Logo Jornal Interação

 

Conheça a história da Eva, a filhote de anta que conquistou o carinho de toda a equipe do Criadouro Científico da CBMM

 

 

A CBMM recebeu, recentemente, no Criadouro Científico de seu Centro de Desenvolvimento Ambiental (CDA), um filhote de anta. Eva foi encontrada com aproximadamente 1 mês e vida, em uma lavoura de cana em setembro de 2021, em um município próximo a Patos de Minas (MG). Ela foi resgatada e vinha sendo cuidada por uma equipe especializada. Por ter sido acolhida ainda muito jovem e criada próxima a humanos, a pequena anta desenvolveu um comportamento dócil e tranquilo. Além disso, Eva tinha uma fratura e, por não ser possível realizar uma cirurgia devido à sua pouca idade e à complexidade da lesão, ela precisou receber um tratamento conservativo com tala, cuidados especiais e alimentação em mamadeira, desenvolvendo esse comportamento.

 

Agora, com cerca de 10 meses de idade, Eva foi encaminhada para o CDA, onde foi recebida pelos profissionais do Criadouro Científico e está recebendo todos os cuidados necessários para se integrar ao espaço. Em razão do pioneirismo do trabalho realizado pela CBMM para a preservação da fauna e da flora do Cerrado, é comum que órgãos ambientais encaminhem para o CDA animais silvestres resgatados em estradas e próximos a propriedades particulares. Vale destacar que a CBMM não tem autorização para receber animais diretamente da comunidade, nem encaminhados pela Polícia Ambiental ou pelo Corpo de Bombeiros. Eles devem ser encaminhados para o Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres (Cetras), umas das coordenações técnicas do Instituto Estadual de Florestas (IEF), que por sua vez, após avaliação da situação do animal, poderá encaminhá-lo a outras instituições de conservação de fauna ou devolve-lo à natureza.

Por se tratar de uma fêmea, a nova integrante do plantel recebeu o nome de Eva em alusão a um dos mascotes da CBMM. Eva compõe a Turma da Kika no Cerrado. O trio é composto por um lobo guará fêmea, a Kika, um tamanduá, o Manduca, e uma anta, também de nome Eva. Esse nome também é uma homenagem a uma anta do criadouro da CBMM que foi reintegrada ao seu habitat natural, em parceria com o Projeto Refauna no Rio de Janeiro, alguns anos atrás. Em 2020, câmeras escondidas do projeto flagraram o primeiro filhote nascido em habitat natural, após 100 anos sem registros de nascimentos, próximo à cidade de Cachoeiras de Macacu (RJ). O filhote é a terceira geração da anta enviada ao projeto pela CBMM. Um exemplo de que o trabalho das instituições competentes com a reintrodução monitorada tem promovido a reprodução dessa espécie.

“Eva é um caso à parte; como foi encontrada sozinha, com pouco tempo de vida e recebeu cuidados e carinho de humanos, ela nos considera como ‘mãe’ pelo contato próximo que mantemos com ela. Eva é muito dócil e retribui o carinho que damos a ela.” conta Roberta Soares, médica veterinária da CBMM.

 

Centro de Desenvolvimento Ambiental da CBMM (CDA)

 

Localizado na planta industrial da CBMM em Araxá, o CDA é um centro de referência para cuidados especiais com lobos-guará e outros animais ameaçados de extinção.
Os projetos desenvolvidos pela CBMM buscam a preservação de espécies do Cerrado, fortalecendo e conservando o bioma onde a companhia está inserida.
O CDA recebe espécimes resgatadas em diversos locais do estado de Minas Gerais. É importante ressaltar que a CBMM não realiza esses resgates, apenas abriga, cuida e garante o bem-estar desses animais após recebê-los dos órgãos responsáveis.
A CBMM também não recebe animais por meio de pedidos da comunidade. Todo o processo deve ser intermediado pelos órgãos responsáveis. Caso animais silvestres sejam encontrados em situação de risco ou na zona urbana, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Ambiental da região devem ser contatados para realização do resgate e encaminhamento ao Cetras. Inclusive a comunidade também pode levar animais ao Cetras, quando não oferecem risco à pessoa e também não há risco para o animal.

 

 

Projeto Refauna

Rede de reintrodução de fauna e restabelecimento de interações ecológicas na Mata Atlântica, com o objetivo final de restabelecer populações viáveis de mamíferos de médio e grande porte em unidades de conservação no estado do Rio de Janeiro. Desde 2010, o Refauna vem lutando para reverter a síndrome de florestas vazias em remanescentes de Mata Atlântica. Para isso, trabalha para restaurar as interações ecológicas que foram perdidas através da reintrodução de vertebrados.

 

Programa de Educação Ambiental da CBMM

 

Os mascotes da CBMM (Kika no Cerrado) são um resgate e uma homenagem ao personagem Lobo Kiko, famoso nas gerações dos anos 80 e 90 e que deu origem ao Programa de Educação Ambiental na cidade. Os novos personagens são a Loba Kika, a

Anta Eva e o Tamanduá Manduca, mensageiros das ações sustentáveis, de educação ambiental e culturais da CBMM. O Lobo Kiko foi o protagonista do Programa de Educação Ambiental nas escolas de Araxá por algumas décadas. O programa tem como objetivo difundir entre os alunos a importância das espécies do cerrado. “As aventuras do Lobo Kiko” é um dos livros de educação ambiental em que o saudoso lobinho foi apresentado. Na obra, ele faz várias expedições pelo Cerrado. Algumas ilustrações do livro podem ser conferidas nas redes sociais da CBMM. Em 2022, o Programa de Educação Ambiental da CBMM completou 30 anos, com o atendimento de mais de 73.500 pessoas.

 

 

Sobre a CBMM

 

A CBMM é líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio e está no mercado há mais de 60 anos. A CBMM está sediada no Brasil, com subsidiárias nos Estados Unidos, Holanda, Singapura e Suíça e escritórios de representação na China. A CBMM fabrica e fornece produtos de Nióbio e desenvolve tecnologia relacionada a aplicações de produtos de Nióbio para os setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial, saúde e energia. A CBMM, historicamente, possui uma capacidade de produção que supera a demanda global por produtos de Nióbio. A empresa conta com robusta infraestrutura logística em todos os continentes, atendendo mais de 400 clientes em 50 países. Seu modelo de negócios é pautado por uma sólida governança corporativa e baseia-se na garantia de oferta, inovação e desenvolvimento de novas tecnologias em parceria com os mais renomados centros de pesquisa do mundo.

 

 

Saiba mais sobre as tecnologias de nióbio

Website: www.Niobium.tech

LinkedIn: Niobium.tech

Instagram: @Niobium.tech

Twitter: Niobium_Nb

Youtube: Niobium.tech

 

 

Por ego

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *