Logo Jornal Interação

A noite de quarta-feira, 01 de março, foi especial para a educação, arte e cultural da região. Numa solenidade que contou as presenças de educadores, empresários, políticos, estudantes e representantes de diversos segmentos da comunidade araxaense, foi inaugurado o prédio do Centro Cultural do Uniaraxá. Com uma arquitetura moderna, inspirada nos paredões da Serra da Canastra, o espaço abriga um moderno e sofisticado teatro e uma ampla biblioteca. O novo Centro Cultural de Araxá, foi edificado na entrada do campus universitário do Uniaraxá, na Avenida Ministro Olavo Drummond, no Bairro São Geraldo.

Com seis mil metros de área construída, o Centro Cultural UNIARAXÁ, é um espaço exclusivo, destinado à realização de eventos artísticos e atrações culturais e educativas para a comunidade de Araxá e região. O teatro tem capacidade para 632 pessoas, com estrutura dinâmica e flexível, que, aliada a modernos equipamentos, torna possível a realização de variados tipos de espetáculos e eventos. O palco, em madeira, tem 25 metros de largura e 14 metros de profundidade. Para dar suporte aos artistas, são dois camarins coletivos no primeiro piso e dois individuais no nível do palco, todos com banheiro e chuveiro.  Já biblioteca  é também  um Centro de convergência com opções para todas as gerações, composto por dois pavimentos com capacidade para 550 pessoas, com sala multiuso, brinquedoteca, área de estudo, acesso a computadores e um acervo atual de mais de 50 mil livros, que será enriquecido com a inclusão da Biblioteca Municipal João Rios Montandon. A biblioteca tem como patrono Atanagildo Cortes, jornalista que fez história e deu importantes contribuições para a cultura local. O mesmo prédio abrigará ainda a sede da Academia Araxaense de Letras, tornando-se fonte geradora de conhecimento, cultura e entretenimento.

Segundo o professor José Oscar de Melo, reitor do UNIARAXÁ, comenta que o Centro Cultural é a concretização de um sonho para toda a comunidade acadêmica do centro universitário, inaugurando um novo tempo para Araxá e região.

As obras do Centro Cultural foram concluídas em dezembro de 2022, conforme previsto em projeto aprovado pelo Pronac e viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com o apoio da CBMM, empresa araxaense especializada em tecnologia de Nióbio.

De acordo com o Diretor Industrial da CBMM, Rogério  Contato Guimarães, “ o Centro Cultural UNIARAXÁ será mais uma opção para promoção de Educação e Cultura. “A CBMM e o UNIARAXÁ compartilham os compromissos de contribuição para o desenvolvimento da comunidade de Araxá. Nós esperamos que o espaço proporcione transformação real na comunidade.”

O calendário de eventos abertos ao público será divulgado no site do UNIARAXÁ, em espaço dedicado. O complexo é 100% alinhado às normas de acessibilidade e segurança para oferecer conforto e tranquilidade para todos os públicos.

E para dar início aos eventos, nesta sexta e sábado, dias 3 e 4 de março, o espaço será oficialmente aberto ao público com o espetáculo “Ilusion Experience”, dos ilusionistas Henry e Klaus. Na sexta-feira (3), mil crianças das escolas públicas de Araxá assistirão à apresentação, e no sábado (4), o show será aberto para a comunidade, com apresentações às 17h e às 20h.

 

 

Por ego

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *