Logo Jornal Interação

   O Conselho Municipal de Segurança Pública (Consep) de Araxá, em reunião realizada na última quarta-feira, 25, no auditório da Acia, apresentou o Projeto “De Mãos Dadas”, um novo plano de segurança pública para a cidade. A reunião contou com a presença do presidente do Consep, Valter José das Neves, do juiz de Direito Renato Zupo, do presidente da ACIA, Marcio Farid, do comandante do 37º BPM, tenente coronel Arnaldo Pereira Júnior, da presidente da Fundação Acia, Valda Sanchez, além de outras autoridades políticas, civis e militares, empresários, representantes de entidades de classe, parceiros e convidados.
O projeto “De Mãos Dadas” visa à reintegração de ex-detentos no mercado de trabalho, uma ação do Consep agindo como um banco de talentos, intermediando entre o Poder Judiciário e o cumprimento da pena, reinserindo um reeducando no mercado de trabalho, dando um aporte ao empresário e capacitação,  por meio de oficinas profissionalizantes, para aquele reeducando que não possui capacitação profissional. O Consep procura monitorar a  vida desse reeducando, apoiando e acompanhando sua nova inserção na sociedade, fazendo toda a diferença.
O parceiro incondicional do Consep, juiz de Direito Renato Zupo, ressaltou a importância do projeto na tentativa de a sociedade civil ajudar a resolver os problemas de segurança pública que muito afligem a sociedade. Lembrando que o Consep surgiu com o pressuposto, com a premissa de fomentar a segurança pública, auxiliando as polícias, auxiliando o Poder Judiciário, auxiliando o Ministério Público, os bombeiros e assim, perfazendo e ajudando toda a comunidade.  Independentemente das razões pelas quais o Estado não esteja conseguindo manter sozinho a segurança pública, é necessário que a sociedade participe deste processo. “Não bastam os altíssimos impostos que nós pagamos, a carga tributária enorme  não é suficiente para combater a criminalidade, então a gente é obrigado a fazer um grande esforço para tentar resolver o problema que é nosso, muito embora não tenha sido causado por nós”, declarou Zupo.

Ele também afirmou que de 2004 para cá, quando o Consep surgiu, a criminalidade no município era crescente devido à enorme massa migratória, mas tem aumentado em proporções menores de um tempo para cá, principalmente do ano passado para este ano. A segurança pública de Araxá está muito melhor que a de outras cidades, se comparada com algumas de mesmo porte.  “A gente tem que ‘matar’ o criminoso dentro do homem, salvando o homem; o projeto “De Mão Dadas” é isto: nós temos que combatê-lo num fator importante de criminalidade que é a reincidência. O Consep tem atuado nas lacunas dos poderes que o Estado não tem conseguido suprir. Ele é importantíssimo para o sistema e depende do  apoio da sociedade para realizar seu trabalho”, acrescentou Zupo. O Consep enfrentou sua maior adversidade quando todo e qualquer apoio do município foi cessado. O  projeto “De Mãos Dadas” só está de pé por causa do apoio do Grupo Zema, que disponibilizou recursos para o projeto.

São vários os trabalhos realizados pelo Consep e novas ações estão sendo desenvolvidas. Foi apresentada, na reunião na Acia, uma cartilha que será distribuída, com Dicas de segurança direcionada para o empresário. Uma nova cartilha está sendo produzida para  distribuição para a população. Campanhas de conscientização também são pauta para novas ações, além de estar sendo criado um setor de Ouvidoria gratuito para auxiliar empresários e cidadãos quanto a necessidades de informações burocráticas diversas.

Ao final da apresentação, foi apresentada ao presidente da Acia, Márcio Farid, uma proposta do Consep direcionada aos empresários de Araxá, que trata do acréscimo na ordem de 10 a 15% na mensalidade dos associados da Acia para ser repassado para o Consep, para sustentabilidade e viabilização de novas ações. “Nós temos interesses, vamos trabalhar neste projeto sobre a possibilidade de darmos um aporte de no mínimo 12 meses e depois analisar o novo cenário. Não vamos nos curvar de participar desse projeto”, prometeu Farid.

Valter Neves evidenciou a importância da conscientização da sociedade quanto à responsabilidade de a segurança pública não ser apenas do Estado, e sim de cada cidadão. “Eu gostaria de convidar a todos os presentes e a toda a cidade de Araxá, todos empresários e, de mãos dadas, construir um sistema de segurança que nos dê oportunidade de vivermos felizes com nossa família, nossos amigos aqui em nossa cidade de Araxá. O Consep continuará trabalhando defendendo esses objetivos”, finalizou.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *