Logo Jornal Interação

A OLIMPÍADA SOLIDÁRIA DE LEITURA é uma iniciativa que acontece em 15 países simultaneamente, visando incentivar o hábito de leitura e estudo. Ela é focada principalmente no público jovem e quer estimular a reflexão sobre os valores da solidariedade e da responsabilidade social, sensibilizando os jovens quanto às realidades sócio-econômicas e políticas das populações menos favorecidas e dando-lhes a oportunidade de viver de maneira ativa estes valores. Nas suas edições a olimpíada já arrecadou mais de 3,3 milhões de euros que foram doados para projetos sociais, convertidos através de horas de leitura e estudo.

É um  projeto mundial realizado há 14 anos com o objetivo de incentivar a leitura, a solidariedade e o aumento da frequência às bibliotecas.

No Brasil, a “competição” contribuirá para a montagem de uma biblioteca comunitária que será instalada no Morro  Santo Amaro no Rio de Janeiro e está sob a coordenação do Instituto Ekloos. Pretendemos alcançar 50.000 horas de leitura. Os estados brasileiros que  possuem bibliotecas cadastradas são Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Pará e Ceará.

Quem coordena o projeto, no Brasil, é o Instituto Ekloos desde 2007, mas é coordenado internacionalmente pela ONG ACTEC, da Bélgica, e pelas Ongs espanholas COOPERA e COOPERACION INTERNACIONAL (CI), ambas voltadas para projetos no âmbito da educação.

Os países participantes são: Alemanha, Itália, Finlândia, Bélgica, Portugal, França, República Democrática do Congo, Espanha,  Haiti, Croácia e Marrocos.

De acordo com a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, realizada em 2015 pelo Instituto Pró-Livro e executada pelo IBOPE, 44% dos entrevistados declarou não ter lido nenhum livro nos últimos três meses. Por acreditarmos que  a leitura e conhecimento são instrumentos importantes para o empoderamento que pode levar  a uma mudança da realidade atual proporcionando a  inclusão social é que a Biblioteca Pública Municipal Viriato Correa de Araxá decidiu fazer parte deste projeto.

A Biblioteca Pública Municipal Viriato Correa disponibilizou ao todo dez sala de leitura (na sua sede central, na sede das sucursais, no UNIARAXÁ e na APAC). Com esse trabalho a Biblioteca conseguiu ficar em oitavo lugar na classificação geral das bibliotecas do Brasil com 1612 horas de leitura e 942 participantes. Outro fator relevante que fez com que a biblioteca se destacasse foi a participação na fase de contos para concorrer à edição e consulta dos leitores à ARVORE DE LIVRO DIGITAL  que consiste no envio de maior número de contos e envio de melhor conto sobre a cidade do Rio de Janeiro. Foram enviados três contos de Araxá, e o conto “Um mineiro no Rio de Janeiro”, da escritora Carolina Angélica de Oliveira Passos, foi classificado na fase semi final entre os vinte melhores contos enviados. Para ficar na fase final esse conto participa da votação popular e se ficar entre os dez constará do livro digital e será editado passando a fazer parte do acervo de todas as bibliotecas participantes da olimpíada. Se conseguirmos este feito o a escritora, a Biblioteca Viriato Correa, a Academia Araxaense de Letras  e Araxá estarão na maior vitrine de leitura do mundo. Consideramos um grande feito esta participação da biblioteca de Araxá. E no fechamento desta edição a diretora da Biblioteca Maria José Chadú Assunção informou com alegria e entusiasmo que, “saiu o resultado final da Olimpíada Solidária de Leitura. Entre 41 bibliotecas no Brasil ficamos em 1º lugar em Minas Gerais no número de horas e de leitores. No ranking geral ficamos em 6º lugar em horas de leitura e,  em 4º lugar em número de leitores. Falta sabermos o resultado do conto que enviamos e que foi selecionado’.

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *