Logo Jornal Interação

Você sabia?

20//02/2015- 16:54

PorEditor1

fev 20, 2015

Por: Alcino de Freitas.

Hoje vamos relembrar uma página de glória do nosso futebol do passado. Vou falar sobre o Najá e o Ipiranga, duas forças do futebol araxaense que marcaram época. Dois clubes fundados na década de 40, e que deixaram de existir na década de 50, deixando Araxá, terra de enormes craques, com fama de praticar um futebol técnico, de alto nível, igualando-se aos grandes clubes da região.

Najá: em pé – Suim, Bolivar, Pipita, Chico Preto, Macalé, Cazuza, Bigorna – agachados – Brás, Walter Natal, Ildeu, Barra Mansa e Vioti

NAJÁ FUTEBOL CLUBE, fundado no dia 1º agosto de 1943, com o nome de Nacional Futebol Clube. Por deliberação do Conselho Nacional de Desportos, houve a necessidade de mudar o nome do clube, que passou a denominar-se, por votação de sua diretoria, Najá Futebol Clube, que em tupi-guarani  significa: palmeira brasileira.

Ipiranga Sport Clube – Em pé – Zé Edgar, Peão, Xororó, Jaú, Wilson, Canhoto e Agenor Lemos – Agachados – Zé Mica, Paulinho, Esmerindo, Camarota e Mimi

IPIRANGA SPORT CLUBE.  A data de fundação do clube é 19/06/45. O surgimento do clube se deu depois de uma derrota do time do Najá para o Industrial de Belo Horizonte, pelo placar de 2 a 1.

Os meninos do Bêjo, então ainda com o nome de “Tiradentes”, jogaram contra o mesmo Industrial numa segunda-feira, pela manhã, no Estádio Municipal Fausto Alvim, e acabaram vencendo o time de Belo Horizonte pelo placar de 6 a 2, ocorrendo uma grande gozação na cidade. Até então, o Ipiranga tinha o nome de Tiradentes e foi fundado por Benjamin Assunção, o Bêjo, o mesmo que, em 1958, fundou também o Araxá Esporte Clube.

Daí nasceu a grande rivalidade entre os dois clubes araxaenses que só realizaram a primeira partida entre si no dia 11 de julho de 1948, quando o Najá acabou vencendo este primeiro confronto de uma série de melhor de três, pelo placar de 2 a 1.

O primeiro cartaz que surgiu na cidade anunciando a primeira partida entre os dois rivais assim dizia: “A cidade inteira esperou por muito

Ipiranga versus Najá.

Com suas equipes principais frente a frente, pela primeira vez!

Em disputa fenomenal, a discutida supremacia dos grandes rivais!

O acontecimento “atômico” da vida futebolística amadorística de Minas Gerais!

Assim, por mais de uma década, Najá x Ipiranga emocionaram os torcedores araxaenses com grandes espetáculos.  O Najá denominava-se “Um punhado de bravos”, enquanto o Ipiranga era: “O mais querido”.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *