Logo Jornal Interação

Foto torcida do Cruzeiro

Historicamente, o torcedor do Cruzeiro tem boas lembranças de duelos em competições de mata-mata contra o Grêmio. O clube celeste já enfrentou os gaúchos por quatro vezes nessa situação e nunca foi eliminado: Taça Brasil de 66, Copa do Brasil de 93 e Libertadores de 97 e 2009. Quando o assunto é Brasileirão, porém, o histórico é um pouco mais equilibrado. Mesmo assim, a vantagem cruzeirense é flagrante em jogos no Mineirão. Até hoje, Cruzeiro e Grêmio se enfrentaram 17 vezes no Gigante da Pampulha pelo Brasileiro. A Raposa venceu nada menos do que 14 jogos. Houve ainda dois empates e apenas um triunfo gremista, que ocorreu há 18 anos, no Brasileirão de 1998, por 2 a 0, com gols de Scheidt e Rodrigo Mendes, em duelo marcado pelas expulsões dos cruzeirenses Alex Alves e Vágner. Nesse período, o Grêmio chegou a vencer um jogo como visitante contra o Cruzeiro, mas foi no Independência. Em 2012, quando o Mineirão estava fechado para reforma, o Tricolor fez 3 a 1 na equipe celeste.

Vitórias marcantes:

Os triunfos mais marcantes do Cruzeiro sobre o Grêmio durante esse longo tabu ocorreram justamente nos anos dos títulos brasileiros. Em 2003, na reta final, a Raposa atropelou o adversário com uma goleada por 3 a 0 diante de 49.069 pagantes, chegando à 26ª vitória no campeonato e quebrando a marca que pertencia ao Palmeiras desde o Brasileiro de 1973. Em 2013, novo triunfo por 3 a 0, que, desta vez, valeu o grito de campeão antecipado. O título só foi confirmado matematicamente no intervalo do jogo seguinte, contra o Vitória, em Salvador, mas os jogadores já deram volta olímpica e comemoraram o troféu contra o Grêmio, com os 56.854 torcedores no estádio, maior público pagante do novo Mineirão em jogos entre clubes.

Já em 2014, o triunfo foi apertado, mas muito comemorado. Em um jogo duro, o gol da vitória só veio aos 40 minutos do segundo tempo, depois de grande jogada do zagueiro Dedé, que roubou a bola do campo de defesa e conduziu até o ataque, cruzando na cabeça de Dagoberto para fazer 1 a 0. O jogo domingo, dia 04 de outubro, no Mineirão será às quatro da tarde.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *