Logo Jornal Interação

Com esse montante, a cidade fica mais próxima de zerar o déficit habitacional no município

Na tarde de segunda-feira, 28, no Ginásio Dino Baroni, aconteceu o sorteio de mais 500 casas populares financiadas pelo programa “Minha Casa, Minha Vida”, pela Prefeitura de Araxá.  As casas contemplam o bairro Pão de Açúcar II e vão beneficiar aproximadamente 2.000 pessoas de baixa renda do município.  Mais de mil pessoas acompanharam a solenidade, que contou com a presença do prefeito Jeová Moreira da Costa, de secretários municipais, vereadores e representantes da Caixa Econômica Federal, subsidiária dos financiamentos.

Uma das preocupações foi priorizar famílias com idosos e portadores de algum tipo de necessidade especial. Então, 3% dos imóveis foram designados para essa classe, conforme manda a portaria emitida pelo Ministério das Cidades, em 2011. As residências são munidas de todo um aparato de acessibilidade e condicionam o ambiente propício para o bem-estar dessas famílias.

Segundo o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Clayton Rosa Carneiro, a principal exigência é que as famílias contempladas aufiram renda de no máximo três salários mínimos. Os planos de pagamento são elaborados de maneira tal que seja comprometido no máximo 5% da renda familiar. Isso quer dizer que os sorteados vão pagar entre 25 e 85 reais por mês, durante 10 anos. O plano ‘Minha Casa, Minha Vida’, diz que a família deve pagar cinco por cento da renda familiar durante 10 anos, apenas isso”, destaca.

Esse sorteio faz parte do montante de outras 1.360 unidades habitacionais que ainda serão entregues nos próximos 24 meses da administração do prefeito Jeová. Com isso, a cidade fica ainda mais próxima de zerar seu déficit habitacional, hoje estimado em 5%, segundo relatório divulgado pelo Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá, no mês de outubro. Este laudo aponta que até o mês de outubro, 1.043 casas haviam sido entregues. Agora o “Minha casa, Minha Vida” de Araxá já beneficia 1.543 famílias araxaenses, e mais 860 casas ainda serão sorteadas.

O secretário de Desenvolvimento Humano, José Domingos Vaz, fala sobre a importância deste trabalho. “Quando nascemos, primeiramente nós ganhamos um nome, depois ganhamos um endereço. Hoje, nós damos um endereço para estas famílias”, refletiu. O Pão de Açúcar II já vem estruturado com água, rede de esgoto, asfalto e iluminação pública, de acordo com as diretrizes estipuladas pelo plano diretor da cidade. Está em fase de construção, uma escola e uma unidade de saúde básica, que atenderão a toda a região.

Josiane de Souza Meira é dona de casa e mãe de três filhos. Ela fala da emoção de ser uma das contempladas pelo programa. “É a realização de um sonho. A gente trabalha a vida toda e mora de aluguel. Agora minha família e eu temos a oportunidade de morar no que é nosso, pagando pouco. Isso vai ser muito bom para todos”, diz.

A atendente Vivian Aparecida Rodrigues, também mãe de três filhos, deixa uma mensagem para quem está na expectativa com as próximas casas. “Temos que ter fé e acreditar. Se a gente acredita, chega lá”, finaliza.

A meta da prefeitura agora é entregar, no menor tempo possível, as casas dos bairros Vila Verde e Vila Maior. A entrega das chaves do Pão de Açúcar II acontece dia 14 de novembro.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *