Logo Jornal Interação

O Colégio São Domingos, em Araxá, se tornou, nos últimos meses, uma verdadeira incubadora de empresas. É o projeto “Miniempresas”, iniciativa que proporciona aos estudantes do 9º Ano uma experiência prática quanto à organização e operacionalização de um empreendimento.

 

Desenvolvido ao longo de sete semanas, o programa mergulhou os alunos no universo empresarial, proporcionando aprendizado sobre conceitos fundamentais, a importância da economia de mercado e as responsabilidades do empreendedor. Os resultados surpreenderam todos os envolvidos. “Ficamos impressionados com a organização e com os empreendimentos promissores que surgiram a partir do trabalho interdisciplinar”, conta a professora Márcia Prado.

 

Mãos à obra

Durante o projeto, os alunos não apenas absorveram conhecimentos teóricos, mas também colocaram a “mão na massa”. Realizaram pesquisas de mercado, estudaram a viabilidade do produto, avaliaram a concorrência e analisaram os atributos socioambientais envolvidos na produção e comercialização. A partir dessas informações, cada equipe criou um nome e logomarca exclusivos para sua miniempresa, agregando identidade e personalidade ao projeto.

 

Com essa etapa concluída, os estudantes direcionaram seus esforços para o controle de estoque, vendas e produção. A fabricação dos produtos proporcionou aos estudantes desde habilidades práticas até o cálculo de impostos, proporcionando-lhes uma visão abrangente sobre os desafios enfrentados por empreendedores na vida real.

 

Interdisciplinaridade em ação

O projeto “Miniempresas”, no Colégio São Domingos, é um trabalho interdisciplinar conduzido pelos professores Márcia Prado e Adriano Petta, envolvendo as disciplinas de Matemática e Inglês. “Essa abordagem integrada fortalece a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, preparando os estudantes para os desafios do mundo real”, ressalta o professor Adriano Petta.

 

21 empresas, uma lição de empreendedorismo

Ao todo, 21 miniempresas foram criadas durante o projeto, demonstrando a participação ativa dos alunos, a diversidade de ideias e abordagens. Cada equipe apresentou sua visão, de acordo com o estudo sobre o mercado, refletindo a criatividade e o espírito empreendedor instigados pelo programa.

 

Feira do Empreendedor: culminância do trabalho

Para encerrar as atividades do projeto “Miniempresas”, aconteceu  no Colégio São Domingos a 1ª Feira do Empreendedor, no dia 24 de novembro.  Os produtos desenvolvidos pelos estudantes estiveramo em destaque, disponíveis para apresentação e venda. Os recursos arrecadados serão revertidos para a festa de encerramento das turmas, fechando o ciclo do projeto com celebração e reconhecimento dos esforços dos jovens empreendedores.

Por ego

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *