Destaque »

Ganso empata com Patrocinense e garante vaga na semifinal da Segundona

14 de outubro de 2018 – 0:07 |

Terminou agora a pouco, ( sábado,dia 13 de outubro de 2018), a partida entre Patrocinense e Araxá Esporte, no estádio Júlio Aguiar, na cidade de Patrocínio, pela última rodada da fase de classificação do Campeonato …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home »

CULTURA POPULAR PARTE 02

O MUNDO MISTERIOSO DAS BENZEDEIRAS

Parte 02

Por Francisco José Géa

ALGUMAS REZAS DAS BENZEDEIRAS

PARA BENZER A CASA

A benzedeira ou obenzedor reza da seguinte maneira: Santo Antônio de Nazaré, eu benzo minha casa com arruda e guiné, e preoteja a minha morada ( com mistura de água com sal, grãos e arruda, ela espalha por todos os cômodos da casa).

PARA NÃO FALTAR DINHEIRO

Junta-se  três punhados de açucar, com três punhados de pó de café, com casca, mais cascas de alho. Misture tudo em uma vasilha com brasas e defume a casa, passando por todos os cômodos da residência.

PARA CORTAR COBREIRO OU OUTRAS OU OUTRAS FERIDAS DA PELE

( Rezando): A benzedeira diz:

“ Indo Jesus comJosé em uma longa viagem, José lhe pergunta:

O que é isto senhor? Fogo?

Com o que se apaga isto?

É com água fria, três pitadas de sal.

Em nome da Virgem Maria. Amém.

 

PARA BENZER ALGUÉM QUE ESTÁ COM ERISIPELA

(Rezando): A benzedeira diz:

‘Fui prá Roma e levei erisipela, cheguei em Roma, larguei erisipela, voltei de Roma, sem Erisipela.Em  nome de Deus e do Espírito Santo.Amém.

PARA AFASTAR  ENERGIA RUIM OU MAU OLHADO

(Rezando); A benzedeiraa diz:

‘O demônio não atenta ninguém durante o dia, nem de noite e enm na hora domeio dia, nem na hora de trabalhar, nem na hora de se alimentar e nem na hora de se dormir. Amém. Anjo Gabriel?  Anjo Rafael , leva este mal desta pessoa, pelas ondas do mar sagrado.Amém.

TRADICIONAL ORAÇÃO PARA BENZER DE QUALQUER MAL

(Rezando a benzedeira vai  fazendo com as mãos uma cruz na testa da pessoa e vai dizendo assim:

‘Leva o que trouxestes, Deus me benze com sua santíssima cruz para logo em seguida faz uma cruz, com as maos, da pessoa que  está sendo benzida e diz: ‘ deus me livre do mau-olhado e de todo o mau que me fizestes. Para depois fazer, com as mãos, uma cruz sobre o peito da pessoa e diz: ‘Tu és ferro, eu sou aço’, para em seguida  fazer com as mãos uma cruz no ar e diz: ‘ Tu és o demônio e eu te embaço,’ e terminando, com as mãos faz uma cruz no ar e diz: ‘Vai embora coisa ruim’. Em seguida reza-se o Credo, repetindo a benzeção por três vezes.

 

OS BENZEDORES DA NOSSA REGIÃO

 

Aquim em nossa região, comenta-se  que há muitos anos, da fama da eficácia de muitos benzedores e benzedeiras,principalmente das cidades de Perdizes, Uberaba e Uberlândia, e einclusive Araxá, existiu  e existe muita gente boa e bastante competente com as suas benzeduras e com os poderes das suas curas. Há relatos e depoimentos de alguns benzedores da cidade de Uberaba, residentes no biarro Leblon, daquela cidade, relatos impresssionantes dos trabalhos realizados por uma senhora que atendia pelo nome de ‘ Vó Velha’, que com suas rezas curava até picadas de cobra cascavel. Também há relatos, dos trabalhos de uma outra senhora, também da cidade de Uberabaa, conhecida como ‘Tia Geralda’, que com força e a fé de suas rezas, possuia a capacidade de  localizar e encontrar objetos desaparecidos ou roubados, sendo que ela também possuia o dom de localizar o paradeiro de pessoas  desaparecidas. Em sua época, Tia Geralda,  foi um verdadeiro fenômeno durante muito tempo.  Também há registros dos fenômenais trabalhos do ‘Seu Luiz’, este da cidade de Uberlândia, cujaa maior especialidade era a de descobrir onde estavam localizados os veículos que eram roubados.Daqui de Araxá, há o registro das maravilhas das curas efetuadas pelos antigos benzedores, que foram os senhores: Aniceto e Raimundo, cujas especialidades eram a de  curar as mazelas do corpo humano, como a de curar as dores, enxaquecas, erisipelas,  alcoolismo e etc. Contam os mais antigos, que eles era infalíveis nestes seus  grandiosos  trabalhos.

 

RESUMO FINAL

Hoje, nos dias atuais, aqui mesmo na cidade de Araxá, encontram-se algumas benzedeiras das mais competentes e honestas, que conheço, entretanto a maioria de todos os  benzedores tentam  dominar o incompreensível, sendo que somente Deus é que lhes dá força  para que eles efetuem  os seus  trabalhos e as suas curas.  Pessoalmente, eu  creio, muito, na eficiência  das benzeduras, pois ao longo das minha vida, tive diversos problemas, que somente foram resolvidos pela ação de benzedeiras e de benzedores.Fica o registro.