Destaque »

CBMM amplia área de atuação e anuncia criação do Centro de Matéria Prima para Turbinas de Avião em Araxá

14 de dezembro de 2018 – 11:13 |

A direção da empresa CBMM, realizou na noite da última terça-feira, dia 11 de dezembro, no ‘Clara Rosa Eventos’,  a tradicional reunião de confraternização com profissionais e diretores de organismos de imprensa da cidade de …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home »

“ETERNOS ÍDOLOS DA M.P.B” “CARLOS ALBERTO” “SEMPRE ROMÂNTICO, SEMPRE APAIXONADO” “O INÍCIO”

”CARLOS ALBERTO” é o nome artístico do cidadão NUNO SOARES, um cantor romântico, com um repertório bastante apaixonado e que inspirou uma geração inteira de jovens boêmios, principalmente durante as décadas de 60 e 70.
Nuno Soares, o Carlos Alberto, o pianista, o cantor e compositor, nasceu em Astolfo Dutra (MG), região da zona da Mata Mineira, em abril de 1943, sendo que aos 9 anos de idade, a sua família mudou-se para a cidade de Petrópolis (RJ), e quando fez 18 anos foi residir-se em Três Rios (RJ), sendo que foi lá, que iniciou a sua carreira de cantor, que teve  o seu começo como crooner (cantor), de um conjunto musical, animando os bailes, no Clube Tresrienses, nos finais de semana.
“ESTILO MUSICAL”
O seu estilo musical sempre foi de um repertório muito romântico, recheado de boleros, com muitas músicas apaixonadas, sendo que o bolero, sempre foi o ritmo preferido dos casais, sendo que este som, sempre embalou muitos romances, em uma época, em que se dançava agarradinho, com os rostos colados, sendo que este estilo de música, também inspirava o surgimento de muitos namoros, romances e até casamentos.

“UM CANTOR DE ZONA BOEMIA”
Nos anos 60, cabaret de zona boêmia, que se prezasse, tinha que ter e tocar, por obrigação, os discos de CARLOS ALBERTO, que era o preferido dos freqüentadores, daqueles ambientes. Recordo-me, com muita saudade, quando por volta do ano de 1964, com a idade de 21 anos, no alvorecer de minha vida, em minha cidade natal, Formiga (MG), levado pelo inesquecível amigo e professor, Vicente de Oliveira (Russo), freqüentado o “Cabaret El Rancho”, que tomei conhecimento de sua existência e de suas maravilhosas canções de amor, sendo que CARLOS ALBERTO, até hoje, ainda é o meu cantor predileto.
“CURIOSIDADES”
Um dos seus maiores sucessos chama-se “VIOLÕES EM FUNERAL”, que é um vibrante samba-canção, composição de Silvio Caldas e Sebastião Fonseca, foi retirado de um poema originalmente feito para a Missa de 7° Dia, de Noel Rosa, sendo que esta canção foi gravada em 1951, por Silvio Caldas, mas sucesso mesmo, de verdade, aconteceu somente muitos anos depois na Voz de Carlos Alberto.
A música “INFIDELIDADE”, composição de Ataulfo Alves e Américo Seixas, também aconteceu a mesma coisa, foi gravada por muita gente, mas somente ficou conhecida e foi fazer sucesso em ele.
Junto com o cantor ROBERTO CARLOS, ele é o maior vendedor de discos de sua gravadora a CBS.
“TRAGETÓRIA E SUCESSO”

CARLOS ALBERTO, é um dos pouquíssimos cantores do Brasil, que possui a mágica fórmula de se identificar com todas as pessoas românticas e sensíveis, assim como é o Roberto Carlos. Sendo que ele que era um pianista de formação e por isto, conhecia todos os atalhos da música e da composição.
Suas músicas ficaram nas paradas musicais durante muito tempo, principalmente entre os anos de 1960/1980, antes desta invasão da música sertaneja, sendo que aproximadamente dois anos: 1975/1977 no programa da TV, Globo de Ouro, sempre ficou em 1° lugar na parada musical.
Ganhou uma série de premiações, conquistadas em programas de rádio e televisão, como: “TRÓFEU DISCOTECA DO CHACRINHA” (Tv Globo), “TRÓFEU CHICO VIOLA” (Tv Record), “ TRÓFEU IMPRENSA, do “Programa Silvio Santos (SBT) e diversos outros prêmios, demonstrando a sua dedicação a música brasileira. Até hoje, ainda é reconhecido como o “REI DO BOLERO”, e por onde passa, leva muita emoção com suas canções.
Sempre participou de muitos programas, havendo registro de suas apresentações para o “PROGRAMA DO CHACRINHA”, “PROGRAMA DO BOLINHA”, “CLUBE DOS ARTISTAS”, ALMOÇO COM AS ESTRELAS, “PROGRMA BARROS DE ALENCAR” e outros.
Recentemente foi visto na TV, participando dos programas “REI E MAJESTADE” (SBT), “PROGRAMA DO RATINHO (SBT), e “SÁBADO LEGAL” (Rede Tv).
“DISCOS”

O seu 1° disco foi um 78rpm, para a CBS, tendo no lado A, o seu maior sucesso, cujo título é “SABE DEUS”, tendo no lado B, “CANÇÃO DE ENCONTRAR O AMOR”.
Sendo que foi após este lançamento, que o transformou em um ídolo da canção.
CARLOS ALBERTO é apontado como o cantor mais gravou boleros em todo o Brasil.
Gravou mais de 50 discos (lps), sendo que o 1° vinil, aconteceu em 1963, logo após o lançamento do 78 rpm, sendo que este disco levava o título de “O GRANDE INTERPRETE”, tendo o registro da CBS     de n° 37299.
Os seus grandes sucessos foram sem dúvida alguma: “SABE DEUS”, “ILUMINA-ME SENHOR”, “RAIVA DE TI”, “AQUECE-ME ESTA NOITE”, “LADO A LADO”, “RASGUEI O TEU RETRATO” e outras.
“CARLOS ALBERTO-HOJE”
Reside na cidade de Petrópolis (RJ), ainda faz shows por todo o Brasil, como por exemplo , os que aconteceram recentemente em Recife e em São José dos Campos (SP), onde se reuniram para mais de 15.000 espectadores. Também, semanalmente se apresenta no “Clube Cristal”, todas as sextas-feiras, na cidade de Nova Iguaçu (RJ).
“AS 20 MELHORES E MAIS BONITAS”
1)”SABE DEUS”
2)”MINHA VIDA SEM VOCÊ”
3)”DE JOELHOS”
4)”LADO A LADO”
5)”RASGUEI O TEU RETRATO”
6)”DISTANTE DE TI”
7)”ESCUTA BEM”
8)”DE QUEM ESTÁS ENAMORADA”
9)”MINHA CARTA DE AMOR”
10)”QUANTOS DEGRAÚS”
11)”ANSIEDADE”
12)”LOUCO FUI EU”
13)”CRUZ”
14)”FOLHAS NEGRAS”
15)” EU AINDA TE AMO”
16)”ATRASA ESTE RELÓGIO”
17)”INFIDELIDADE”
18)”TANGO”
19)”NOSSO JURAMENTO”
20)”A ÚLTIMA LOUCURA”

“EPÍLOGO”

De raro em raro, aparece no cenário artístico musical, um cantor de qualidade superior, e que pode revelar um estado interior sublime,com um bom gosto, muito bem apurado e que pode transmitir as suas mensagens de maneira clara e convincente, e ao mesmo tempo, empolgar a todos que tem a felicidade de ouvir a sua arte privilegiada.
E com certeza, CARLOS ALBERTO, é um desses poucos artistas predestinados, juntando a um apuro técnico perfeito de uma grande voz, aliando a um repertório musical dos mais representativos que agrada a todos, em especial ao grande “povão” brasileiro.
FIM

Francisco José Géa
“AGRADECIMENTOS”
Agradeço a colaboração do jovem “Cláudio Roberto Géa” e a sra. Floricena Maria”, pela a informação de diversos dados sobre “CARLOS ALBERTO”, sendo que a participação de ambos, foi de grande valia, para o término e a confecção deste trabalho jornalístico. Muito Obrigado (FJG).
“DEDICATÓRIA”
Este trabalho é inteiramente dedicado á memória do grande e inesquecível amigo e professor, Sr VICENTE DE OLIVEIRA, também conhecido pelo apelido de “RUSSO”, em virtude da sua grande admiração pelo cantor “Carlos Alberto”, e também por ter sido ele, a primeira pessoa que me incentivou a conhecer e a admirar as maravilhosas canções do grande interprete’ (FJG)