Logo Jornal Interação

São demais os perigos desta vida

 

O poeta, compositor e cantor Vinícius de Moraes

 

 

O compositor Vinícius de Moraes é o meu poeta preferido. Gosto de suas músicas, de seus poemas, de tudo o que ele escreveu.

Mas é claro que tenho as minhas músicas favoritas, Dentre as minhas preferidas estão Onde anda você, Eu sei que vou te amar, Se todos fossem iguais a você, Regra três, Tarde em Itapuã, Como dizia o poeta, Para viver um grande amor, Samba da bênção, Samba em prelúdio, O pato, Pela luz dos olhos teus, A casa, Garota de Ipanema, Carta ao Tom, Chega de Saudade, Como é duro trabalhar, Cotidiano número 2, Escravo da alegria, Menina das duas tranças, Minha namorada, O filho que eu quero ter e São Demais os perigos desta vida, tema desta crônica.

Um dos maiores compositores da música popular brasileira, Vinícius tem uma obra vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. Ainda assim, sempre considerou que a poesia tenha sido sua primeira e maior vocação, e que toda sua atividade artística derivava do fato de ser poeta. No campo musical, o Poetinha teve como principais parceiros Tom Jobim, ToquinhoBaden PowellJoão GilbertoChico Buarque e Carlos Lyra.

O ano de 1958 marcaria o início de um dos movimentos mais importantes da música brasileira, a Bossa Nova. A pedra fundamental do movimento veio com o álbum “Canção do Amor Demais“, gravado pela cantora Elizeth Cardoso. Além da faixa-título, o antológico LP contava ainda com outras canções de autoria da dupla Vinicius e Tom, como “Luciana”, “Estrada Branca”, “Outra Vez” e “Chega de Saudade“, em interpretações vocais intimistas.

Por volta de 1969, Vinicius iniciou suas primeiras composições com um novo parceiro, o violonista Toquinho. Dessa parceria vieram clássicos como “Como Dizia o poeta”, “Tarde em Itapoã” e “Testamento”.

Em 1970, Vinicius se apresentou na casa de espetáculo carioca Canecão, com o parceiro Tom Jobim, o violonista Toquinho e a cantora Miúcha. O show, que relembrou a trajetória do poeta, ficou quase um ano em cartaz devido ao grande sucesso obtido. Outra apresentação marcante de Vinícius de Moraes ao lado de Toquinho e da cantora Maria Creuza foi na cidade argentina de Mar del Plata, na boate La Fusa.

A popularidade de Vinicius e de outros brasileiros na Argentina naquela época era tamanha principalmente por causa de Vinicius e Toquinho, Maria Creuza, Roberto Carlos e Altemar Dutra.

Veja abaixo os versos desta poesia musical intitulada São demais os perigos desta vida.

“São demais os perigos desta vida
Pra quem tem paixão
Principalmente quando uma lua chega de repente
E se deixa no céu, como esquecida

E se ao luar que atua desvairado
Vem se unir uma música qualquer
Aí então é preciso ter cuidado
Porque deve andar perto uma mulher

Deve andar perto uma mulher que é feita
De música, luar e sentimento
E que a vida não quer de tão perfeita

Uma mulher que é como a própria Lua
Tão linda que só espalha sofrimento
Tão cheia de pudor que vive nua

São demais…
São demais os perigos desta vida
Pra quem tem paixão.”

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *