Logo Jornal Interação

MAMÃES

20//12/2013- 15:35

PorEditor1

dez 20, 2013

LUIZ CLAUDIO ALVES-PSICÓLOGO

psicoluizclaudio@hotmail.com

 A relação entre mães e filhos deveria ser melhor logo no nascimento. Exitem alguns tabus que necessitam de novo pensamento.Geralmente, são separados de uma forma insensata  num instante fundamental de identificação, do primeiro cheiro, do primeiro olhar. Quando saem da maternidade,outro erro: pensar que devem ficar eternamente juntos. O terceiro tabu, nesse ponto, concordo com o grande psiquiatra brasileiro José Angelo Gaiarsa falecido em novembro de 2012 ,está em querer amar todos filhos iguais, como se eles não tivessem individualidades que os tornassem diferentes.Cada um cativa de um modo diferente.

O problema está entre na distancia entre o que se fala e o que se faz. As mães estão evoluíndo. Estão mais independentes, não exercem mais tanta influência neurótica sobre os filhos e estão mais tempo fora de casa. Na vida, ninguém consegue ser educado, honesto e dizer SEMPRE a verdade. Então se não houver uma nova mãe não haverá um novo homem.
Nós psicólogos, tínhamos a idéia que o problema da criança era a mãe, até que hoje identificamos que não são as mães  que estão erradas. É o modelo de mãe que precisa mudar/evoluir. Todas as doutrinas psicoterápicas afirmam que a neurose começa antes dos cinco anos, no lar, quase sempre por influência materna(as mães ficam mais com os filhos).

Queridas mamães, pensem nisso! O futuro esta diretamente nas mãos de vocês!!

Desejo um natal de paz e um 2014 de realizações!!

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *