Caixa                 (8.499)                (22.693)
As notas explicativas integram as demonstrações financeiras          

 

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

(em milhares de reais, exceto quando indicado)

1)    CONTEXTO OPERACIONAL

A ZEMA CRÉDITO, FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO S.A. (Companhia, Zema CFI S.A. ou Zema Financeira) tem como objeto social a realização de operações financeiras e a prestação de serviços autorizados pela legislação e regulamentação vigentes.

A Sociedade iniciou suas atividades em julho de 2007, com foco no crédito pessoal voltado para trabalhadores assalariados, profissionais liberais, autônomos, aposentados, servidores públicos e financiamento de automóveis, bens de consumo duráveis, títulos descontados e empréstimos para capital de giro.

Com a transferência do controle acionário em 05 de dezembro de 2014, a Estrela Mineira CFI S.A., até então instituição financeira denominada Múltipla CFI S.A. passou a integrar os negócios do Grupo Zema, o qual atua em vários segmentos como varejo de móveis e eletrodomésticos, administradora de consórcio, concessionária de veículos, autopeças, entre outros.

A financeira iniciou suas atividades tendo como principal foco de atuação os consumidores das classes C, D e E situados nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo, onde a rede varejista Eletrozema, seu maior correspondente, possui mais de 430 filiais espalhadas em diversas cidades.

No ano de 2018, a empresa iniciou a expansão de correspondentes bancários e desde então vem firmando contratos com diversos parceiros para oferta dos produtos Empréstimo Pessoal e Crédito Direto ao Consumidor (CDC). Tal decisão visa tornar a Zema CFI S.A. mais independente perante os demais negócios do Grupo Zema.

No ano de 2020, a economia global foi muito prejudicada devido à pandemia do novo Coronavírus (COVID19), principalmente durante o primeiro semestre, período em que devido ao temor das consequências que essa nova doença poderia proporcionar, diversas medidas restritivas e de isolamento social foram tomadas pelo governo afim de evitar a propagação do vírus. Dentre essas medidas, destaca-se o fechamento do comércio, o que prejudicou as operações de venda de empréstimos e financiamento (crédito direto ao consumidor) e contribuiu para o aumento da inadimplência, todos esses fatores resultaram em queda nos resultados da companhia. A partir do segundo semestre de 2020 o cenário se inverteu, com a abertura gradativa do comércio e a injeção de dinheiro na economia através do Auxílio Emergencial oferecido pelo governo federal, as vendas através de CDC bateram recordes. Como forma de se precaver da inadimplência as políticas de crédito foram revistas e a financeira passou a oferecer meios de refinanciamento das dívidas de seus clientes.

Durante o início do ano de 2021, por conta de uma nova onda de contaminação do COVID19, inclusive maior que a do ano anterior, novas medidas restritivas foram tomadas no país inteiro, causando os mesmos impactos vistos no ano anterior, todavia a empresa continuou trabalhando de forma ordenada para amenizar os impactos da pandemia.

Para suportar a operação durante esse período turbulento e de incertezas, a Companhia manteve um colchão de liquidez reforçado pela captação de recursos a prazo em DPGE (Depósito com Garantia Especial).

 

 

Desde o início da pandemia a Companhia mantém um grupo de trabalho, o qual envolve as principais lideranças da Zema Financeira e demais empresas do Grupo Zema, cuja finalidade é acompanhar o cenário epidemiológico e tomar as decisões que forem necessárias para mitigar qualquer risco econômico e organizacional que a empresa possa se sujeitar.

Em 2022, a Zema CFI S.A. vem expandindo seu leque de negócios cada vez mais. Em março, iniciou o trabalho com vendas de empréstimos por meio de antecipação de FGTS e no final do primeiro semestre começou a operar com o produto Capital de Giro para dois parceiros. Já para o primeiro mês do segundo semestre, a entidade disponibilizará a aquisição do cartão de crédito para os clientes do parceiro Eletrozema.

Nos termos dispostos no artigo n° 11 do anexo I da Resolução Bacen n° 4.122/12, a Zema CFI S.A., está operando em conformidade com o projeto de constituição, elaborado em atendimento ao disposto no artigo n° 6, inciso II do mesmo normativo.

A emissão das demonstrações financeiras foi aprovada pela Administração em 6 de setembro de 2022.

2)    BASE DE PREPARAÇÃO E APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

As demonstrações financeiras foram elaboradoras de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil aplicáveis às instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil (BACEN) e estão em conformidade com as diretrizes contábeis emanadas das leis nº 6.404/76 (Lei das Sociedades por Ações), incluindo as alterações introduzidas pela lei nº 11.638, de 28 de dezembro de 2017, lei nº 4.595/64 (Lei do Sistema Financeiro Nacional) e pela lei nº 11.941, de 27 de maio de 2009, em consonância com os normativos do BACEN e do Conselho Monetário Nacional (CMN), consubstanciadas no Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional (COSIF).  A partir de 01 de janeiro de 2020, as alterações introduzidas pela Resolução BCB 02, que estabelece os critérios gerais para elaboração e divulgação, foram incluídas nas demonstrações financeiras da Zema CFI. S.A..

3)    CONVERGÊNCIA

O Comitê de pronunciamentos contábeis (CPC), com o objetivo de adequar-se às normas internacionais de contabilidade, emitiu algumas normas, as quais serão aplicadas às instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo BACEN. Os pronunciamentos contábeis já aprovados pelo BACEN são:

  • Resolução CMN nº 3.566/08 – Redução do valor recuperável de ativos (CPC 01(R1))
  • Resolução CMN nº 3.750/09 – Divulgação sobre partes relacionadas (CPC 05(R1))
  • Resolução CMN nº 3.823/09 – Provisões passivos contingentes e ativos contingentes (CPC 25)
  • Resolução CMN nº 3.989/11 – Pagamentos Baseados em Ações (CPC 10(R1))
  • Resolução CMN nº 4.007/11 – Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro (CPC 23)
  • Resolução CMN nº 3.973/11 – Evento Subsequente (CPC 24)
  • Resolução CMN nº 4.144/12 – Estrutura conceitual relatório contábil/ financeiro (CPC 00 (R2))
  • Resolução CMN nº 4.877/2020 – Benefícios a empregados (CPC 33 (R1))
  • Resolução CMN nº 4.534/16 – Ativo Intangível (CPC 04 (R1))
  • Resolução CMN nº 4.535/16 – Ativo Imobilizado (CPC 27)
  • Resolução CMN nº 3.959/19 – Resultado por Ação (CPC 41)
  • Resolução CMN nº 4.748/19 – Mensuração do Valor Justo (CPC 46 (R1))

A Resolução nº 3.786/09, regulamentada pela Circular nº 3.472/09, do BACEN, estabeleceu que somente as instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo BACEN, constituídas sob a forma de companhia aberta ou que sejam obrigadas a constituir Comitê de Auditoria devem, a partir de 31 de dezembro de 2010, elaborar anualmente e divulgar suas demonstrações financeiras consolidadas, preparadas de acordo com as normas internacionais de contabilidade (IFRS), seguindo os pronunciamentos internacionais emitidos pelo IASB – Internacional Accounting Standard Board.

4)    RESUMO DAS PRINCIPAIS PRÁTICAS CONTÁBEIS

a)      Apuração do resultado

As receitas e despesas são apropriadas pelo regime de competência. As operações com taxas prefixadas são apresentadas pelo valor presente e as receitas e despesas correspondentes ao período futuro são registradas em contas redutoras dos respectivos ativos e passivos. As receitas e despesas de natureza financeira são contabilizadas pelo critério pro rata dia e calculadas com base no método exponencial. As operações com taxas pós-fixadas são atualizadas até a data do balanço.

b) Caixa e equivalentes de caixa

Representados por disponibilidades em moeda nacional e internacional (dólar), depósitos bancários disponíveis e ainda por investimentos com prazo de vencimento igual ou inferior a noventa dias, contados da data de aquisição e que apresentem alta liquidez e insignificante risco de mudança de valor. Caixa e equivalentes de caixa são mantidos com a finalidade de atender compromissos de caixa de curto prazo.

c) Instrumentos Financeiros

i) Aplicações interfinanceiras de liquidez

Representadas por depósitos interfinanceiros, registrados ao custo de aquisição, acrescido dos rendimentos auferidos até a data do balanço, deduzido de provisão para desvalorização, quando aplicável.

ii) Títulos e valores mobiliários

Conforme estabelecido pela Circular BACEN nº 3.068/2001, os títulos e valores mobiliários, são classificados conforme descrito a seguir:

  • Títulos para negociação – títulos e valores mobiliários adquiridos com o propósito de serem ativa e frequentemente negociados, são ajustados pelo valor de mercado em contrapartida à conta de resultado do período.
  • Títulos disponíveis para venda – títulos e valores mobiliários que não se destinam a negociação imediata e para os quais não há intenção de mantê-los em carteira até o vencimento, são ajustados pelo valor de mercado, em contrapartida à conta destacada no patrimônio líquido, pelo valor líquido dos efeitos tributários.
  • Títulos mantidos até o vencimento – Nesta categoria são classificados aqueles títulos e valores mobiliários para os quais a empresa tem a intenção e capacidade financeira de mantê-los em carteira até o seu vencimento. Avaliados pelo custo de aquisição, acrescidos dos rendimentos auferidos em contrapartida ao resultado do período.

d) Operações de crédito e provisão para perdas esperadas associadas ao risco de crédito

Constituídas, basicamente, de empréstimos com operações efetuadas com taxas pré e pós-fixadas. Encontram-se demonstradas pelos valores de realização, incluídos os rendimentos auferidos em função da fluência dos prazos contratuais das operações, e são classificados observando os parâmetros estabelecidos pela Resolução CMN nº 2.682/99 e alterações posteriores do BACEN, que requer a análise periódica da carteira e sua classificação em nove níveis, sendo AA (risco mínimo) e H (perda). As rendas das operações de crédito vencidas há mais de 60 dias, independentemente de seu nível de risco, somente são reconhecidas como receita quando efetivamente recebidas, e as operações de crédito renegociadas são mantidas, no mínimo, no mesmo nível em que estavam classificadas. As renegociações de operações de crédito que haviam sido baixadas contra provisão e que estavam em conta de compensação são classificadas como nível “H”, e os eventuais ganhos provenientes da renegociação somente são reconhecidos como receita quando efetivamente recebidos.

As operações classificadas como nível H permanecem nessa classificação por seis meses, quando então são baixadas contra a provisão existente e controladas por cinco anos em conta de compensação, não mais figurando em contas patrimoniais. A provisão para perdas esperadas associadas ao risco de crédito, considerada suficiente pela administração, atende ao requisito estabelecido pela resolução 2.682/99.

e) Imposto de Renda e Contribuição Social (Ativo e Passivo)

A provisão para imposto de renda é constituída à alíquota-base de 15% do lucro tributável, acrescida de adicional de 10%. A contribuição social é calculada à alíquota de 15%, sendo que no período de 01 de julho até 31 de dezembro de 2021, passou a ser tributada à alíquota de 20% conforme Medida Provisória 1.034/2021.

É constituído crédito tributário de imposto de renda e contribuição social, calculado sobre as diferenças temporais, representadas pelo montante das despesas apropriadas e ainda não dedutíveis para fins do referido imposto e contribuição.

f) Ativo Permanente

No imobilizado estão registrados os direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da entidade ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à entidade os benefícios, riscos e controle desses bens, pelo custo de aquisição deduzido da respectiva depreciação, que é calculada pelo método linear, com base em taxas anuais que contemplam a vida útil dos bens, como segue: Instalações, Móveis e Equipamentos e Sistema de Comunicação – 10%; Equipamentos de Informática – 20%.

A Administração da Companhia entende serem essas as taxas que melhor espelham a depreciação do seu imobilizado pelo uso, ação do tempo e desgaste por obsolescência.

O Ativo Intangível corresponde aos direitos adquiridos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção da entidade ou exercidos com essa finalidade, estão registrados os valores relativos a Softwares, demonstrado ao custo, que é amortizado pelo método linear com base em taxas anuais que contemplam a vida útil – 20%.

g)  Redução ao valor recuperável de ativos

A redução do valor recuperável dos ativos não financeiros “impairment” é reconhecida como perda quando o valor de um ativo ou de uma unidade geradora de caixa registrado contabilmente for maior que o seu valor recuperável ou de realização. As perdas por “impairment”, quando aplicável, são registradas no resultado do período em que foram identificadas.

A Zema CFI S.A., não tem conhecimento de quaisquer ajustes relevantes que possam afetar a capacidade de recuperação dos valores registrados no ativo imobilizado e intangível em 30/06/2022.

h) Tributos

Calculados sob as alíquotas abaixo demonstradas, consideram, para efeito das respectivas bases de cálculo, a legislação vigente pertinente a cada encargo:

 

Tributo                          Alíquota
 Imposto de Renda (IRPJ)                             15,00%
 Adicional de Imposto de Renda                             10,00%
 Contribuição Social (CSLL)                             15,00%
 PIS                               0,65%
 COFINS                               4,00%
 ISS                               5,00%

i)        Passivos circulantes e não circulantes

Os depósitos e recursos de aceites cambiais são demonstradas pelos valores das exigibilidades e consideram os encargos exigíveis até a data do balanço, reconhecidos em base pró rata dia.

As férias e 13º salário vencidos e proporcionais estão integralmente provisionados por competência mensal, incluindo-se os encargos aplicáveis.

Os demais passivos circulantes e não circulantes são demonstrados pelos valores conhecidos ou calculáveis, acrescidos, quando aplicável, dos correspondentes encargos, ajustados ao seu valor presente.

j) Ativos e Passivos Contingenciais

Ativos e passivos contingentes referem-se ao reconhecimento, de direitos e obrigações potenciais decorrentes de eventos passados e cuja ocorrência depende de eventos futuros. O reconhecimento, a mensuração e a divulgação dos ativos e passivos contingentes são efetuados de acordo com os critérios definidos na Resolução CMN nº 3.823/09.

Ativos contingentes: São reconhecidos nas demonstrações contábeis somente quando da existência de evidências que propiciem a garantia de sua realização, sobre as quais não caibam mais recursos.

Passivos Contingentes: São reconhecidos nas demonstrações contábeis quando, baseado na opinião de assessores jurídicos e da administração, for considerado provável o risco de perda de uma ação judicial ou administrativa, com uma provável saída de recursos para a liquidação das obrigações e quando os montantes envolvidos forem mensuráveis com suficiente segurança. Os valores das contingências são quantificados utilizando-se modelos e critérios que permitam a sua mensuração de forma adequada, apesar da incerteza inerente ao prazo e valor.

Os passivos contingentes classificados como perdas possíveis não são reconhecidos contabilmente, devendo ser apenas divulgado nas notas explicativas, e os classificados como remotos não requerem provisão ou divulgação.

k) Estimativas contábeis

A elaboração das demonstrações contábeis determina que a administração efetue estimativas e adote premissas no melhor de seu julgamento, que afetam os montantes de ativos e passivos, financeiros ou não financeiros, receitas e despesas e outras transações, tais como: (i) o valor de mercado de certos ativos e passivos financeiros (ii) as taxas de depreciação e amortização dos itens do ativo permanente (iii) provisões de operação de crédito e passivos contingentes (iv) estimativas dos créditos tributários ativados. Os valores de eventual liquidação destes ativos e passivos, financeiros ou não, podem vir a ser diferentes dos valores apresentados com base nessas estimativas.

l) Resultado por ação

O resultado por ação é apresentado nas demonstrações financeiras com o objetivo de demonstrar o valor que o lucro/prejuízo líquido representa em relação ao capital por eles investidos. O cálculo do valor é feito através da divisão do resultado líquido do período pelo capital integralizado.

m) Resultados não recorrentes

A Zema CFI S.A. entende que toda transação que gere receitas oriundas de suas atividades operacionais e que são recorrentes no dia-a-dia, bem como as despesas essenciais para o funcionamento da organização são resultados recorrentes. Resultado não recorrente, ao ver da administração, são aqueles atípicos, que não fazem parte da operação ou que não são comuns nas atividades organizacionais.

São considerados resultados não recorrentes:

 

  • Receitas e despesas não operacionais, que abrangem vendas/perdas dos bens do imobilizado ou intangível
  • Venda/compra de carteira de crédito, ação essa que até o momento não ocorreu na empresa
  • Venda/Compra de ações em bolsas de valores
  • Transações cambiais.

 

Nos últimos dois exercícios não houve incidência de nenhum resultado não recorrente na empresa, todas as suas movimentações em conta de resultado são recorrentes

5)    CAIXAS E EQUIVALENTES DE CAIXA

Em maio de 2020, a Companhia passou a integrar o SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro), passando a dispor de reservas bancárias. Em janeiro de 2021, a Companhia abriu uma conta bancária em Nova York para poder suportar as transações em dólar relacionadas ao cartão de crédito.

As disponibilidades da Zema CFI S.A. estão segregadas conforme quadro abaixo:

Em milhares de reais (R$)
Disponibilidades 30/06/2022 31/12/2021
Depósitos bancários                                          72                                          32
Reservas bancárias                                          564                                          79
Moedas estrangeiras                                       346                                       431
Aplicação em compromissadas – LFT (nota 6) 47.467 56.405
Saldo Total 48.449 56.947
     

6)    APLICAÇÕES FINANCEIRAS E DEPÓSITOS INTERFINANCEIROS

As aplicações interfinanceiras de liquidez são desdobradas conforme quadro abaixo, classificadas por data de liquidação:

 
Descrição 30/06/2022 31/12/2021
01 a 30 dias 31 a 180 dias Total
Aplicação em compromissadas – LFT (nota 5) 47.467                        – 47.467    56.405
Aplicação em depósitos interfinanceiros 45.342 45.342 40.405
Saldo Total           47.467 45.342 92.809        96.810

7)    TITULOS E VALORES MOBILIÁRIOS

Os Títulos e Valores Mobiliários são classificados na categoria “Negociação” atualizados à taxa de juros pós-fixada. No segundo semestre de 2021, iniciou-se a operação da conta de pagamento para um pequeno grupo de clientes, por este motivo a Zema CFI S/A começou a registrar parte do montante aplicado em títulos públicos federais detidos pela instituição com base nos saldos mantidos em contas de pré-pagamento.

 
Descrição                            30/06/2022                              31/12/2021
TVM Livres – Letras Financeiras do Tesouro                                    15.399                                   20.642
TVM Vinc. A Conta de Pagamento – Letras Financeiras do Tesouro                                        213                                        101
Saldo Total                                   15.612                                   20.743

8)    OPERAÇÕES DE CRÉDITO

Composição da carteira com característica de concessão de crédito:

a)      Por tipo de operação

Classificação 30/06/2022 31/12/2021
 Valores %  Valores %
Empréstimos                                 400.537 59,00%                                 414.982 58,06%
  Empréstimo pessoal                                 336.906 49,63%                                 386.454 54,09%
  Empréstimo consignado 18.469 2,72% 4.149 0,58%
  Renegociações/Refinanciamentos                                   28.048 4,13%                                   22.715 3,18%
  Cartão de crédito rotativo e saques 2.422 0,36% 1.664 0,21%
  Antecipação de FGTS 14.692 2,16%
Títulos descontados 6.446 0,95%                                     8.611 1,21%
  Antecipação de recebíveis 6.446 0,95%                                     8.611 1,21%
Financiamentos 271.375 39,98%                                 291.080 40.74%
  Empréstimo pessoal                                 250.328 36,88%                                 271.990 38.07%
  Renegociações/Refinanciamentos                                   21.047 3,10%                                   19.090 2,67%
Capital de Giro                                 489 0,07%                                 –
  Capital de Giro                                 489 0.07%                                 –
         
Saldo Total 678.846 100,00%                                 714.673 100,00%

b)     Composição por contraparte

 
Classificação 30/06/2022 31/12/2021
Valores % Valores %
Consignado 18.469 2,72% 4.149 0,58%
  Pessoa física 18.469 2,72% 4.149 0,58%
Empréstimos 379.645 57,22% 409.169 57,25%
  Pessoa física 379.645 55,93% 408.966 57,22%
  Pessoa jurídica 0,00% 203 0,03%
Títulos descontados 6.446 0,95% 8.611 1,20%
  Pessoa jurídica 6.446 0,95% 8.611 1,20%
Financiamentos 271.374 39,98% 291.080 40,73%
  Pessoa física 271.033 39,93% 290.653 40,67%
  Pessoa jurídica 341 0,05% 427 0,06%
Cartão de crédito 2.422 0,36% 1.664 0,23%
  Pessoa física 2.422 0,36% 1.664 0,23%
         
Capital de Giro 490 0,07%
  Pessoa jurídica 490 0,07%
         
Saldo Total 678.846 100,00% 714.673 100,00%

c)      Concentração das operações de crédito por maiores devedores

Classificação 30/06/2022 31/12/2021
 Valores %  Valores %
10 maiores devedores 7.231 1,07%                                    9.249 1,29%
50 seguintes maiores devedores 1.346 0,20%                                       1.253 0,18%
100 seguintes maiores devedores 1.892 0,28%                                    1.875 0,26%
1000 seguintes maiores devedores 16.773 2,47%                                  16.846 2,36%
Demais devedores 651.604 95,99%                               685.430 95,91%
Saldo Total 678.846 100% 714.673 100%

 

 

d)     Concentração das operações de crédito por região geográfica

 
Classificação 30/06/2022 31/12/2021
Valores % Valores %
Centro-Oeste 55.592 8,19% 60.308 8,44%
Nordeste 52.158 7,68% 47.330 6,62%
Norte                                                        4.714 0,69%                                                       4.307 0,60%
Sudeste 510.156 75,15% 535.001 74,86%
Sul 56.226 8,28% 67.727 9,48%
Saldo Total 678.846 100,00% 714.673 100,00%

e)      Por fluxo de vencimentos

Prazos 30/06/2022
Ativo Circulante Ativo não circulante Total %
Créditos a Vencer 458.447 51.078 509.525 75,06%
Até 30 dias 89.114 89.114 13,13%
31 a 60 dias 64.320 64.320 9,47%
61 a 90 dias 56.763 56.763 8,36%
91 a 180 dias 128.234 128.234 18,89%
181 a 360 dias 120.016 120.016 17,68%
Acima de 360 dias 51.078 51.078 7,52%
Créditos Vencidos 169.253 67 169.321 24,94%
Até 30 dias 16.271 16.271 2,40%
31 a 60 dias 22.962 22.962 3,38%
61 a 90 dias 20.750 20.750 3,06%
91 a 180 dias 52.548 52.548 7,74%
181 a 360 dias 56.722 56.723 8,36%
Acima de 360 dias 67 67 0,01%
Saldo Total 627.699 51.145 678.846 100,00%
Prazos 31/12/2021
Ativo Circulante Ativo não circulante Total %
Créditos a Vencer 503.570 53.309 556.879 77,92%
Até 30 dias 93.304 93.304 13,06%
31 a 60 dias 74.364 74.364 10,41%
61 a 90 dias 59.848 59.848 8,37%
91 a 180 dias 138.581 138.581 19,39%
181 a 360 dias 137.473 137.473 19,24%
Acima de 360 dias 53.309 53.309 7,46%
Créditos Vencidos 157.608 188 157.796 22,08%
Até 30 dias 18.048 18.048 2,53%
31 a 60 dias 24.339 24.339 3,41%
61 a 90 dias 20.677 20.677 2,89%
91 a 180 dias 48.868 48.868 6,84%
181 a 360 dias 45.676 45.676 6,39%
Acima de 360 dias 188 188 0,03%
Saldo Total 661.178 53.497 714.675 100,00%

Para efeito de classificação por nível de risco, considera-se crédito normal à operação com atraso inferior a 15 (quinze) dias, e vencido com atraso igual ou superior a 15 (quinze) dias.

f)       Provisões para perdas esperadas associadas ao risco de crédito

A classificação das operações de crédito segundo seu nível de risco, bem como os correspondentes percentuais e valores de provisionamento, conforme os critérios mínimos estabelecidos na Resolução CMN nº 2.682/99, é a seguinte:

 
Nível de Risco % provisão 30/06/2022 31/12/2021
Valor da Operação Valor da Provisão Valor da Operação Valor da Provisão
A 0,5 320.750 1.604 357.838 1.789
B 1 38.359 384 40.710 408
C 3 29.259 878 38.167 1.145
D 10 28.459 2.846 35.780 3.578
E 30 27.144 8.143 36.433 10.930
F 50 27.203 13.601 33.696 16.848
G 70 26.030 18.221 28.400 19.880
H 100 181.643 181.643 143.649 143.649
Saldo Total 678.846 227.319 714.673 198.227

9)    OUTROS INSTRUMENTOS FINANCEIROS

Desdobramento dos principais subgrupos:

Instrumentos Financeiros   30/06/2022
   Ativo Circulante  Ativo Não Circulante  Total %
Adiantamentos                     323                    –                 323 7,90%
Impostos e contribuições a recuperar                     48                    –                   48 1,17%
Credores diversos                 2.703                    –               2.703 66,10%
Despesas antecipadas                    569                 446               1.015 24,82%
Saldo Total                   3.643                 446               4.089 100,00%
           

 

Instrumentos Financeiros   31/12/2021
   Ativo Circulante  Ativo Não Circulante  Total %
Adiantamentos                     97                    –                   97 3,27%
Pagamentos a ressarcir                     59                    –                   59 2,00%
Impostos e contribuições a recuperar                     35                    –                   35 1,19%
Credores diversos                1.851                    –              1.851 62,33%
Despesas antecipadas                   534                 393                 927 31,20%
Saldo Total                2.576                 393              2.969 100,00%

10)   PROVISÕES PARA PERDAS ESPERADAS ASSOCIADAS AO RISCO DE CRÉDITO

Conforme resolução 2.682/99, as provisões de crédito estão classificadas em ordem crescente de risco e, com base nessa classificação, constituiu-se provisão para perdas esperadas associadas ao risco de créditos a taxas que variam entre 0,5% e 100% em razão da classificação das operações por ordem de risco.

a)      Movimentação da provisão para perdas esperadas associadas ao risco de crédito:

Evidenciamos a movimentação da provisão durante o primeiro semestre de 2022 e o exercício de 2021, conforme quadro abaixo:

  Fluxo    Valores 
  Saldo em 01/01/2022               (192.363)
  Constituição de provisão        (146.798)
  (Reversão/baixa de provisão)         111.842
  Saldo em 30/06/2022        (227.319)
  Fluxo    Valores 
  Saldo em 01/01/2021        (101.484)
  Constituição de provisão        (215.507)
  (Reversão/baixa de provisão)         114.023
  Saldo em 31/12/2021        (198.207)

 

 

b)     Segregação por segmento de negócio:

 

Desdobramento da PCLD por modalidade de crédito:

Segmento 30/06/2022
 Ativo Circulante  Ativo não circulante  Total %
Empréstimo consignado 155 376 531 0,23%
Empréstimos 160.053 5.477 165.530 72,82%
Títulos descontados 52 6 58 0,03%
Financiamentos 60.172 634 60.806 26,75%
Cartão de Crédito 391 391 0,17%
Capital de Giro 1 2 3 0,00%
Saldo Total 220.824 6.495 227.319 100,00%

 

 

Segmento 31/12/2021
 Ativo Circulante  Ativo não circulante  Total %
Empréstimo consignado 23 54 77 0,05%
Empréstimos 120.905 5.481 126.386 63,76%
Títulos descontados 39 11 50 0,02%
Financiamentos 71.120 513 71.633 36,14%
Cartão de Crédito 81 81 0,03%
Saldo Total 192.168 6.059 198.227 100,00%

11)   CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS

A Zema CFI S.A., reconhece o efeito fiscal decorrente de diferenças temporárias de provisões para perda esperadas associadas ao risco crédito, observando os critérios determinados na Resolução CMN nº 4.842/2020.

Abaixo detalhamos o desdobramento dos créditos tributários existentes no ativo circulante:

Origem 30/06/2022 31/12/2021
Operação de Crédito 33.411                                     33.301
Contingencias 620                                          454
Prejuízo/Base Negativa de CSLL 8.876                                              –
Saldo Total                          42.907                                     33.755

No primeiro semestre de 2022 e no exercício de 2021, o crédito tributário apresentou a seguinte movimentação:

Fluxo  Imposto de Renda  Contribuição Social  Saldo Total
 Saldos em 01/01/2022 21.097                                   12.658                                   33.755
 Constituição/Incremento 33.343 20.006                                   53.348
 Realização/Reversão (27.623) (16.574)                                  (44.196)
 Saldos em 30/06/2022 26.817 16.090                                   42.907

Fluxo  Imposto de Renda  Contribuição Social  Saldo Total
 Saldos em 01/01/2021                                   11.285                                     6.771                                   18.056
 Constituição/Incremento                                   51.513                                   30.908                                   82.420
 Realização/Reversão                                  (41.701)                                  (25.020)                                  (66.721)
 Saldos em 31/12/2021                                   21.097                                   12.658                                   33.755

Através dos estudos realizados pela administração da companhia, a Zema CFI terá capacidade de gerar lucros tributáveis nos próximos anos para compensar os créditos tributários atualmente existentes. A expectativa de realização dos créditos tributários na posição de 30/06/2022 performa conforme quadro abaixo:

 

Descrição  Saldo
Expectativa de realização em 2022 23.746
Expectativa de realização em 2023 18.227
Expectativa de realização em 2024 em diante 934
Saldo Total 42.907

Tendo em conta que a maior parte do crédito tributário que a Companhia constitui atualmente é proveniente das provisões para perda esperadas associadas ao risco de crédito e que o ticket médio das operações é relativamente baixo, a tendência é que a maior parte do ativo fiscal diferido se realize em um curto espaço de tempo, entre os anos de 2022 e 2023. A expectativa de realização para 2024 em diante compreende os saldos do crédito oriundo das provisões passivas.

12)   IMOBILIZADO DE USO E INTANGÍVEIS

O ativo permanente da Zema Financeira apresentou a movimentação demonstrada abaixo:

Classificação Imobilizado/Intangível  Saldos em 01/01/2022  Adições  Baixas  Depreciação/ Amortização  Saldo em 30/06/2022
 Imobilizado de uso                   18 11 13                 (13)                   20
 Móveis e equipamentos de uso                   28                    11 13                      –                   26
 Sistemas de processamento                   83                      –                      –                      –                   83
 (-) Depreciação acumulada                 (93)                      – 17                 (13)                 (89)
 
 Intangível                1.677                 –                 (210) 1.466
 Ativos intangíveis – software              2.489                      –                      –              2.489
 (-) Amortização acumulada               (813)                      –                      –                 (210)               (1.023)
Saldo Total                 1.695                 11 30                 (223)                 1. 486

 

Classificação Imobilizado/Intangível  Saldos em 01/01/2021  Adições  Baixas  Depreciação/ Amortização  Saldo em 31/12/2021
 Imobilizado de uso                   24                     7                      –                 (13)                   18
 Móveis e equipamentos de uso                   21                    7                      –                      –                   28
 Sistemas de processamento                   83                      –                      –                      –                   83
 (-) Depreciação acumulada                 (80)                      –                      –                 (13)                 (93)
 
 Intangível                514                 1.417                      –                 (254)                1.677
 Ativos intangíveis – software              1.072                1.417                      –                      –              2.489
 (-) Amortização acumulada               (559)                      –                      –                 (254)               (813)
Saldo Total 538                 1.424                      –                 (267)                 1.695

13)   CAPTAÇÕES

A Zema Financeira capta recursos em duas modalidades diferentes de aplicações: Depósito a prazo, segmentados entre Certificado de Depósito Bancário (CDB), Recibos de Depósito Bancários (RDB) e Depósito a Prazo com Garantia Especial (DPGE) e Recursos de aceites cambiais.

a)      Depósitos a Prazo:

Evidenciamos abaixo as captações de depósito a prazo de curto e longo prazo, desdobradas entre sociedades ligadas e demais clientes não ligados à Zema CFI S.A.:

Modalidade 30/06/2022 31/12/2021
Sociedades ligadas 25.769                                   19.642
Clientes não ligados 251.884                                 241.306
Saldo Total 277.653 260.948

 

As condições e as taxas de remuneração das aplicações financeiras captadas de sociedades ligadas são iguais aos dos clientes não ligados. A remuneração média das aplicações é de 112% do indexador CDI.

Abaixo apresentamos a carteira de captações classificadas por vencimento:

b)     Recursos de aceites cambiais (letras de câmbio):

 

Demonstramos abaixo a segregação dos recursos de aceites cambiais (letras de câmbio) de curto e longo prazo desdobrados em sociedades ligadas e clientes sem ligação com a Zema CFI S.A.

 
 Modalidade 30/06/2022 31/12/2021
Sociedades ligadas 13.300                                  19.987
Clientes não ligados 82.653                               128.000
Saldo Total 95.953                               147.987

As condições e as taxas de remuneração das aplicações financeiras captadas de sociedades ligadas são iguais aos dos clientes não ligados.

Desdobramento da carteira de captações por prazo de vencimento:

 
 Vencimento 30/06/2022 31/12/2021
Em até 90 dias 29.897                        19.185
De 91 a 360 dias 15.425                        70.737
Total do curto prazo 45.322                      89.922
Acima de 360 dias 50.631                        58.064
Total do longo prazo 50.631                        58.064
Saldo Total 95.953                      147.986

 

c)      Outros depósitos

A companhia passou a disponibilizar contas de pagamento a seus clientes, que possuem o cartão de crédito. Abaixo segue a composição referente a essas contas:

Modalidade 30/06/2022 31/12/2021
Clientes Pessoa Física 13
Clientes Pessoa Jurídica 50
Saldo Total 63

 

14)   RELAÇÕES INTERFINANCEIRAS

No início de 2021, a Zema CFI S.A. iniciou as operações com cartão de crédito, dessa forma passou a registrar em conta de passivo as transações de pagamento referentes aos valores que deverão ser repassados para a bandeira:

 
 Modalidade 30/06/2022 31/12/2021
Transações de pagamento 722 576
Saldo Total                                        722 576

15)   OUTROS PASSIVOS

A seguir apresentamos os saldos dos principais subgrupos:

 
 Principais Desdobramentos 30/06/2022 31/12/2021
Cobrança e arrec. De tributos e assemelhados 375                                       513
    IOF a recolher                                       375                                       513
Sociais e estatutárias 18.538                                    12.795
    Juros sobre capital próprio                                    18.538                                    12.795
Fiscais e previdenciárias 1.880                                  22.102
    Provisão para IRPJ e CSLL                                  20.100
    Impostos e contribuições a recolher 1.880                                    2.002
Provisão imp. E contrib. Diferidos 5.409                                    4.693
   Passivo diferido 5.409                                    4.693
Diversas                                  12.425                                  12.425
    Provisão para pagamentos a efetuar 1.079 1.048
    Credores diversos no país 9.328                                    11.377
Saldo Total 36.609 52.528

O decremento do grupo outros passivos, se deve ao prejuízo fiscal obtido pela Companhia, fazendo com que não haja provisionamento de IRPJ e CSLL no primeiro semestre de 2022. A seguir apresentamos os valores classificados como Credores Diversos no País:

 
Principais Desdobramentos 30/06/2022 31/12/2021
Fornecedores no país 1.306 1.886
Seguros a repassar 759                                    1.519
Comissões de correspondentes a pagar                                    2.993                                    3.923
Transações ref. Operações de crédito a repassar/recebidas                                    3.906                                    3.517
Outros                                      364                                      532
Saldo Total 9.328 11.377

16)   PROVISÃO PARA PASSIVOS CONTINGENTES

Baseado na opinião dos assessores jurídicos e da administração da instituição, a Zema CFI S.A. constituiu provisão integral sobre o valor estimado de perda nas demandas classificadas como provável que sejam de natureza cível e trabalhista, conforme demonstrado nos quadros a seguir:

   
  Saldo em 01/01/2022             1.136
  Constituição de provisão               689
  (Reversão/Pagamento)              (274)
  Saldo em 30/06/2022 1.551
   
  Saldo em 01/01/2021             850
  Constituição de provisão               408
  (Reversão/Pagamento)              (123)
  Saldo em 31/12/2021             1.135

Não há registros de demandas classificadas como provável que sejam de natureza tributária, dentre outras. A empresa possui ainda processos cíveis e trabalhistas na condição de réu, classificados como probabilidade de perda sendo “possível”, a saber:

 
 Natureza 30/06/2022 31/12/2021
 Cível 396                                                  905
 Trabalhista 2.957                                               2.718
Saldo Total 3.353                                               3.623

Salienta-se que todos os processos trabalhistas existentes até 30/06/2022, eram de responsabilidade dos antigos sócios conforme descrito no contrato de promessa de compra e venda de ações realizado entre a Zema CFI S/A e os antigos acionistas.

17)   PATRIMÔNIO LÍQUIDO

a)      Capital Social

Em 30 de junho de 2022, o capital social está representado por 102.596.000 ações ordinárias nominativas, com o valor nominal de R$ 1,00 cada, totalizando R$ 102.596. A participação acionária direta dos atuais sócios da Zema CFI S.A. está demonstrada a seguir:

 
Acionista 30/06/2022 31/12/2021
 Valores %  Valores %
Ricardo Zema     52.324 51,00%     52.324 51,00%
Romeu Zema Neto        16.834 16,41%        16.834 16,41%
Romero Zema        16.834 16,41%        16.834 16,41%
Luciana Zema        16.604 16,18%        16.604 16,18%
Saldo Total     102.596 100,00%     102.596 100,00%

 

b)     Reservas Legal e Reserva de Lucro para Expansão

A reserva legal é constituída à alíquota de 5% do lucro líquido do período conforme termos do artigo 193 da lei 6.404/76. Em 30 de junho de 2022 e em 31 dezembro de 2021, não houve distribuição de dividendos aos sócios da Zema CFI S.A, apenas pagamento de juros sobre o capital próprio.

c)      Juros sobre o capital próprio

O montante de juros sobre o capital próprio representa os juros remuneratórios sobre o saldo médio do capital integralizado destinado aos sócios no período e exercício findos em 30 de junho de 2022 e 31 de dezembro de 2021. A Zema CFI S.A., observando o limite de acordo com a art. 9º da Lei 9.249/95, remunerou o capital pela taxa anual de 4,79% (TJLP) totalizando o montante de R$ 6.756, resultando no valor líquido do imposto de renda retido na fonte de R$ 5.743 equivalente ao valor líquido de R$0,065850 por ação ordinária. Já em 31 de dezembro de 2021, remunerou o capital pela taxa anual de 4,79% totalizando o montante de R$ 7.593.

18)   RECEITAS

As receitas obtidas pela Zema CFI S.A. estão segmentadas conforme o quadro a seguir:

 
Principais receitas 30/06/2022 30/06/2021
 Valores %  Valores %
Operação de crédito 196.974 94,23%     202.326 96,67%
Aplicação financeira 5.132 2,46%         1.408 1,40%
Prestação de serviços         6.157 2,95%         5.492 1,85%
Outras receitas operacionais 771 0,37%            268 0,08%
Saldo Total     209.034 100,00%     209.494 100,00%

 

Abaixo evidenciamos o desdobramento das receitas de operação de crédito e prestação de serviço:

Receitas de operação de crédito 30/06/2022 30/06/2021
Valores % Valores %
Empréstimos 101.340 51,45% 88.962 43,97%
Cartão de crédito rotativo 251 0,13% 0,00%
Títulos descontados 988 0,50% 342 0,17%
Financiamentos (CDC) 82.404 41,84% 101.569 50,20%
Recuperação de crédito baixado 11.990 6,09% 11.453 5,66%
Saldo Total 196.973 100,00% 202.326 100,00%

Receitas de serviços 30/06/2022 30/06/2021
 Valores %  Valores %
Rendas por serviço de pagamento               54 0,88%                4 0,07%
Rendas de tarifas bancárias 5.322 86,44%        4.357 79,33%
Rendas de serviços de intermediação 781 12,68%        1.131 20,59%
Saldo Total 6.157 100,00%        5.492 100,00%

19)   DESPESAS

A seguir apresentamos o desdobramento das principais despesas da empresa:

Principais despesas 30/06/2022 30/06/2021
 Valores %  Valores %
Captação no mercado 22.043 9,77%        8.484 4,88%
Pessoal        2.841 1,26%        2.860 1,64%
Administrativas     42.062 18,63%     42.243 24,29%
Tributárias 8.521 3,77%        9.245 5,32%
Provisão de crédito para liquidação duvidosa 146.768 65,02%     84.476 48,57%
Outras despesas operacionais        892 0,40%        2.359 1,36%
Demandas cíveis             689 0,31%             79 0,05%
Tributos sobre o lucro 1.816 0,80%     24.155 13,89%
Participação nos resultados             99 0,04%             19 0,01%
Saldo Total 222.890 100,00%   173.920 100,00%

 

As despesas administrativas referem-se substancialmente às comissões pagas as correspondentes no país em decorrência nas operações de crédito de empréstimo e CDC e as despesas de processamento de dados.

20)   IMPOSTO DE RENDA (IRPJ) E CONTRIBUIÇÃO SOCIAL SOBRE O LUCRO LÍQUIDO (CSLL)

A Zema CFI S.A. está sujeita ao regime de tributação com base no lucro real, provisiona mensalmente e recolhe o IRPJ e a CSLL quando é apurado lucro real, na forma da legislação tributária em vigor. No primeiro semestre de 2.022, a Companhia apurou prejuízo fiscal, portanto, não teve saldo de IRPJ e CSLL a pagar. A expectativa para o segundo semestre é de lucro operacional.

Base de Cálculo de Imposto de Renda e Contribuição Social Corrente:

 

 

Memória de Cálculo 30/06/2022 30/06/2021
Resultado antes do IRPJ e CSLL (após a participação nos resultados) (14.610)        59.731
Adições/Exclusões Permanentes (6.713)      112.998
JCP (6.756)
Outras 43
 

Adições/Exclusões Temporárias

      (868)       (82.184)
Provisões de Crédito (15.046)
Efeitos da Lei 9.430 13.762
Provisão Contingências 415
     
Resultado tributável antes das compensações (22.191)        78.735
Compensação prejuízos fiscais e base negativa                    –                    –
Base de cálculo após compensações (22.191)        78.735
Imposto de renda (15%)        11.810
Adicional do imposto de renda (10%)           7.861
(Outras deduções)               (41)
Total do IRPJ a pagar        19.630
Ativo/Passivo diferido (8.435)         (7.285)

 

Base de Ativo e Passivo Diferido Imposto de Renda e Contribuição Social:

 
Memória de Cálculo 30/06/2022 30/06/2021
Ativo/Passivo diferido (8.435) (7.285)
Ativo/Passivo diferido IRPJ            (5.272)            (9.517)
Passivo fiscal diferido CSLL (3.163) 2.232
Ativo/Passivo diferido CSLL (8.435) (7.285)

Os juros s/capital próprio pagos durante o exercício, mencionados na Nota “16-c”, ocasionaram os seguintes efeitos na carga tributária:

 
Memória de Cálculo 30/06/2022 30/06/2021
Juros sobre capital próprio 6.756           3.835
IRPJ            (1.690)            (575)
Adicional IRPJ            (384)
CSLL            (1.013)            (575)
Juros S/ Capital Próprio líquido da carga tributária 4.053           2.301

21)   PARTES RELACIONADAS

a)      Operações com partes relacionadas

As operações com partes relacionadas estão assim discriminadas em contas patrimoniais:

  30/06/2022 31/12/2021
 Captações Outras Obrigações  Captações Outras Obrigações
Acionistas 2.642                            –              3.811                            –
Subtotal              2.642                            –              3.811                            –
Empresas Ligadas
Eletrozema              –                   1.429              4.027                   1.805
Marlene Zema Participações                        3.425                            – 3.174                            –
Empreendimentos e Participações Domingos Zema                           814                            – 105                            –
Zema Consultoria Empresarial Ltda                       –                   1.064                       –                   1.095
Zema Adm. Consórcios Ltda 20.833                            –            18.045                            –
Zema Promotora de Vendas Ltda              –                            –              3.947                            –
Zema Imóveis Ltda 6.349                            –              5.918                            –
Moto Zema Ltda                        4.064                            –                       –                            –
Zema Automóveis Ltda 652                       –                            –
Ricardo Zema Participações 289                            –                 361                            –
Subtotal 36.426                   2.493 35.577                   2.900
Saldo Total 39.068 2.493 39.388                   2.900

Em relação as outras obrigações, efetua-se pagamento de comissão para as empresas Eletrozema (operações de CDC – Crédito Direto ao Consumidor), Zema Consultoria Empresarial e Zema Promotora de Vendas (essas duas últimas realizam operações de Empréstimo Pessoal e CPN – Crédito para negativado) referente aos serviços de correspondente bancário, as quais tem direito a 6% do valor liberado ao cliente no ato da originação do contrato. Além disso as referidas empresas recebem ao longo da vigência das parcelas do contrato valores referentes aos serviços pós-vendas por elas realizadas, conforme estabelecido em contrato.

Já em contas de resultado as operações com partes relacionadas estão discriminadas como:

Descrição 30/06/2022
Despesas
 Captações Comissão correspondente bancário Serviços de cadastro e cobrança Rateio corporativo Aluguel de sala
Acionistas 80
Subtotal 80
 
Empresas Ligadas
Eletrozema 7 10.108 508
Empreendimentos e Participações Domingos Zema                            9
Zema Consultoria Empresarial Ltda 7.035
Zema Adm. Consórcios Ltda 821
Zema Promotora de Vendas Ltda 79
Zema Imóveis 610 27
Zema Serv. Cadastro e Cobrança Ltda 7.205
Marlene Zema Participações 251
Ricardo Zema Participações 19
Moto Zema Ltda 14
Zema Automóveis Ltda                          2
Subtotal 1.812 17.143 7.205 508 27
     

 

   

 
 

 

 

Descrição

31/12/2021
Despesas
 Captações Comissão correspondente bancário Serviços de cadastro e cobrança Rateio corporativo Aluguel de sala
Acionistas 115
Subtotal 115
 
Empresas Ligadas
Eletrozema 273 25.734 594
Empreendimentos e Participações Domingos Zema                            5
Zema Consultoria Empresarial Ltda 10.460
Zema Adm. Consórcios Ltda 550
Zema Promotora de Vendas Ltda 215 2
Planalto Adm. De Imóveis Ltda 352 2
Zema Serv. Cadastro e Cobrança Ltda 15.050
Marlene Zema Participações 174
Ricardo Zema Participações 18
Subtotal 1.587 36.196 15.050 594 2
Pessoas Físicas Ligadas 4
Subtotal 4
Saldo Total 1.706 36.196 15.050 594 2

b)     Remuneração da Administração

A remuneração e os benefícios pagos aos administradores são evidenciados no quadro a seguir:

Descrição 30/06/2022 31/12/2021
Remuneração 99 1.792
Benefício 30 61
PLR 10 19
Total 139 1.872

A Zema CFI S/A não possui benefícios a longo prazo de rescisão de contrato de trabalho ou remuneração baseada em ações para o pessoal-chave da Administração.

22)   OUVIDORIA

A Zema CFI S/A., instituiu no ano de 2007 o componente organizacional de ouvidoria, denominado Setor de Ouvidoria, canal de comunicação através do qual os clientes podem efetuar reclamações, sugestões e acompanhar suas demandas. A ouvidoria atende pelo telefone 0800 095 6702, opções 2 e 5.

23)   ACORDO DE BASILEIA

O Comitê de Basileia para Supervisão Bancária (Basel Committee on Banking Supervision – BCBS) é o fórum internacional para discussão e formulação de recomendações para a regulação prudencial e cooperação para supervisão bancária, composto por 45 autoridades monetárias e supervisoras de 28 jurisdições. O Comitê de Basileia – criado em 1974 no âmbito do Banco de Compensações Internacionais (Bank for International Settlements – BIS) tem por objetivo reforçar a regulação, a supervisão e as melhores práticas bancárias para a promoção da estabilidade financeira.

 

 

Em 2010, o Comitê de Basileia emitiu recomendações em resposta à crise financeira internacional de 2007/2008. Tais recomendações ficaram conhecidas como Basileia III. Seguindo as recomendações do Comitê de Basileia, a partir de 2013 o Conselho Monetário Nacional editou um conjunto de normas, que estabeleceu novos requerimentos de capital para as instituições financeiras, dentre elas a Resolução nº 4.192/13 e nº 4.193/13 que impõe medidas de impacto sobre a metodologia de cálculo do Patrimônio de Referência das instituições financeiras.

A partir de 1° de janeiro de 2015, o CMN determinou através da Resolução nº 4.278 que a apuração do Patrimônio de Referência aplica-se às instituições integrantes do conglomerado prudencial.

Como medida de enfrentamento da crise causada pela Pandemia de COVID-19 o Conselho Monetário Nacional editou a Resolução 4.783 em março/2020. Através desta resolução o CMN definiu pela redução do Adicional de Conservação de Capital Principal previsto na resolução nº 4.193/13.

 Índice de Basileia

Detalhamento das margens de requerimento relativamente ao RWA.

Em milhares de reais (R$)
  30/06/2022 30/06/2021
Patrimônio de referência 160.779 205.270
Patrimônio de referência nível I 160.779 205.270
Capital principal – CP 160.779 205.270
Capital Complementar – CC
Ativos ponderados por risco (RWA) 945.437 1.037.456
RWA para risco de crédito por abordagem padronizada – RWACPAD 447.592 395.492
RWA para risco de mercado
RWA para risco operacional por abordagem padronizada – RWAOPAD 497.845 641.964
Margem sobre o patrimônio de referência nível I requerido 104.052 143.022
Patrimônio de referência nível I mínimo requerido para o RWA 56.726 62.247
Margem sobre o capital principal requerido 118.234 158.584
Capital principal para comparação com o RWA 160.779 205.270
Capital principal mínimo requerido para o RWA 42.545 46.686
Margem sobre o PR considerando o capital para cobertura do risco de taxa de juros da carteira bancária e o ACP 67.473  92.659
Patrimônio de referência mínimo requerido para o RWA e para capital para cobertura do risco de taxa de juros da carteira bancária 77.942  86.675
Valor do capital para cobertura do risco de taxa de juros da carteira bancária 2.307 3.678
Adicional de capital principal mínimo requerido para o RWA 15.363 25.936
Margem de capital principal após Pilar 1 considerando o adicional de capital principal 104.052 143.022
INDICE DE BASILÉIA: 17,01% 19,79%

 

Gestão do Risco

A Zema CFI mantém estrutura adequada para realização da gestão dos principais riscos que a instituição incorre. A estrutura de gestão de riscos busca atender os preceitos da Resolução 4.557 do CMN, assim como, suas atualizações e complementações, sendo compatível com a natureza e volume das operações, complexidade dos produtos, serviços e processos da instituição.

As estruturas de gerenciamento de riscos e gestão de capital estão disponíveis e podem ser visualizadas na opção Governança Corporativa da página da instituição na internet (https://zemafinanceira.com/relacao-com-investidores).

Risco Operacional

O Risco Operacional é a possibilidade de ocorrência de perdas financeiras resultantes de falha, deficiência ou inadequação de processos internos, pessoas e sistemas, ou de eventos externos.

A Zema CFI utiliza o modelo “Abordagem do Indicador Básico” para cálculo de requerimento de capital para o Risco Operacional, apurado semestralmente, considerando os últimos três períodos anuais, conforme regulamentação vigente.

A Estrutura de Gerenciamento de Risco Operacional mantida pela Zema CFI abrange o Conglomerado Prudencial formado pela própria Zema CFI e pela Zema Administradora de Consórcio. A Estrutura tem como objetivo ser robusta, atender as boas práticas de mercado e, também, atender os requerimentos definidos na Resolução 4.557 do CMN, assim como, suas atualizações e complementações.

Gestão de Continuidade

A Zema CFI é detentora de Políticas e Processos que permitem monitorar e se antecipar a eventos adversos. Os possíveis impactos da crise causada pela Pandemia de COVID-19 foram devidamente previstos e monitorados pela área de Controle de Riscos Corporativos. A instituição assumiu de forma tempestiva medidas que atenuaram os impactos da crise. Os processos das áreas operacionais foram reestruturados permitindo a continuidade das atividades chave, os níveis de liquidez da instituição foram ampliados através da emissão de DPGEs e os canais de atendimento foram ampliados permitindo respostas ágeis e eficientes as solicitações dos clientes.

Risco de Mercado

O Risco de Mercado representa a possibilidade de ocorrências de perdas financeiras resultantes da flutuação nos valores de mercado de instrumentos detidos pela instituição.

Para o acompanhamento do risco de mercado a Zema CFI utiliza aplicativo computadorizado para o cálculo do Value at Risk – Var da sua carteira mantida até o vencimento (Carteira Banking) e o fluxo de caixa previsto das operações, com a identificação de eventuais descasamentos de prazos entre os ativos e passivos.

O Conglomerado formado pela Zema CFI e Zema Administradora de Consórcio conta com uma estrutura voltada ao gerenciamento e monitoramento do risco de mercado de vossos ativos. O monitoramento é efetuado por área independente (Controle de Riscos Corporativos) que analisa as posições detidas pela instituição com o objetivo de apoiar a tomada de decisões de negócio e mitigação da possibilidade de perdas resultantes da flutuação, nos valores de mercado.

Risco de Crédito

O gerenciamento dos Riscos de Crédito consiste no processo de identificação e avaliação dos riscos existentes ou potenciais, e no seu efetivo monitoramento e controle, conduzidos através de políticas e processos de gestão, de limites consistentes com as estratégias de negócios e de metodologias voltadas a sua administração.

Define-se como risco de crédito a possibilidade de perdas associadas as seguintes ocorrências:

  • Não cumprimento pela contraparte de suas obrigações nos termos pactuados;
  • Desvalorização ou redução de remunerações e ganhos esperados em instrumento financeiro decorrentes da deterioração da qualidade creditícia da contraparte;
  • Reestruturação de instrumentos financeiros; ou
  • Custos de recuperação de exposições caracterizadas como ativos problemáticos.

A estrutura de gerenciamento do risco de crédito mantida pela Zema CFI S.A. visa orientar a tomada de decisões de alocação de recursos financeiros, junto a tomadores de crédito, minimizando as perdas, garantindo o cumprimento de determinações legais, normas, procedimentos e controles aplicáveis, considerando, ainda, a avaliação de cenários e o acionamento de planos de contingência.

Risco de Liquidez

Define-se o Risco de Liquidez como a possibilidade de a Companhia não ser capaz de honrar eficientemente suas obrigações esperadas e inesperadas, correntes e futuras, ou a possibilidade de a Companhia não conseguir negociar a preço de mercado uma posição, devido ao seu tamanho elevado em relação ao volume normalmente transacionado, sem afetar suas operações diárias e sem incorrer em perdas significativas. O gerenciamento dos riscos de liquidez consiste no processo de identificação e avaliação dos riscos existentes ou potenciais, e no seu efetivo monitoramento e controle, conduzidos através de políticas e processos de gestão, de limites consistentes com as estratégias de negócios e de metodologias voltadas a sua administração e à alocação de capital econômico.

A estrutura de Gestão do Risco de Liquidez da Zema CFI S.A. é composta por estratégias claramente documentadas, que estabelecem limites operacionais e procedimentos destinados a manter a exposição ao risco de liquidez nos níveis estabelecidos pela Administração da Companhia.

Gerenciamento de Capital

Define-se o gerenciamento de capital como processo contínuo de: (i) monitoramento e controle do capital mantido pela instituição; (ii) avaliação da necessidade de capital para fazer face aos riscos a que a instituição está sujeita; e (iii) planejamento de metas e de necessidade de capital, considerando os objetivos estratégicos da instituição.

A estrutura de Gerenciamento de Capital mantida pela Zema CFI abrange o Conglomerado Prudencial formado pela própria Zema CFI e Zema Administradora de Consórcio. O conglomerado conta com uma Estrutura de Gerenciamento de Capital composta de técnicas, ferramentas, processos e responsabilidades voltadas ao planejamento e monitoramento do Capital da Instituição de acordo com os requerimentos definidos pela alta administração.

A instituição atualizou no início do segundo semestre/2021, o seu plano de capital dos próximos anos confirmando que o volume de capital mantido é adequado para enfrentamento de cenários adversos que poderão gerar aumento da taxa básica de juros e da provisão de devedores duvidosos.

Análise de Sensibilidade

A análise de sensibilidade tem por objetivo determinar o quão sensível é o índice de capital da Zema CFI frente a pequenas alterações nas variáveis observadas. Desta forma, a análise de sensibilidade apresenta o efeito que eventuais variações incrementais no nível de provisão mínima e de oscilações nas taxas de juros, causariam sobre o Índice de Basileia.

 

 

As simulações foram efetuadas considerando os seguintes cenários:

  • Cenário 1 – Otimista: Sem considerar nenhum incremento nos níveis de PDD e taxa de juros, mantendo os índices já estimados.
  • Cenário 2 – Pessimista 1: Considerando incremento de 0,15% mensal na taxa de juros CDI
  • Cenário 3 – Pessimista 2: Considerando a deterioração na qualidade da carteira de crédito através do aumento da PDD em 1% mensal.
  • Cenário 4 – Pessimista 3: Considerando a combinação dos cenários 3 e 4.

a)      Cenário Otimista:

A seguir apresentamos o índice de basileia considerando um cenário sem qualquer incremento na PDD e taxa de juros já estimadas:

  Ano 2022 Ano 2023
Patrimônio de Referência (PR) 220.320.892 291.622.324
Ativos Ponderados por Risco (RWA) 1.318.689.251 1.505.934.321
  RWA Para Risco de Crédito Por Abordagem Padronizada – RWACPAD 595.823.265 656.411.464
  RWA Para Risco Operacional Por Abordagem Padronizada – RWAOPAD 722.865.986 849.522.857
Valor RBAN ¹ 3.070.986 3.383.269
PR Mínimo requerido para o RWA e RBAN 108.566.126 123.858.015
ÍNDICE DE BASILEIA (IB) 16,71% 19,36%
ÍNDICE DE BASILEIA AMPLO (IBA) 16,23% 18,84%
¹ Valor do Capital para cobertura do risco da taxa de juros da carteira bancária

b)     Cenário Pessimista 1: Taxa de Juros

A primeira simulação para a análise de sensibilidade se refere à alteração na taxa de juros (CDI). Verifica­se que o Grupo não ultrapassaria o limite inferior estabelecido para o IB. Analisando a partir deste evento, verifica-se que os menores valores para o IB e lBA são de 16,29% e 18,118% em dezembro de 2021, indicando folga no índice de capital para o restante do período mesmo com cenário de constante aumento do custo de captação.

  Ano 2022 Ano 2023
Patrimônio de Referência (PR) 214.274.018 270.488.987
Ativos Ponderados por Risco (RWA) 1.315.614.348 1.493.598.968
  RWA Para Risco de Crédito Por Abordagem Padronizada – RWACPAD 595.759.589 656.579.096
  RWA Para Risco Operacional Por Abordagem Padronizada – RWAOPAD 719.854.759 837.019.872
Valor RBAN ¹ 3.070.658 3.384.133
PR Mínimo requerido para o RWA e RBAN 108.319.806 122.872.051
ÍNDICE DE BASILEIA (IB) 16,29% 18,11%
ÍNDICE DE BASILEIA AMPLO (IBA) 15,83% 17,61%
¹ Valor do Capital para cobertura do risco da taxa de juros da carteira bancária

 

c)      Cenário Pessimista 2: Deterioração da Carteira de Crédito

Para avaliar o impacto de piora na qualidade da carteira, o Índice de Basileia foi calculado através de simulações efetuadas considerando incrementos consecutivos de 1,0% do valor original da provisão mensal descrita no orçamento. O objetivo da análise é mensurar o impacto da deterioração das carteiras de crédito sobre o nível de adequação de capital previsto.

Ao simular os impactos da deterioração da carteira no índice de capital do Grupo verifica-se que não haveria necessidade de ação sobre a reserva de capital, na medida em que os valores para o IB e lBA seriam 15,27% e 16,60% em dezembro/2022. Sendo assim, o índice de capital se mostraria confortável ao longo de todo o período contemplado.

  Ano 2022 Ano 2023
Patrimônio de Referência (PR) 200.603.981 250.023.346
Ativos Ponderados por Risco (RWA) 1.318.689.251 1.505.934.321
  RWA Para Risco de Crédito Por Abordagem Padronizada – RWACPAD 595.823.265 656.411.464
  RWA Para Risco Operacional Por Abordagem Padronizada – RWAOPAD 722.865.986 849.522.857
Valor RBAN ¹ 3.070.986 3.383.269
PR Mínimo requerido para o RWA e RBAN 108.566.126 123.858.015
ÍNDICE DE BASILEIA (IB) 15,27% 16,60%
ÍNDICE DE BASILEIA AMPLO (IBA) 14,78% 16,15%
¹ Valor do Capital para cobertura do risco da taxa de juros da carteira bancária

d)     Cenário Pessimista 3: Taxa de Juros e Deterioração da Carteira Combinados:

Por fim, verifica-se o efeito combinado do aumento da taxa de juros e da provisão para créditos de liquidação duvidosa. Neste panorama, os mínimos verificados para o IB e lBA foram de 17,66% e 15,59% em julho de 2021, ou seja, resultados superiores ao mínimo exigido pelos órgãos reguladores e definidos como política do Grupo. Portanto, conclui-se que o aumento gradual do custo de capital, aliado a uma deterioração da carteira sobre o cenário base, não seriam suficientes para ocasionar o desenquadramento nos requerimentos mínimos estabelecidos pelo Conglomerado Prudencial Zema.

  Ano 2022 Ano 2023
Patrimônio de Referência (PR) 172.929.637 214.571.110
Ativos Ponderados por Risco (RWA) 1.307.454.146 1.473.355.641
  RWA Para Risco de Crédito Por Abordagem Padronizada – RWACPAD 595.488.159 656.299.786
  RWA Para Risco Operacional Por Abordagem Padronizada – RWAOPAD 711.965.987 817.055.855
Valor RBAN ¹ 3.069.259 3.382.674
PR Mínimo requerido para o RWA e RBAN 107.665.591 121.251.145
ÍNDICE DE BASILEIA (IB) 13,23% 14,56%
ÍNDICE DE BASILEIA AMPLO (IBA) 12,85% 14,16%
¹ Valor do Capital para cobertura do risco da taxa de juros da carteira bancária

 

 

Juliano Antonio de Oliveira                  José Joaquim de Oliveira Júnior

Diretor Presidente                               Diretor Administrativo / Financeiro

 

 

Laryssa Morais

CPF: 124.797.286-09

Contador CRC MG 124.076/O-8

Por ego

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *