Logo Jornal Interação

A ano novo está apenas começando, mas quando 2012 terminar, mais de 40 “caras novas” estarão nas ruas das cidades brasileiras, número que inclui modelos inéditos, atualização de gerações e reestilizações. As duas maiores marcas americanas, Ford e GM, devem se destacar.

As marcas ianques começam a chamar a atenção já neste mês, com a apresentação das próximas gerações de suas picapes médias, Ranger e S10, respectivamente. Haverá ainda frutos de novas fábricas, como as que Toyota e Hyundai estão construindo no interior de São Paulo. A alta do IPI para importados adiou, mas não cancelou, os planos de algumas empresas, como a BMW. Uma das estreias esperadas é a da chinesa Great Wall. Confira parte do que está por vir.

FORD

Ao lado da Chevrolet, promete se destacar em 2012. Terá novas gerações de três carros. Um deles é o próximo EcoSport, que está sendo revelado nesta quarta-feira, em Brasília, e deve chegar às lojas do País no meio do ano. Também estão na fila a picape argentina Ranger e a renovada linha Focus.

CHEVROLET

Serão quatro lançamentos importantes no decorrer deste ano. A agenda começa nos próximos dias, com a apresentação da nova geração da picape S10. Seu derivado, o utilitário-esportivo Blazer, será lançado no segundo semestre. Antes, em meados do ano, virão dois automóveis. O Sonic, que deverá ser feito no México, vai brigar com compactos como o Fiat Punto. A versão hatch do Cruze tem a missão de suceder o Vectra GT, assim como ocorreu com o sedã.

TOYOTA

Sem um novo modelo de impacto há muitos anos, a japonesa terá no segundo semestre sua grande aposta para o Brasil, o Etios, nas versões hatch e sedã. A linha será produzida em Sorocaba. Antes dele vem o híbrido Prius. Outras estreias serão a próxima geração do Camry e as versões flexíveis da Hilux e do Hilux SW4

VOLKSWAGEN

A alemã terá um ano “insosso”. O ponto alto de 2012 será a reestilização do Gol (que deve ganhar versão de duas portas) e de seus derivados, o sedã Voyage e a picape Saveiro. Dos importados há o Passat CC, cujo visual ficou em dia com o do sedã e da perua. Há chance de a próxima geração do Beetle vir em 2012.

MINI

O sexto integrante da marca inglesa controlada pela BMW chega ao mercado nacional no primeiro trimestre. Trata-se do Roadster, que é o primeiro conversível de dois lugares da Mini. Ele virá com o motor 1.6 turbo de 184 cv de potência.

MERCEDES-BENZ

O modelo mais esperado da Mercedes é a segunda geração do Classe B, que passará a ser o carro de entrada da marca até a chegada

do Classe A, em 2013. O monovolume virá no primeiro semestre. Outra

estreia da marca é o SLS Roadster AMG.

KIA

O destaque da sul-coreana será o Optima, sucessor do Magentis. O sedã deveria ter chegado no ano passado, mas atrasou por causa da alta do IPI. Ele trará motor 2.4 de 180 cv e vai brigar com o Hyundai Sonata até no preço, na mesma faixa: R$ 110 mil. Outra estreia da Kia será o hatch Rio.

FIAT

Depois de fazer barulho em 2011, quando completou uma década na liderança de mercado e 35 anos de Brasil, a Fiat deverá ser mais “tímida” em 2012. A marca vai investir na renovação da família Palio, iniciada em novembro com o hatch: serão lançadas as próximas gerações de Siena, Strada e Palio Weekend.

HONDA

Desde meados de dezembro é possível encomendar a nona geração do Civic, que começa a ser entregue este mês. Entre março e abril chegará o CR-V, que recebeu renovação visual. O jipe vai continuar sendo importado do México e manterá o motor 2.0, a gasolina, que gera 150 cv de potência.

PEUGEOT/CITROËN

Serão oito lançamentos das marcas do Grupo PSA, número que inclui versões de carros que já estão nas lojas. Da Peugeot, neste mês deve chegar o 408 com o motor 1.6 turbo de 156 cv. Em março será lançado o 308, sucessor do hatch 307. Da Citroën, a nova geração do C3 é o maior destaque.

GRUPO CHRYSLER

O Compass, nova opção de entrada da Jeep, estava nas autorizadas, desde dezembro, mas só começa a ser entregue agora, com preço abaixo de R$ 100 mil. Em seguida virá o sedã Chrysler 300 com propulsor V6 Pentastar. Em meados do ano esse motor estará também no Dodge Durango.

RENAULT/NISSAN

As duas marcas da aliança franco-nipônica se destacaram em 2011, mas neste ano terão participação discreta em termos de lançamentos. Da Renault, haverá reestilizações do veterano Clio e dos sedãs Logan

e Symbol. A Nissan vai investir em novas versões de modelos atuais e deve lançar o próximo Pathfinder.

OUTRAS JAPONESAS

Da Mitsubishi, a linha Lancer com motor 2.0 de 160 cv passa a ser feita no Brasil no fim do ano. A Suzuki também vai nacionalizar o jipinho Jimny, que atualmente é importado do Japão. Já a Toyota prepara o relançamento da Lexus, sua marca de luxo. Terá autorizadas exclusivas e vai ampliar a oferta de modelos.

BMW

A atração da BMW em 2012 será a próxima geração do Série 3, que chega em maio com as versões 328i (R$ 198 mil) e 335i (R$ 341 mil). A mais em conta, 320i, deverá ser lançada apenas no segundo semestre e ainda não tem preço definido. Também virão o Série 1M Coupé e o Série 6 Cabriolet.

HYUNDAI

O compacto que será produzido na nova fábrica da marca em Piracicaba (SP), fruto do projeto HB, chega no fim do ano. O “time” dos importados também terá bons representantes em 2012. Dois modelos de sucesso da marca, o i30 e o Azera virão em nova geração. O sedã deverá custar mais de R$ 100 mil.

AUDI

A marca alemã anunciou que terá 15 novidades neste ano. A principal, prevista para chegar em abril, é o jipe compacto Q3, que terá motor 2.0 turbo e brigará com o X1, BMW mais vendido no País. Entre as outras estreias estão as versões esportivas S5, S6, S7 e S8, além do TT RS.

OUTRAS CHINESAS

A Chery pretendia lançar o S18 e o Fullwin no ano passado, mas a alta do IPI a fez mudar os planos. O primeiro virá nos próximos dias por cerca de R$ 32 mil. O outro chegará até junho. Já a Great Wall estreia no segundo semestre. Trará quatro modelos ao Brasil: o jipe Haval, a picape Wingle, o sedã Voleex C30 e o hatch C20R.

JAC

A chinesa que começou a atuar no País no ano passado tem dois lançamentos confirmados para 2012. Um é o sedã médio J5, que chegaria em outubro, atrasou e virá nos próximos meses. Por causa da alta do IPI, seu preço deverá ficar acima dos R$ 55 mil previstos inicialmente. O hatch J2 estará las lojas no segundo semestre.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *