Logo Jornal Interação

O escritor Marcelo Rubens Paiva esteve no ginásio do Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá) para participar do Sempre Um Papo nesta segunda-feira (12). Ele lançou o seu novo livro “As verdades que Ela Não Diz” que aborda sobre o universo feminino que a maioria dos homens tenta entender, mas não consegue.

As relações a dois – até a três – as traições, as paixões, a amizade, o confronto e as brigas entre os casais são esmiuçados por Marcelo Rubens Paiva que recria em seus textos o que ouve e fala, sabe ou quer saber, sem nunca perder um toque de erotismo e compaixão em seus textos.

Segundo o escritor, ele é um verdadeiro observador da vida cotidiana. “Elas nunca falam que estão atrasadas. Sempre dizem ‘já to indo’, ‘um minuto’, ‘já to subindo’, ‘já to no elevador’, é tudo mentira, todas essas coisas assim. Eu gosto muito dessas questões envolvendo homem e mulher, ciúme, casamento e namoro, sabe? São temas ricas para todos os escritores da humanidade”, disse o escritor.

O escritor considera uma grande oportunidade de falar para uma plateia seleta de jovens, em sua maioria, sobre este assunto. “O jovem é mais romântico, gosta de saber mais sobre essa coisa do relacionamento, os truques da sedução”, brinca o escritor. “O jovem é muito curioso e está sempre querendo saber mais, então, quando a gente fala para ele, temos que saber que estamos formando um novo leitor, um novo brasileiro, u  novo homem e uma nova mulher. Contribuir com a formação deles é muito gratificante”, comentou o escritor.

O Uniaraxá recebeu um bom público para ver a apresentação deste escritor. Mariana Maria de Souza, 18 anos, 5° período de Administração, é fã declarada dos livros do autor, mas, para ela a obra que mais lhe chama a atenção é a “”Feliz Ano Velho”, livro brasileiro mais vendido na década de oitenta e ganhador do prêmio jabuti em 1982. “O livro narra desafios dele de recuperar os movimentos das mãos e dos braços depois de um grave acidente que o deixou paraplégico. Isso mostra que a leitura é sem limites e ajudou o escritor a superar este momento triste em sua vida. Por isso, sou sua fã”, declarou a universitária.

O advogado Cassiano Moreira também conhece esse livro, mas esteve no Uniaraxá para adquirir a mais nova obra do escritor paulista. “Ouvir só maravilhas desse livro. É uma obra diferente que tem as experiências de vida do autor. Ler o que o escritor já passou e observou no relacionamento entre homem e mulher, com certeza será uma grande experiência para mim”, destacou o advogado.

Segundo o reitor do Uniaraxá, Válter Gomes, é sempre interessante ouvir escritores que levam cultura e conhecimento para todos. “Tem alunos que estão insistindo com os professores para sair da sala de aula e assistir o escritor Marcelo (Paiva), isso é muito bom. Mostra que os jovens estão mais interessados pela cultura e adquirir bastante conhecimento”.

Para o reitor, o Sempre Um Papo vem conquistando o seu espaço entre os universitários. “Já ouve situações em que foi proposto um autor e os professores e aluno argumentaram que tinham o visto e não seria o caso. Isto é algo que nos chamou atenção e foi fruto inclusive de uma conversa com os organizadores porque obviamente sabemos da importância de todos os autores, mas conforme o tema e o livro, o interesse é maior. O que a gente observa nos últimos semestres é de um grande sucesso. Todos os autores que vieram encontram sempre o Uniaraxá com casa cheia”, salientou o reitor.

“Cada plateia age de uma maneira diferente. Na literatura, as pessoas sempre têm curiosidade de ver como que é a cara do escritor. A pessoa que me leu em uma solidão na sua casa, vê pessoalmente, faz perguntar sobre aquilo que escreveu, então, é muito interessante essa interação com o público”, abordou o escritor.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *