Logo Jornal Interação

Ampliar o olhar para a construção dos espetáculos, trocar ideias e experimentos, aprender sem limites de ousar. Esses são alguns dos objetivos do Workshop de Arte Digital do TIM ArtEducAção, com traz como tema a Cenografia Digital. O encontro será realizado nos dias 30 e 31 de maio, em Belo Horizonte e será voltado para os arteducadores que participam do programa nas cidades de Araxá, Barbacena, Belo Horizonte, Governador Valadares, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Poços de Caldas, Ponte Nova, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Viçosa.

Desde que foi incluída na grade de oficinas do programa TIM ArtEducAção, a oficina de arte digital tem proporcionado às crianças e adolescentes a oportunidade de enxergarem e documentarem as mais diversas manifestações culturais por meio das novas tecnologias, contribuindo para o enriquecendo do aprendizado. “A oficina ArtEducAção Digital mostra que a tecnologia também pode ampliar o olhar e criar reflexões sobre a arte. O jovem gosta da linguagem tecnológica e é extremamente importante a constante reciclagem dos nossos arteducadores para que a oficina promova uma interação entre essa linguagem com outras modalidades artísticas”, afirma Marcelo Andrade, idealizador e coordenador do TIM ArtEducAção.

Com o tema Cenografia Digital, o encontro será realizado nos dias 30 e 31 de maio, em Belo Horizonte, e abordará as orientações técnicas e estéticas para a finalização dos materiais audiovisuais produzidos para a mostra artística de cada cidade. Durante o primeiro workshop, realizado nos dias 9 e 10 de maio, os arteducadores participaram do coaching criativo com o intuito de orientar a concepção criativa das intervenções das oficinas de arte digital nas mostras artísticas. Ao final do encontro, cada educador elaborou a projética da cenografia digital da mostra artística de sua cidade.

Segundo a coordenadora executiva  do programa TIM ArtEducAção em Minas Gerais e coordenadora do Workshop, Virgínia Bittencourt Moura,  o primeiro encontro proporcionou aos arteducadores a oportunidade de trocar experiências e informações para a composição da cenografia digital nos espetáculos. “Pela primeira vez, todas as cidades utilizaram a cenografia digital durante as apresentações das Mostras Artística, o que representa um avanço para a construção dos espetáculos, pois a arte digital possui uma linguagem que compõe e contribui para potencialização dos trabalhos e eleva a qualidade das apresentações. Para nós, é um verdadeiro divisor de águas para o TIM ArtEducAção, afinal são 5 anos de muito sucesso e reconhecimento. As cidades poderão abusar ainda mais da criatividade na construção dos espetáculos, que serão belíssimos e inesquecíveis”.

A reciclagem dos arteducadores é uma ação contínua do programa que estabelece uma agenda de encontros no decorrer do ano. “O objetivo do workshop é orientar a integração da arte digital nas mostras artísticas de cada cidade, as quais acontecerão a partir de junho. Por isso, a participação de cada cidade é muito importante, pois irá contribuir diretamente para o sucesso das mostras, além favorecer a troca de experiências entre os arteducadores ”, diz a coordenadora da oficina de arte digital e do curso de Pós-Gradução Processos Criativos em Palavra e Imagem da PUC Minas, Renata Alencar.

TIM ArtEducAção:

Realizado desde 2001, o Programa TIM ArtEducAção já atendeu mais de 65 mil crianças e adolescentes, da rede pública de ensino, em oficinas artísticas, ministradas em 13 cidades mineiras. O Programa é coordenado pela ONG Humanizarte e patrocinado pela empresa TIM por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

SERVIÇO:

Workshop de Cenografia Digital TIM ArtEducAção
Data: 30 e 31 de maio
Local: Hotel Sion Belo Horizonte (Av. Uruguai, 1010, Sion, Belo Horizonte)
Público: Todos os arteducadores da oficina de arte digital do Programa TIM ArtEducAção.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *