Logo Jornal Interação

 

Pelé agradece

 

Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos

 

 

Faleceu no dia 29 de dezembro, aos 82 anos de idade, o maior ídolo brasileiro e mundial do futebol. Edson Arantes do Nascimento, o mineiro Pelé, faleceu depois de sofrer nos últimos anos com um câncer no cólon.

Em sua homenagem podemos falar um pouco de futebol, mas vamos homenageá-lo nesta seção com a música ‘Pelé agradece’, composta por ele após o Rei do Futebol parar de jogar futebol profissional no Brasil.

Edson Arantes do Nascimento, nascido em Três Corações no 23 de outubro de 1940, é um ex-futebolista brasileiro que atuava como atacante, tendo consagrado a camisa 10, amplamente considerado como um dos maiores atletas de todos os tempos. Em 2000, foi eleito o Jogador do Século pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol. Nesse mesmo ano, Pelé foi eleito Atleta do Século pelo Comitê Olímpico Internacional. Pelé é o segundo maior goleador da história do futebol em jogos oficiais, marcando 765 gols em 812 partidas, e no total 1282 gols em 1363 jogos que incluem amistosos não oficiais, um recorde mundial do Guinness.

A música ‘Pelé agradece’ foi composta quando o rei parou de jogar profissionalmente no Santos, seu único clube no Brasil, mesmo que posteriormente ele tenha jogado no Cosmos, de Nova Iorque. Ela fala de uma carreira inesperada, um agradecimento sincero aos pais – sua mãe, Dona Celeste, ainda é viva e tem 100 anos – e um agradecimento também àqueles que torceram a favor ou contra seu futebol. Por fim, diz que ali começava o ‘uma nova partida’, que seria a criação de seus filhos.

Pelé faleceu no Hospital Albert Einstein em São Paulo – onde estava internado desde o dia 29 de novembro -, ao lado de seus filhos e familiares e foi enterrado em Santos, litoral de São Paulo.

A música foi gravada pelo cantor Moacyr Franco em 1971, obtendo imenso sucesso em rádios de todo o Brasil. O cantor já havia gravado outra música de Pelé no ano anterior, sem muito sucesso.

Veja abaixo os versos desta bonita música de agradecimento do Rei ao seu imenso público torcedor.

“Não sei como aconteceu
Quando acordei, eu já era eu
Não sei se foi por encanto
E nem sei se mereço tanto

A meu pai eu agradeço
O começo da minha vida
Metade já está cumprida
Meio tempo da partida

Sozinho não sou ninguém
Agradeço a você também
Você que me incentivou
Você que me criticou

Agora a vida mudou
Outro jogo vou começar
Meu pai tem que me ajudar
Meus filhos quero criar

Missão estará cumprida
Tudo pronto para a partida
Partindo só vou levar
O que de bom aqui deixar.”

Por ego

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *