Logo Jornal Interação

Contagem regressiva para as eleições do próximo dia 02 de outubro em todos os estados da federação. A partir desta data os partidos políticos já podem realizar as suas convenções visando o pleito vindouro para os candidatos postulantes aos  cargos de deputados estadual e federal, senador, governador e presidente da república. De acordo com a Chefe do Cartório Eleitoral de Araxá Alcinéia Suely de Sales, “ alguns prazos e regras já devem ser observadas pelos candidatos, agremiações políticas, eleitor e imprensa em relação ao período eleitoral”.

Um eventual segundo turno para definir o presidente e governadores ocorrerá no dia 30 de outubro. As datas correspondem ao primeiro e último domingo do mês, conforme previsto na Constituição Federal. De 26 de agosto a 29 de setembro, será permitida a veiculação de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão relativa ao primeiro turno.

20 de julho Data a ser considerada, para fins da garantia prevista em lei para a participação em debates transmitidos por emissoras de rádio e de televisão, para o cálculo da representatividade do Congresso Nacional decorrente de eventuais novas totalizações do resultado das eleições gerais.

15 de agosto 1. Último dia para os partidos políticos, as federações e as coligações requererem o registro de candidatas e candidatos a presidente e a vice-presidente da República.

16 de agosto 1. Data a partir da qual será permitida a propaganda eleitoral, inclusive na internet.

29 de setembro (3 dias antes) Último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão relativa ao primeiro turno.

2 de outubro – Dia das eleições (1º turno) 1. Data em que se realizará a votação do primeiro turno das eleições, por sufrágio universal e voto direto e secreto, observando-se, na seção eleitoral.

Em relação ao município de Araxá a Chefe do Cartório disse que totalizada contagem por parte da Justiça Eleitoral, a cidade tem exatos 80 mil e 64 eleitores aptos a votar nas eleições de 02 de outubro de 2022.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *