Logo Jornal Interação

A Prefeitura de Araxá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Parcerias, juntamente com o Sebrae, Acia, Sindicomércio, Cefet, Uniaraxá e Senai assinaram recentemente um termo de cooperação técnica visando à implantação do Ecossistema de Inovação e Tecnologia e Incentivo às Startups de Araxá. O termo tem por premissa desenvolver ações através dos parceiros locais para incremento e incentivo, buscando o fortalecimento das ‘startups’ por meio da capacitação empreendedora. O secretário Geraldo Lima Júnior destaca que essa busca visa posicionar Araxá como indutor do processo de desenvolvimento da cultura empreendedora e disseminar o conhecimento para as ‘startups’ presentes no município.

O QUE É ‘STARTUPS’?

Startup significa o ato de começar algo, normalmente relacionado com companhias e empresas que estão no início de suas atividades e que buscam explorar atividades inovadoras no mercado. Empresas startup são jovens e buscam a inovação em qualquer área ou ramo de atividade, procurando desenvolver um modelo de negócio escalável e que seja repetível. Um modelo de negócio é a forma como a empresa gera valor para os clientes. Um modelo escalável e repetível significa que, com o mesmo modelo econômico, a empresa vai atingir um grande número de clientes e gerar lucros em pouco tempo, sem haver um aumento significativo dos custos. O termo startup, para designar empresas recém-criadas e rentáveis, começou a ser popularizado nos anos 1990, quando houve a primeira grande “bolha da internet”. Muitos empreendedores com ideias inovadoras e promissoras, principalmente associadas à tecnologia, encontraram financiamento para os seus projetos, que se mostraram extremamente lucrativos e sustentáveis.

Demandas Fórum Regional:

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Parcerias também participou da 2ª Etapa do Fórum Regional de Governo, no último dia 29 de setembro, em Araxá, onde apresentou demandas classificadas como prioritárias para o seu setor de atuação. O evento foi promovido pelo Governo de Minas Gerais, com apoio da Assembleia Legislativa e Prefeitura de Araxá.

Eixo Infraestrutura e Logística:

O secretário Geraldo Lima Júnior foi o relator do Eixo Infraestrutura e Logística do Fórum Regional e, também, priorizou as seguintes demandas para Araxá e região:

– Criação do Fundo Estadual de Habitação para o servidor público, idosos e moradores da área rural.
– Construção do Aeroporto de Cargas.
– Construção do Gasoduto para a região.
– Melhoria de estradas vicinais.
– Apoio para custeio do transporte escolar.
– Revitalização da Estrada Araxá Franca.

Eixo Saúde e Proteção Social:

– Construção do Centro de Apoio ao Trabalhador de Araxá e microrregião, que abrangerá os seguintes serviços: orientação ao autônomo, Seguro Desemprego, intermediação de mão de obra, assessoria ao empreendedor individual, entre outros.
– Construção do Centro de Comercialização da Economia Popular Solidária de artesanatos, doces, farinhas, queijos, linguiças caseiras, bordados e demais de Araxá e microrregião. Esses dois pedidos foram defendidos no Eixo da Saúde e Proteção Social do Fórum Regional, pelo assessor Pedro Neto e pelo coordenador do Sine, Victor Kamada.

Startup1 Startup2 Startup3 Startup4

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *