Destaque »

CRUZEIRO É HEXACAMPEÃO DA COPA DO BRASIL

18 de outubro de 2018 – 17:38 |

Quarta-feira foi disputada a final da Copa do Brasil em Itaquera. Cruzeiro e Corinthians fizeram a grande final, que foi decidida praticamente pelo VAR – árbitro de vídeo. Jogando em casa, o Corinthians começou pressionando, …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home »

SENTIMENTOS

Se consultarmos o Aurélio ou o google encontraremos definições de sentimento assim: “ Ação de sentir, de perceber através dos sentidos, de ser sensível. Capacidade de se deixar impressionar, de comover. Expressão de afeição, afeto, de amor, de carinho, de admiração.”
Sentimento é um estado afetivo que se produz por causas que o impressionam. Causas alegres, felizes, ou dolorosas e tristes. Depende da sensibilidade de cada um.
Percebo a variedade de sentimentosperante minha mãe centenária. Somos seis irmãos e cada um tem seu jeito de demonstrar os sentimentos.
Um dos irmãos a visita raramente e quando faz isso sai de lá chorando, por não gostar de vê-la como está no momento.
Umairmã a visita sempre, mais vezes e conversa com ela dizendo que a ama muito. E diz que só depois que teve uma neta aprendeu a dizer “Eu te amo”. Eu entendo perfeitamente minha irmã, pois minha mãe nunca foi de agarração, dar ou receber beijos. O hábito de abraçar nossos pais demorou um bom tempo. Só depois de nós adultos e eles mais velhos. Claro que isso foi motivado pela educação que receberam em suas épocas.
Hoje abraçamos os filhos, os netos e não cansamos de dizer-lhes “Eu te amo”.
Para demonstrar sentimentos não épreciso falar ou tocar. Sentimento é o sentir e quem o recebe ou transmite entende bem.
Nas minhas visitas à minha mãe , rezo fazendo-lhe uma cruz na testa, beijo-lhe a face e digo amém até ela repetir a palavra.
Uma das cuidadores um dia disse assim: -“Peça perdão a ela! Diga-lhe que a perdoa!” E fiquei pensando, pedir perdão de quê? Perdoar de quê? Tudo bem, não custa nada fazer isso. Se não sinto nenhuma mágoa ou trauma , não sei se minha mãe sente. Então, melhor pedir-lhe perdão e pedir-lhe para nos perdoar. O perdão é um sentimento libertador.A paz interior é uma dádiva. E ninguém saberia explicar o que passa na cabeça de minha mãe com 103 anos e dez meses, se aproximando dos 104 anos.
Percebemos, sim, que ela sente alguma diferença ao ouvir nossas vozes, ao sentir nosso toque em seu corpo, mesmo levemente.
Sentimento é isso! Através dos cinco sentidos cada pessoa tem seu modo de demonstrar sentimentos. E não adianta ninguém ficar dizendo como você deve agir. Sentimento é individual, é próprio. A intensidade só pode ser medida pela própria pessoaque o transmite ou o recebe.
Em minha mãe , no momento, faltam-lhe palavras, mas certamente não lhe faltam sentimentos. E nós os filhos , com suas diferentes características, olhando para ela há uma troca de sentimentos tão puros, simples e intensos.

Tenho tanto sentimento 
Que é frequente persuadir-me
De que sou sentimental,
Mas reconheço, ao medir-me,
Que tudo isso é pensamento,
Que não senti afinal. 

Temos, todos que vivemos,
Uma vida que é vivida
E outra vida que é pensada,
E a única vida que temos
É essa que é dividida
Entre a verdadeira e a errada.

Qual porém é a verdadeira
E qual errada, ninguém
Nos saberá explicar;
E vivemos de maneira
Que a vida que a gente tem
É a que tem que pensar. 

Gloria Soraggi